Um espaço aberto para o leitor

sábado, 7 de março de 2015

Coluna Gente Fronteiriça - Mulheres Guerreiras

Por Magnum Patrón Sória

Já me lembro certa feita do ocorrido, na volta das barrancas de água doce do rio Jaguarão! Entrando de passo lento e firme, os valentes soldados uruguaios embretam na terra brasileira, na terra do Pedro II. Quem estava lá para defendê-la? Quem cuidaria de tamanho infortúnio? Os homens seus lutavam lá pelas bandas do Paraguai. Até seu pároco não estava presente para consolar e defender deste empreendimento bélico.

Elas! Sim, elas - as heróicas mulheres prendadas e guerreiras de sangue cozido na mistura charrua-lusitana-castelhana! Com poucos homens: dizem que havia somente alguns velhos e uns poucos jovencitos, seguem elas impondo a lei natural de preservação e contando com a escolta do General Marques de Souza. - Hasta luego!!! Gritam as heróicas guapas, munidas de seus óleos quentes, pelegos e armas caseiras das mais exóticas. Jamais se viu um quartel tão audacioso! Felizes, retornam para suas casas, trazendo na alma e nas mãos, não só a terra conquistada e defendida, mas a soberania do Império Del Rei, o poder da conquista, a imposição de uma nação. Nesta terra de nação alguma, vinte e sete de janeiro declarará esta conquista – a conquista das heróicas. Assim são as mulheres desta terra: guerreiras, heróicas, fortes, valentes, audaciosas. Filhas talvez de Ana Terra, ou simplesmente “Anas que a dor não quebra nem consome, Anas da terra-mãe e nada mais”, já dizia o poeta campeiro. 

Hoje estas guerras são estórias, pois o combate da vida, da garantia do amor contínuo e da esperança dos filhos crescerem felizes é o foco destas jaguarenses. Em suas preces, prantos e atitudes, deixam um legado universal para todos que precisarem de uma referência de como a vida pode transcender diante das situações limiares, uma vez que a bravura e a maternidade, aqui nesta terra de mulheres fortes, caminha de mãos dadas. 

Edição de 04/03/2015  Ano IV nº 202  
 


Espaço do Saci - Novo centroavante pode estrear contra o Juventude

 Por Marcos Sagrera
A semana decisiva começou bem para o colorado. Na quinta-feira fez o dever de casa e venceu os chilenos pela libertadores. Apesar de não ter feito uma partida dos sonhos, o colorado entrou com muita disposição e se impôs na sua casa, controlou o jogo e soube superar a pressão do adversário nos momentos complicados do jogo. 
 
O técnico Diego Aguirre surpreendeu na escalação inicial e iniciou o jogo com Jorge Henrique no meio de campo ao lado de Dalessandro. O ataque formado por Vitinho e Sasha não se encontrou e ainda parece desentrosado. Vitinho não fez uma boa partida, precisa ser melhor orientado, tem técnica, habilidade, chuta bem e tem velocidade, mas isso tudo tem que ser usado lá na frente, no ataque, quando estiver mano a mano com o zagueiro adversário e não no meio de campo como vem fazendo. Daí perde a bola e dá o contra-ataque para o adversário pegando o sistema defensivo que ainda não está entrosado, fora de posição.

D'ale como sempre, foi decisivo no jogo, Nilton também foi muito bem, fez vários desarmes e ainda chegou na frente, parece estar voltando a velha forma. Aránguiz, como de costume, deu ritmo e velocidade à equipe, além de contribuir muito na marcação do meio campo. Jorge Henrique foi outro que contribuiu muito pelo lado esquerdo, voltando para marcar e fechando os espaços e pra selar a boa atuação, quando teve a chance, não desperdiçou, recebeu excelente passe de Alex e guardou o seu. Outro de grande atuação foi o garoto Sasha. Briga o jogo inteiro, tem uma raça fora do comum, muita personalidade e é oportunista, evoluiu muito, liquidou o jogo em um passe de craque do chileno, que aliás, também iniciou a jogado do segundo gol.

No domingo, utilizando alguns reservas e a outra maioria do terceiro time, empatou contra seu ex-rival que veio com seu time principal e com três volantes com medo de tomar uma goleada. O jogo serviu para dar ritmo a esses jogadores e apresentou boas novidades, como o garoto Alisson Farias que entrou no jogo e infernizou a defesa gremista. Luque foi outro que entrou muito bem no jogo. Rodrigo Dourado e Nico Freitas também foram muito bem no jogo. Juan mostrou a categoria de sempre. A grande decepção foi Cláudio Winck, péssimo no ataque e pior ainda na defesa. Pelo outro lado, o lateral Geferson foi muito bem na defesa e não deixou espaços pelo lado esquerdo, no ataque não teve participação efetiva.

Nosso novo centroavante já está no BID e pode estrear no domingo contra o Juventude. Lisandro Lopes já treina com o grupo e pelos comentários dos setoristas do clube, parece estar muito motivado para mostrar seu futebol. Além disso aceitou um contrato de quatro meses, o que demonstra que tem confiança no seu futebol. Se aprovar terá seu vínculo estendido por mais dois anos. Rafael Moura está prestes a voar.

Edição de 04/03/2015  Ano IV nº 202  




Entidades realizam Semana Binacional das Mulheres


Diversas entidades reuniram-se esta semana para lançar a Semana Binacional das Mulheres que acontece de 08 à 13 de março. Dentro da programação está a 4° Marcha das Mulheres de Jaguarão. Durante a semana serão debatidos diversos temas de interesse do mundo feminino, como o direito ao parto humanizado, sarau poético sobre poesias femininas e feministas, mostra de filmes e debate sobre políticas públicas para as mulheres. A organização e realização é da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Desporto e Cultura e Turismo; Coletivo Feminista Margaridas; Yle Axé Mãe Nice de Xangô; Instituto Nacional de las Mujeres - MIDES - Ministério de Desarrolo Social do Uruguay; Casa da Cultura de Rio Branco e Sindicato das Domésticas do Uruguay.

Confira a programação completa e participe:

08/03 – Domingo

10h30 – Encontro de Mulheres e distribuição de material de combate à violência de gênero na “Feira Vecinal”. Rio Branco - Uruguay. Em frente a “Plaza de Desportes”. Calle Gundín, entre 10 de junio e Ipar de Zamora. 
 
17h – 4ª Marcha das Mulheres – Concentração em frente ao Cine Regente e deslocamento até a Praça Alcides Marques, onde haverá Feira de Economia Popular e Solidária, roda de conversa, performances artísticas e material informativo sobre o enfrentamento à violência.

09/03 – Segunda-feira

19h – “Parto humanizado é um direito nosso” – atividade de formação sobre os benefícios do parto natural e os direitos das gestantes. Exibição de “O Renascimento do Parto – O Filme”.
Local: Biblioteca Pública

10/03 – Terça-feira

18h – Participação na sessão plenária da Câmara de Vereadores e leitura da carta da 4ª Marcha das Mulheres.

11/03 – Quarta-feira

19h – Sarau poético-literário com a temática “Poesias femininas e feministas”.
Local: Biblioteca Pública.

12/03 – Quinta-feira

19h30 –Lançamento da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, com a exibição do filme “Que bom te ver viva”, de Lúcia Murat.
Local: Cineclube – Câmara de Vereadores de Jaguarão.

13/03 – Sexta-feira

14 às 18h – Políticas públicas para as mulheres - Atividades e Serviços das Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação na Praça Alcides Marques.
19h – Atividade de formação sobre o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres, com organização do Coletivo Feministas Margaridas, Sindicato de Domésticas e Comisión de Lucha Contra la Violencia Doméstica de Cerro Largo (Uruguay). Local: Clube Social 24 de Agosto.

Edição de 04/03/2015  Ano IV nº 202



Espaço do Mosqueteiro - No Grenal o destaque foi a torcida mista

Por Santiago Passos

Foi um bom clássico GRE-nal que tivemos neste domingo. Apesar de o time colorado atuar com um time misto, mas ainda assim com jogadores de muita qualidade técnica como o Andersono (como fala o meu amigo Mauro), o Grêmio conseguiu dominar o meio campo e se impor no estádio do time adversário. Felipão acertou em utilizar o esquema com três volantes que marcavam a saída de bola do internacional forçando o erro dos defensores colorados. E aí está que está nosso maior reforço, Luis Felipe Scolari, apesar de muitos torcedores reclamarem do técnico e falar que ele está ultrapassado não há profissional melhor pra conduzir o Grêmio neste momento de austeridade financeira, pois ele não tem medo de utilizar os garotos da base, colocando-os em jogos decisivos e confiando no potencial destes jogadores. Pois dos atletas tricolores que mais se destacaram na partida de maneira positiva, foi o Lincoln, que mesmo com 16 anos mostrou muita personalidade e se criou em cima da defesa cascuda do time colorado, e Yuri Mamute, surpresa na escalação e que mostrou bom futebol, devendo ganhar mais chances no time titular.

Embora o empate não tenha sido injusto, o torcedor gremista sentiu que o time poderia ter ganhado o clássico, pois como havia falado na semana passada, superação e garra não faltaram ao plantel tricolor. O Matias Rodriguez foi um cão de guarda feroz na lateral direita, dando carrinhos precisos e fechando a porta para os atacantes adversários, posso afirmar que foi a melhor partida do número 2 gremista desde que desembarcou em Porto Alegre, merecendo ganhar a titularidade. Todos os jogadores jogaram com disciplina e conseguiram manter a posição tática, com todos defendendo e saindo em velocidade para o contra-ataque. Se houve algum vencedor no jogo, este foi o Grêmio, que apesar de desacreditado pela imprensa e pelos torcedores, mostrou que está no caminho certo e com a chegada de reforços pontuais pode se tornar um bom time e não dar tanto desespero ao torcedor nesta temporada.

O destaque positivo do GRE-nal foi a torcida mista, com torcedores do Grêmio e do Inter dividindo o mesmo espaço em uma zona do estádio. Iniciativa que deve inspirar mais times brasileiros, porém tem que também banir os torcedores que só vão para o estádio para causar confusão e não para torcer pelo seu time, hoje em dia com a tecnologia que os estádios possuem estes torcedores problemas só não são punidos por que deve haver muita má vontade da direção ou algum interesse escuso em manter estes marginais dentro dos estádios, pois são sempre os mesmos que causam problemas.


Na manhã de terça-feira, foi apresentado o primeiro dos três novos reforços prometidos pelo presidente Romildo Bolzan, é o centroavante uruguaio Braian Rodriguez de 1,93m e bom finalizador, que estava atuando no futebol espanhol e foi um dos goleadores da edição de 2013 da Libertadores da América quando jogava pelo Huachipato do Chile. Com o pouco dinheiro disponível em caixa no time do Grêmio se pode  considerar que foi uma boa contratação e agora é dar tempo e esperar que o uruguaio se adapte e consiga repetir a boa temporada que fez jogando pelo time  chileno.

Edição de 04/03/2015 Ano IV n 202



Neste Sábado tem Grupo Querência na LP Eventos


Nos Intervalos: DJ Jerri, DJ Chiquinho com os melhores hits do Momento!

Antecipados: Tabacaria Prietsch, Tabacaria Rodrigues, Fotos Jonas, Comercial Cid Morales e com Derli

Edição de 04 de março de 2015 Ano IV n 202