Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nesta Sexta Chique, tem Champagnota na Fusion

E no sábado, La movida Del México com Choko & Banda


Fragmentos de um Abril despedaçado por vicentepimentero

No Chile Calbuco desperta e anuncia, do outro lado da esfera o inevitável, o irreversível, o desastre de Nepal. Não que uma coisa tenha a ver com a outra mas explosões e rachaduras na Terra são normais e simultaneamente o globo balança entre tufões de Xanxerê e deslizamentos em Salvador. Nada que se possa fazer, mesmo respeitando a natureza e aclimatando o efeito estufa, somos parte de uma biosfera com vida e morte, que pulsa e também sangra. As vítimas nossas impotentes condolências.

Galeano, agora Abujamra. Morrem também os intelectuais, o que resta entre os escombros da genialidade é a eterna sabedoria implicante que deixam estes ensaiadores da contracultura e do teatro da vida real.

No Sul, em meio ao caos da violência que começa a se comparar com o centro do país, o Governador brinca de transparência, se adona de termos alheios e pinta a cara do povo de palhaço. Mas no manual das eleições ausentaram-se suas propostas, mesmo assim, o povo gaúcho preferiu a prática fascista do anti petismo sem medir consequências. Sartori e Tiririca, mera coincidência.

Execuções na Indonésia e nos Estados Unidos, por tráfico e por racismo, consequentemente. O Mundo e suas contradições batem cabeça em leis antigas desamparadas, e o pior, copiadas de um país dominador. Entenda-se o retrocesso na lei anti maconha, anti aborto, e anti casamento homo afetivo.

Para finalizar, enquanto o mundo apresenta essas belezas, os brasileiros comemoram os 50 anos do câncer que assola o país na antessala da ditadura, e na ditadura que hoje se fantasia de democracia. Assim vamos de mal a pior, enquanto a cegueira continua desmatando a natureza e a identidade da alma a turma grita gol, o funk da periferia estoura seus foguetes, a prostituta se apaixona e o traficante se vicia, vale a pena rir de novo. A propósito, em Cuba tudo bem, Fidel vivinho da Silva, levando aos States vacinas contra o Câncer. O que ninguém vê.


Edição de 29/04/2015 Ano VI nº 210






Espaço do Mosqueteiro - Apatia castigada

Por Santiago Passos

Acabou o Campeonato Gaúcho, título merecido ao Internacional, ganhou o time com mais qualidade técnica e com jogadores decisivos. O time do Grêmio entrou em campo para assistir ao rival jogar, os jogadores apagados, dormindo em campo. As melhores oportunidades vieram do inter, que buscava o gol a todo momento. A equipe gremista mostrava resignação com o resultado de 0 x 0, esperava o jogo acabar para tentar ganhar a partida nos penais. E como o time que entra para empatar, perde, deu o óbvio. 

Com poucos minutos de jogo, o colorado abre o placar com Nilmar. Grohe já havia aplicado dois milagres em lances anteriores, quase aplicou o terceiro. O gol parecia ter acordado o time gremista. Só parecia. Após um momento de pressão, Felipe Bastos coloca a bola no ângulo da meta colorada, mas colocou tão bem, que a bola bateu no travessão e voltou para o seu pé e, com a bola dominada, de uma maneira incrível, o mesmo Felipe Bastos erra um passe de dois metros e entrega a pelota para o Nilmar puxar contra-ataque veloz, com o time do Grêmio só olhando, ele escora a bola para Valdívia empurrar para a rede. 2 x 0 aos vinte minutos do primeiro tempo. O torcedor gremista tentava acreditar, mas no fundo sabia que era difícil, com o meio de campo pouco inspirado e com um atacante que não consegue dominar a bola, fazer uma parede ou chutar a gol, que seja o empate, era muito pouco provável. Mas é o que o torcedor gremista faz, acredita, todo o ano acreditamos que será diferente, apoiamos, cantamos, empurramos o time, mas nos momentos decisivos, na hora que os jogadores tem que retribuir é a mesma coisa de sempre, apáticos em campo, sem sangue, sem técnica, pensando no churrasco que vão fazer após a partida. A única obviedade aqui é que Wallace e Mamute devem ser titulares nesse time enquanto não contratarem alguém de qualidade para o ataque. Felipe Bastos pode ser negociado ou devolvido para o Vasco, jogador que comete uma falha daquelas em Grenal não pode mais fardar. Lincoln tem que ter mais oportunidades, no lugar do Douglas especialmente. Éverton gelou novamente, não está preparado ainda.

Agora o que resta é focar na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, tentar qualificar o time, não fazer terra arrasada, aquela coisa toda que se fala quando se perde. Resta saber se o time do Grêmio irá fazer isso, torcer para que consiga fazer as contratações certas. Felipão continua lá, firme do lado, tirando leite de pedra, pois com o time que temos não merecíamos nem chegar na final do Gauchão, o Campeonato Brasileiro irá trazer fortes emoções aos nosso torcedores, vai ser um teste para muitos corações se não mudar algo. Mas iremos apoiar, acreditar, torcer... é o que nos resta.

Edição de 06/05/2015 Ano VI nº 211







Espaço do Saci - Pentacampeão sem muito esforço

Por Marcos Sagrera

Como já era esperado pela comunidade nacional e internacional de todo o planeta, neste domingo passado, o colorado sagrou-se penta campeão gaúcho passando por cima do seu antigo rival como uma patrola. Não foi preciso muito esforço. Em 20 minutos na tarde chuvosa e fria de Porto Alegre, o gigante vermelho definiu o jogo e deu um chocolate na equipe azul que disputava sua copa do mundo.

No segundo tempo, a equipe vermelha apenas se poupou para o duelo de quarta-feira pela libertadores. Fechou os espaços na defesa e nem se o jogo durasse mais três dias, o time pequeno do Humaitá teria empatado. Apesar de jogar quase todo campeonato fazendo experiências no time e sem dar muita importância ao certame, o colorado foi a melhor campanha da competição e mais uma vez saiu de campo consagrado como campeão, aliás, pentacampeão estadual. Agora são 44 títulos regionais, seu adversário mais próximo tem 36 conquistas. É uma paternidade absoluta que ninguém neste país ousa falar em rivalidade. Faz muito anos que o colorado procura desesperadamente um rival.

No primeiro tempo do jogo, o time do técnico Diego Aguirre parecia a Alemanha contra o Brasil na copa. A equipe azul não via a cor da bola e chegou ao cúmulo de mesmo precisando fazer dois gols, passou todo o primeiro tempo amorcegando o jogo para não tomar mais outra goleada em final de campeonato.

Valdivia, Sasha e Nilmar voavam pelos lados do campo sob o comando de Aranguiz e Dalessandro. Rodrigo Dourado desarmava e saía jogando de cabeça erguida. Willian apoiava tranquilo como se estivesse caminhando na ponte Mauá à tardinha numa tarde de verão. O primeiro tempo todo foi assim e só não se transformou em uma goleada porque o goleiro azul evitou o fiasco, assim como já tinha acontecido no segundo tempo da primeira partida.

O colorado é o primeiro campeão do novo Beira-rio, assim como foi o último campeão do estádio olímpico, assim como já tinha sido o primeiro vencedor em clássicos na Arena e no Beira-rio.

Partindo para o que interessa agora, a equipe vai sem Nilmar e Geferson lesionados para BH pelo primeiro duelo das oitavas da libertadores. Temos grupo e podemos chegar lá e vencer o galo. Basta manter o espírito com que se vem jogando e enfrentar os mineiros de igual pra igual, não abdicando de atacar.

Por último, queria deixar meus parabéns ao técnico Luiz Felipe Scolari que conseguiu perder duas copas do mundo em menos de um ano. Parabéns e fica Felipão.


Edição de 06/05/2015 Ano VI nº 211






Social com Vânia Baucke - Posse no CTG Rincão da Fronteira







Edição de 29/04/2015 Ano VI nº 210