Um espaço aberto para o leitor

sábado, 4 de julho de 2015

Prefeito e Vice visitam ação do Programa Abrace no bairro Kennedy


O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz estiveram na quinta-feira (25) pela manhã em visita à Praça do bairro Kennedy, onde vem sendo desenvolvido o Programa Abrace. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos estará no local até o final da semana que vem. Até o momento já foram realizadas a colocação de refletores a fim de melhorar a iluminação da Praça, pintura do meio fio do entorno e a colocação dos brinquedos e bancos feitos com pneus. Também será realizado o levantamento do meio fio da calçada que dá acesso à rua lateral à escola, com a finalidade de transformá-la em um passeio público (calçadão).

A felicidade em ter uma Praça “nova” era visível no rosto dos meninos do bairro, alunos da Escola Castelo Branco. “Vai ficar massa. Agora vamos ter brinquedos novos para nos divertir”, conta João Carlos. “Queremos muito ajudar a pintar a quadra e os brinquedos”, disse entusiasmado Jimi Hendrix.

A Praça foi incluída no Programa Abrace no mês de maio, e desde então vem recebendo uma atenção redobrada. Também já foram realizadas a limpeza dos caminhos, a retirada de árvores comprometidas e o plantio de 25 novas mudas. Estão previstas ainda a requalificação da quadra de esportes, a construção de mesas de xadrez e dama e a pintura dos brinquedos.

Outras ações
Além da melhoria da Praça, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está trabalhando no patrolamento de todas as ruas do bairro, na recuperação do calçamento da Rua Barão Tavares Leite e até o final da semana que vem irá realizar o patrolamento e a drenagem do entorno das 50 casas populares que estão sendo construídas no local.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219








Integrantes do CAPS participarão de encontro em Montevidéu sobre Drogas e Integração Social

Projeto SAVIA- (Salud y Vida en las Américas) apoia ações
para a diminuição do consumo de drogas 

De 21 a 23 de julho o coordenador do CAPS Sitio Renascer, Alcides Mario Garcia e a técnica em enfermagem Elaine Luz, estarão em Montevidéu participando da oficina de Planejamento local sobre Drogas e Integração Social.

O evento acontece dentro do Programa “Salud y Vida en las Américas”, que busca desenvolver capacidades teórico- práticas para a formulação de planos locais sobre drogas, favorecendo o intercâmbio de experiências sobre a realidade municipal, departamental e das províncias uruguaias e de outros países da região, sob um enfoque de integração social e desenvolvimento humano integral.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219







Prefeito Cláudio anuncia Lisandro Lenz como novo secretário de Administração


Na manhã de sexta-feira (26) o Prefeito Cláudio Martins esteve reunido com a equipe da Secretaria de Administração para fazer o anúncio da mudança de comando na secretaria. Na oportunidade o vice-prefeito Lisandro Lenz foi apresentado como o novo secretário da pasta.

De acordo com o prefeito Cláudio, a escolha de Lisandro se deu devido ao fato de que ele é considerado o melhor quadro político e de gestão, o que o referencia para a ocupação deste cargo. “Acreditamos que a qualidade do trabalho do nosso vice-prefeito irá trazer melhorias para a secretaria no que diz respeito, principalmente, a qualificação da relação como os servidores públicos, além de revigorar a questão do funcionamento interno da administração”, destaca.

Conforme o prefeito, é importante salientar a experiência de Lisandro à frente de outras secretarias e espaços dentro do governo. “Reconhecemos que o trabalho do Lisandro sempre foi muito qualificado. Como exemplo de ações importantes, destaco seu trabalho como secretário de Planejamento, oportunidade em que criou o Escritório Técnico, que proporcionou ao Município um volume diferenciado de projetos e execuções de ações, além do seu trabalho como secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em que implementou diversas ações importantes para o Município, entre elas, a coleta seletiva”.

Para Lisandro Lenz este é um novo desafio que será cumprido com a mesma dedicação e compromisso. Ele destaca que esta ação também visa a questão de contingenciamento, diminuindo o gasto com pessoal, no caso de secretário. Sobre o seu Gabinete, o vice-prefeito explica que as rotinas de vice não serão abandonadas e a equipe do Gabinete também assumirá novas funções além das que vinham sendo desempenhadas.

Lisandro Lenz assumirá a secretaria de Administração a partir da próxima semana, ao lado da secretária adjunta Martina Moraes.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219




O QUE ESPERAMOS DA PÁTRIA EDUCADORA?

Por Jônatas Marques Caratti*

Os slogans na política são um fenômeno antigo. Getúlio Vargas iniciava seus discursos anunciando: Trabalhadores do Brasil! Na época da ditadura, Médici optou pelo “ame-o ou deixe-o”, demonstrando o autoritarismo de seu governo. Mais recentemente, Fernando Henrique Cardoso escolheu a frase “Trabalhando por todo o Brasil”. Lula usou “Brasil, um país de todos” e Dilma caracterizou seu primeiro mandato com “País rico é um país sem pobreza”. A nova logomarca do governo é “Brasil, pátria educadora”.

Se preocupar com a educação não é algo novo em nosso país. Enquanto apenas alguns tinham acesso aos estudos na jovem República, operários e a comunidade negra lutavam pelo acesso à educação. E isso foi lá no início do século XX, quando nem ministério havia. Somente em 1930 o Ministério da Educação foi criado e em 1934 Vargas solicitou as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Apenas em 1961, com João Goulart, a primeira LDB foi estruturada. E de lá para cá mais duas já vieram (a de 1971 e a atual, 1996). Já teve primário, ginásio, científico, clássico; também primeiro, segundo e terceiro grau. E agora estamos em ensino fundamental, médio e superior. O que se percebe é que tudo que se refere à educação parece demorado e tardio. E quando muda, parece que não de forma substancial.

Neste contexto, o governo apresenta (de forma preliminar) o documento “Pátria educadora”. E o que este documento mostra não é segredo pra ninguém: há falta de motivação entre os alunos para aprender, há evasão escolar, há repetência. A educação oferecida é atrasada e não foi reapropriada para nossa realidade. O “enciclopedismo” reina no Brasil desde Cabral. O que esperamos da Pátria Educadora? Que haja uma ampla e apropriada reflexão sobre o tipo de ensino que queremos (não somente preocupado com o mercado de trabalho, mas também com a cidadania). Assim, talvez não haja necessidade que os pais recorram para o homeschooling. É claro, se o Estado se posicionar e lutar por educação pública de qualidade.

* Professor universitário e historiador

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219








América é o grande Campeão do Varzeano 2015

Foto Fernanda Barbier

A tarde de domingo (28) foi de muito futebol no Campo Municipal, no bairro Kennedy. A final do Varzeano contou com um grande público que prestigiou o jogo entre América Futebol Clube e Mauá/ Escritório Rural Tarumã demostrando que o jaguarense tem verdadeira paixão pelo futebol.

Como no primeiro jogo da final, onde o América foi vitorioso por 2 x 0 contra o Mauá, no domingo,  a façanha se repetiu. Depois de estar perdendo por dois a zero no primeiro tempo, o time do América fez uma virada espetacular , terminando a partida em 5×2 e consagrando-se  como o grande campeão.
O  Varzeano 2015 teve início no mês de abril e contou com a participação de oito equipes, sendo uma representante da cidade vizinha de Rio Branco (Uruguai). A realização do campeonato foi da Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação e Desporto.
Confira as demais premiações:
4° lugar: Camaleão Futebol Clube
3° lugar: Peladeros JR
2° lugar: Mauá Escritório Rural Tarumã
Defesa menos vazada: Argelino Furtado (América)
Goleador: William Fernandes (América)
Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219