Um espaço aberto para o leitor

sábado, 30 de maio de 2015

A EDUCAÇÃO É POLÍTICA

por Jônatas Marques Caratti*

O projeto de lei 867/2015 do deputado Izalci Ferreira tem dado o que falar. Seu projeto pretende incluir à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o “Programa Escola Sem Partido”. O objetivo é proibir a doutrinação ideológica nas salas de aula. De forma mais incisiva um grupo auto-intitulado “Dogma” tem defendido abertamente a volta do ensino tradicional às escolas. Isso é preocupante. Principalmente, porque vai contra todo um esforço realizado nas últimas décadas para tentar superar a educação alienante (que em parte, ainda permanece), e buscar um ensino mais aberto a construção do conhecimento.

Mas os defensores dessa causa esquecem uma coisa. A educação é política. Não há neutralidade. A escola e o modelo de educação atual são parte de um projeto político ideológico. Vejamos. O professor de História durante muito tempo transmitiu nomes, datas e acontecimentos aos alunos. Por quê? Porque fazia parte de uma ideologia positivista em que apenas alguns faziam parte da história. Só algumas datas e fatos eram importantes. A classe mais pobre ocupava um lugar secundário, marginal. Eles foram excluídos da história. Talvez a falta de participação política em nosso país pode ter sido herdada dessa ideologia que nos faz passar, de forma omissa, as decisões para o Estado.

Sobre educação e política, o francês Bernard Charlot afirma que “a educação transmite modelos sociais, forma a personalidade e difunde idéias políticas.” Assim, a escola colabora ou para manter o status quo da sociedade, ou para transformá-la. Professores que ensinam e alunos que aprendem? Ou queremos educadores e educandos construindo conhecimento juntos, significando o saber para além das paredes da sala de aula? Os educadores precisam de liberdade para lecionar. Ao mesmo tempo, fica a estes a responsabilidade de dar autonomia de pensamento aos educandos. A PL da Escola sem Partido nos permite um profundo debate a respeito do modelo de escola que queremos.  Sem esquecer, jamais, que isso implica no tipo de sociedade que almejamos.

*Professor Assistente do curso de História da Unipampa. 

Edição de 27/05/2015 Ano VI nº 214




Semana da Saúde nas comunidades rurais e pescadores


A Semana da Saúde nas comunidades rurais é um trabalho conjunto das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação e o Escritório municipal da EMATER de Jaguarão que acontece desde o ano de 1991. Na ocasião, normalmente nos meses de abril ou maio, é realizada uma semana de palestras e ações de saúde em comunidades e escolas rurais, lembrando o dia mundial da saúde –07 de abril. Os temas abordados são acordados entre os organizadores, conforme a demanda das comunidades e de acordo com campanhas de saúde que estejam acontecendo no momento.

Assim, nestes vinte e quatro anos já foram tratadas nestas programações assuntos como higiene e saúde, primeiros socorros, direitos garantidos na constituição sobre saúde e prevenção de doenças, prevenção da cárie dentária, cuidados com a água, hidatidose, doenças transmissíveis em idade escolar, doença da Chagas, apresentação de vídeos sobre saúde oral, meio ambiente, lixo e reciclagem, participação no Conselho Municipal de Saúde, hipertensão, diabetes, qualidade de vida, alimentação equilibrada e exercícios físicos, prevenção da dengue, hepatite e febre amarela, prevenção do câncer de mama e próstata. 

Nestas oportunidades também são realizadas vacinas em crianças, adultos e a vacina da gripe para os idosos, verificação de pressão arterial e teste de glicose, aproximando mais o serviço de saúde das comunidades rurais. Neste ano a Semana da Saúde ocorreu junto aos pescadores do município e nas comunidades e escolas rurais, dos dias 11 a 19 de maio.  

Edição de 27/05/2015 Ano VI nº 214





DC Navegantes Jaguarão vence a ACAF por 6×2 e segue líder do Estadual de Futsal (Série Prata)


No sábado (23) o Ginásio Integração foi palco de mais uma partida do Campeonato Estadual de Futsal-Série Prata e para a alegria da torcida jaguarense a equipe do DC garantiu mais uma vitória, sendo desta vez por 6X2,  sobre a Associação Cruz Alta de Futsal – ACAF.

O primeiro tempo da partida encerrou com o placar de 3X0 para o DC, com gols marcados por Déco (4’), Serginho (9’) e Rafael Almeida (10’). Mantendo o bom desempenho apresentado desde o início do jogo, o DC marcou mais três gols no segundo tempo, sendo dois do jogador Maurício ( 1’ e 11’) e mais um de Rafael Almeida (12’). Os dois gols da ACAF foram marcados no segundo tempo por Willian (13’) e Douglas Frumi (18’).

Com mais esta vitória o DC Navegantes Jaguarão divide a liderança da Série Prata com o Arsenal Esporte Clube (Não Me Toque) ambos com 13 pontos, porém o DC está na frente pelo saldo de gols de 13 contra 7.

Próximo Jogo: Neste sábado, 30 de maio, o DC Navegantes Jaguarão viaja para a cidade de Não Me Toque, onde enfrentará o Arsenal Esporte Clube, a partir das 20h, no Ginásio Poliesportivo Breno Kirinus “Nenão”.

DC 6 X 2 ACAF

DC: Júnior; Déco, Maurício, Tiaguinho e Rafael Almeida depois entraram Alemão, Elisson, Feijão, Bruno Grigoletti, Dilli, Matheus Borges e Serginho. Técnico: Ricardo Cunha “Chupeta”.
ACAF: Daltro; Alexandre, Douglas Frumi, Fernando e Bruno depois entraram Matheus, William, Matheus Real, Carlos Eduardo, Robério e Édson. Técnico: Rafael Cunha.

Edição de 27/05/2015 Ano VI nº 214




Espaço do Mosqueteiro - Roger tem tudo para dar certo!

Por Santiago Passos

No primeiro jogo após o técnico Felipão colocar o cargo à disposição o time do Grêmio conseguiu sua primeira vitória no campeonato brasileiro. Notamos um time mais empenhado taticamente. Com os jogadores cumprindo suas funções táticas, mostrando que o Felipão havia perdido o controle do vestiário, uma de suas características fortes. É um final triste para um grande ídolo gremista.

A direção tricolor ainda não encontrou seu novo técnico, estão procurando no mercado nomes de profissionais já empregados e que não fazem grandes campanhas em seus times. É um sinal de que apostavam todas as fichas no trabalho feito pelo Scolari e não enxergavam que o antigo técnico havia perdido a mão com o time. Está na hora dessa direção acordar, se não conseguiram achar um técnico, pelo menos fazer de conta que decidiram isso, para passar confiança ao torcedor e ao grupo de jogadores.

Na partida deste sábado contra o Figueirense, que teve o comando do técnico interino James de Freitas, o time do Grêmio foi a campo com três meias atacantes e somente o menino Pedro Rocha sozinho no ataque. Tivemos a pose de bola mas sem poder de penetração na área adversária, ficamos somente ciscando no ataque, tocando a bola na frente da área, com o Giuliano perdendo gols, o rapaz não tem o cacoete. No segundo tempo o interino resolveu colocar o Braian no ataque, um centroavante de área, mas ficou sozinho, sem aproximação dos outros jogadores e, sem jogadas laterais, o Braian é tão eficiente quanto um cone da EPTC. Quando Yuri Mamuteli entrou no lugar do Douglas, aí sim o time do Grêmio começou a ser mais efetivo. Esse deve ser o esquema do tricolor, sem invenções, 4-4-2 basicão, com Yuri e mais um no ataque. Com uma jogada lateral iniciada por lindo lance do Mamuteli e cruzamento do Marcelo Oliveira, Braian Rodriguez desencantou com uma cabeceada meio de susto por entre os zagueiros adversários. O importante é a bola na rede e os três pontos no bolso. Com esses pontinhos o Grêmio ficou no meio da tabela.

Esse inicio de campeonato está mostrando que não tem time que se destaca muito, o nível de qualidade dos times está nivelado por baixo. Então se o time do Grêmio se organizar melhor podemos acabar em uma posição favorável. Não digo campeão por que isso seria otimismo demais, mas quem sabe beliscar uma vaga na libertadores do ano que vem. Temos que ser realistas meus companheiros tricolores.

No momento em que finalizo a coluna, é confirmado o nome do Roger Machado, ex jogador do Grêmio como o novo treinador. Além de ser identificado com o clube e conhecer bem os jogadores, é uma contratação sem grandes custos salariais como outros figurões . Com  este dinheiro que sobra  quem sabe  contratamos um lateral direito de qualidade, pois o Galhardo é difícil, as vezes que se aventurou no ataque até que foi bem, mas falta vontade ao garoto, no único pique que deu no jogo para puxar um contra ataque teve que sair por que sentiu a posterior da coxa, lateral que não tem físico para fazer o vai e vem da lateral de campo não serve.


Apesar do difícil Goiás no Serra Dourada, domingo temos que garantir mais uma vitória,     pois os pontos que perdermos agora irão fazer muita falta no final do campeonato. Sorte Roger! A torcida confia em ti!

Edição de 27/05/2015 Ano VI nº 214



Bonzão Turismo faz excursão à Fenadoce