Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Espaço do Mosqueteiro: Grupo gremista em sintonia

Por Santiago Passos 

Sou o Santiago Passos, gremista há 29 anos com orgulho, e irei substituir meu amigo Mauro Croucillo  dando sequencia a este espaço dedicado ao Imortal Tricolor, pois, talvez por azares do destino,  desde que ele começou a escrever nesta coluna, o Grêmio não ganhou mais nada. Depois da desistência dele, apesar do belo trabalho que realizou, combatendo sem tréguas o nobre representante do Saci , sem golpes baixos, não tenho  dúvidas de que o Grêmio irá ganhar tudo este ano.

O time subiu a Serra até Gramado nesta segunda-feira, onde irá realizar a sua pré-temporada sem grandes novidades no elenco. Com apenas três contratações, o meio-campo Douglas, o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira e o lateral-direito Rafael Galhardo, o nosso técnico, Luis Felipe Scollari, terá que trabalhar muito para conseguir formar um time competitivo para esta temporada, pois jogadores considerados importantes na temporada anterior foram negociados pela direção gremista para poder reduzir os custos e se enquadrar na nova realidade do futebol brasileiro, tentando repetir a fórmula campeã dos anos 90.

O atual elenco do Grêmio irá contar com muitas caras novas, a maioria de jogadores oriundos das categorias de base do próprio time que irão ganhar oportunidades entre os profissionais. O maior reforço do time nesta temporada, curiosamente, já pertencia ao Grêmio. É o atacante Marcelo Moreno, campeão brasileiro pelo Cruzeiro e um dos goleadores do Brasileirão do ano passado. E outra aposta da direção técnica é o velho conhecido da torcida gremista, o meio campista Douglas. Com muitos altos e baixos na anterior passagem pelo tricolor, torçamos para que mantenha regularidade e dê consistência ao time, principalmente no setor no qual tivemos carência ultimamente, a armação de jogadas. 
O grupo gremista está em sintonia, pois nas entrevistas dos dirigentes, comissão técnica e jogadores, todos concordam que é fundamental ganhar o Campeonato Gaúcho neste ano, começando por arrumar a casa, afinar o time, para depois pensar em ganhar os títulos da Copa do Brasil e do campeonato Brasileiro.

Enquanto isso, na Copa São Paulo de Futebol Jr., a gurizada do time do Grêmio se classificou para a segunda fase do torneio após vencer o time do América-SP, de goleada por três a zero, jogando bem e conquistando a vaga por mérito. Quem sabe o próximo reforço para o Felipão não venha deste time?

Publicado na Edição de 14/01/2015

Espaço do Saci: Diego Aguirre Inova

Por Marcos Sagrera

Teve início no sábado passado o começo da pré-temporada do internacional na serra. O colorado subiu até Bento Gonçalves onde passará dez dias em fase de treinamento físico, técnico e tático para depois voltar ao CT do Parque Gigante para finalizar os trabalhos. Será um ano de várias competições e esse período é determinante para o desempenho da equipe durante o ano.

Os jogadores não gostam muito desse início de trabalhos, pois geralmente a comissão técnica puxa o couro dos atletas na parte física e a parte técnica e tática é deixada de lado. Mas o treinador uruguaio Diego Aguirre mostrou um método de trabalhar não muito adotado no Brasil. Surpreendeu a todos iniciando logo de cara os treinamentos com bola juntamente com a preparação física e a parte tática. Tudo isso ao mesmo tempo, uma metodologia muito utilizada em equipes europeias, mostrando juntamente com a sua comissão técnica, que são profissionais atualizados e dispostos a implantar um trabalho diferenciado.

Logo de cara, ganhou a aprovação da boleirada que já teve contato com a bola no primeiro dia de treinamento. Mostrou conhecimento na parte tática obrigando os jogadores a se posicionarem corretamente e indicando que sua equipe será de marcação forte e de velocidade, sem aquela mesmice burocrática de passes para o lado do ano passado. Diego Aguirre quer troca de passes rápidos com objetividade, em direção ao gol. A amostragem dos primeiros dias foi altamente positiva e o torcedor está começando a se agradar do estilo do novo comandante, tomara que os jogadores abracem as ideias do treinador e sigam a risca suas orientações.


Com relação a contratações, nesta semana devem ser anunciados três novos nomes. O meia De Arrascaeta da seleção uruguaia, o zagueiro Réver e o atacante Vitinho. Este último, a meus ver, totalmente desnecessário. O volante Alisson do Santos também está sendo especulado. Creio que ainda necessitamos de outro zagueiro de qualidade e de um centroavante goleador. Os dois nomes que foram anunciados até agora foram os do volante Nilton e do lateral Léo, ambos foram eleitos os melhores de suas posições em 2013 no Brasil. Em matéria de contratações, começou bem a gestão do presidente Vitório Píffero. Aguardemos os próximos capítulos.

Publicado na Edição de 14/01/2015