Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Defesa Civil de Jaguarão alerta com chuvas intensas

Vice-Prefeito Lisandro Lenz conversou com moradores da Vila dos Pescadores
Foto: Fernanda Cassel
As fortes chuvas dos últimos dias deixaram a Defesa Civil do município alerta. Conforme o coordenador, Luiz Cláudio Xavier nas últimas 24 horas foram registrados mais de 110 milímetros de chuva, o que ocasionou alagamentos em diversos pontos da cidade. “Não temos registro de nenhuma família desalojada ou desabrigada, mas visitamos muitas casas em que entrou grande quantidade de água”, destaca Xavier que durante a noite e madrugada monitorou a situação bem de perto.
Ainda segundo as informações do coordenador da Defesa Civil os locais mais atingidos foram os bairros Germano, Indianópolis e Cerro da Pólvora. Ele conta que o rio Jaguarão ,até o momento, já subiu mais de 3 metros, com média de 10 centímetros por hora.
A Defesa Civil segue monitorando, já que ainda há previsão de mais chuva, porém em menor quantidade. “Seguimos atentos com o nível do rio, já que se ele subir mais terão alagamentos preocupantes no bairro Vencato e na Vila dos Pescadores”, alerta.
Hoje (24) pela manhã o vice-prefeito Lisandro Lenz esteve em alguns locais conversando com famílias que tiveram casas atingidas pela chuva. A equipe de Serviços Urbanos também está trabalhando em diversos pontos atingidos.
A Prefeitura de Jaguarão destaca que em casos de emergência deve ser feito contato com a Defesa Civil pelo telefone 53.84041783, com Luiz Cláudio.
Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Prefeituras gaúchas paralisam nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (25) a prefeitura de Jaguarão e prefeituras de diversas regiões do Estado irão paralisar. A decisão foi definida nas deliberações e assembleias da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e Associação dos Municípios da Zona Sul – Azonasul, visando chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas para pagar funcionalismo, honrar compromisso com credores e prestar serviços básicos, além de paralisação de muitas obras.
Conforme o prefeito Cláudio Martins o ato é uma forma de protesto em nome da crise que afeta as administrações municipais e coloca em risco os serviços públicos em várias áreas, especialmente a saúde. Ele ainda destaca que a pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário e a defesa de um novo pacto federativo também são pautas fortes da mobilização.  “Em relação aos recursos arrecadados com impostos apenas 18% retorna aos municípios, 57% fica com a União e 25% com os Estados. Enquanto temos essa divisão desigual, os municípios estão tendo que assumir cada vez mais responsabilidades. No Rio Grande do Sul, neste momento de grave crise financeira, os prefeitos acabam enfrentando um problema ainda maior, que vem dificultando a gestão e deixando os municípios em uma situação muito complicada”, observa.
Em Jaguarão, por exemplo, uma das áreas mais atingidas tem sido a saúde e o prefeito salienta que o atraso de repasses por parte do Estado tem comprometido ainda mais os cofres do município, já que para não deixar a população sem os serviços, a Prefeitura vem fazendo um esforço ainda maior, aplicando recursos extras que deveriam ser cumpridos pelo Governo do Estado.  “Vivemos uma situação jamais vista em relação aos recursos da saúde no Rio Grande do Sul, pois o Governo do Estado acumula uma dívida cada vez maior com as prefeituras, sendo que no caso de Jaguarão, o Estado deve mais de R$ 2 milhões entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa, valores acumulados entre o final de 2014 e todo o ano de 2015”, conta.
Sobre a saúde em Jaguarão o prefeito ainda relembra que a atual situação levou ao fechamento da metade dos leitos do hospital e ao acúmulo de uma dívida de mais de 700 mil reais com credores da Santa Casa, além do risco permanente de suspender atendimentos à população já que o Governo do Estado não sinaliza como pagamentos atrasados, levando o município a disponibilizar ainda mais recursos próprios à saúde.
 Como será a paralisação em Jaguarão?
A prefeitura e as secretarias terão apenas expediente interno, não abrindo as portas ao público. Os serviços essenciais, especialmente de saúde e educação, como escolas, postos de saúde, transporte de pacientes e alunos, hospital e Lar de Passagem funcionarão normalmente.   Reuniões sobre o tema também serão realizadas.
Como será a paralisação regional?
Prefeitos e representantes das cidades da região realizarão um ato público na BR 116 em frente ao trevo da Cidade de Lisboa, em Pelotas, com distribuição de materiais informativos e pronunciamentos.
Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão 

Grupo Mulheres de Fronteira participa de reunião com Alcalde de Rio Branco e Prefeito de Jaguarão



O Grupo Mulheres de Fronteira participou de reunião com o Alcalde de Rio Branco, Christian Morel e com o Prefeito de Jaguarão, Claudio Martins. O encontro aconteceu na Junta Administrativa da cidade vizinha na tarde de terça-feira (22). Na ocasião o Grupo Mulheres de Fronteira se apresentou formalmente para o Alcalde solicitando apoio logístico para as atividades desenvolvidas e também a garantia da participação de artesãs jaguarenses nas feiras de artesanato de Rio Branco.

O Prefeito Cláudio Martins, que já vem acompanhando o grupo e se colocando a disposição para garantir a efetivação de políticas públicas que visem a garantia dos direitos das mulheres, salientou a importância do comprometimento e do envolvimento das autoridades de Rio Branco. “Conquistamos para Jaguarão um centro de referência para atendimento às mulheres e queremos que esse centro funcione de forma binacional, para isso é fundamental o envolvimento da Alcaldia de Rio Branco neste processo”, salientou.


O Alcalde Christian Morel confirmou apoio ao Grupo Mulheres de Fronteira, garantindo apoio à todas as pautas.  

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231




Jaguarão. Ontem, Hoje - Viajando através dos bancos da Praça Comendador Azevedo

Por Cleomar Ferreira

Geralmente passam despercebidos, mas os bancos das praças, assim como os prédios e sua arquitetura, também ajudam a contar um pouco do nosso passado. É possível viajar pela história de uma Jaguarão em pleno desenvolvimento, quando aqui existiram empresas e pessoas que acreditavam e colaboravam para o progresso da nossa cidade. Empreendimentos que durante um tempo estiveram fortemente ligados a economia do município. Pessoas que colaboraram para o engrandecimento da cidade e perpetuaram seus nomes com o seu trabalho, dedicação e espírito empreendedor.


Podemos observar que na Praça Comendador Azevedo, quando de seu surgimento, várias firmas e particulares fizeram doações para esse logradouro.

Através das inscrições nos bancos, voltamos no tempo e lembramos algumas empresas que solidificaram sua marca na história:

-BARRACA PÉREZ, de Francisco Lopez Pérez (depósito de Madeiras e Mat. De Construção, Fundada em 1932,- este empreendimento passou de pai para filho, e o Sr. Luiz Carlos Pérez esteve à frente deste comércio que por muitos anos foi referência no ramo em nossa cidade ),
-TOMÁS DE MATTOS (21 de Março 1960)
-MILTON BRUM, ( 01/01/1961)
-J.B. GONÇALVES cia, ( Padaria Cerqueira –fundada em 1887 )
-FAZENDA DO GALPÃO, ( de Edalício de Farias Santos. Esta Fazenda pertence nos dias atuais à Sra. Norma Oliosi Farias Santos.)
ESTANCIA SÃO GABRIEL, de ( Odilo Marques Gonçalves )
ESTÂNCIA “RINCÃO DE SÃO JOÃO”, ( Carlos M. Gonçalves, - 1ºsubdistrito)
-GRANJA SÃO CARLOS, (de Gabriel F. Gonçalves, - 4ª zona-Telho)
ESTÂNCIA SANTA ANÁLIA, ( de Manoel José Rodrigues, - Olimar- ROU)
-ROBERTO C. GONÇALVES, ( Armada – 1960 )
-CASA YOLANDA,- ( calçados tecidos e confecções.- localizada na XV de novembro, 485.)
-POSTO DE SERVIÇO “ TEXACO”, (de Ataides M. Arismendi )
-CASA LORD, ( Comércio exclusivista da marca RENNER )
-MENDEZ DE MATTOS & CIA, (Exportadores e Importadores. –Produtos de Pecuária e Agrícola – matriz em Pelotas)
-AUTO POSTO UNIÃO.- (Revendedor ESSO, localizado na AV. 27 de Janeiro, esq. com a Rua Independência.
-FERREIRA, MORAIS CIA LTDA – ( Comércio de ferragens e mat. De construção, - localizada na XV de Novembro, 966. – Acredito que esta empresa se transformaria depois na firma Ferreira& Ferraz )

Observe que entre tantos monumentos que contam fatos de nossa história, os bancos, ao mesmo tempo que cumprem sua função, ajudam contar um pouco do passado.

Por isso, deixei outro dia em rede social, a idéia para a preservação dos bancos da Praça Alcides Marques. Dos antigos bancos, restam apenas cinco ou seis, que poderiam ser retirados, livrando-os assim do vandalismo e da própria ação do tempo, que os está destruindo. Poderiam assim serem restaurados e colocados em um outro local, onde estariam mais seguros e preservados. A história agradece.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231