Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lançamento de Novo CD de Martim César e Ricardo Fragoso no Teatro Esperança


Acontece nesta sexta-feira, 18 de dezembro, as 21 horas, no Teatro Esperança, o Lançamento do CD Náufragos Urbanos - Cartas de Marear, com músicas de Martim César e Ricardo Fragoso. Fragoso é um talentoso músico pelotense sempre acompanhado da bela voz de Ro Bjerk.

Participam como convidados especiais, os músicos Paulo Timm e Aluísio Rockembach. 

Na Abertura, show da cantora uruguaia Laura Correa e Grupo. 

Os ingressos custam 10 reais e podem ser comprados antecipadamente na Tabacaria Tulipa, Livraria Contexto, Confeitaria Panemio e Restaurante Sinuelo.

Sobre o CD , diz um dos mais conceituados críticos de música do Brasil, Juarez Fonseca, em artigo publicado na sua Coluna de ZH:   Do universo em Jaguarão

Raríssimos letristas gaúchos navegam com naturalidade entre a música nativista e a chamada MPB. Lembro dois grandes: Apparício Silva Rillo e Sérgio Napp. Também poeta e escritor com cinco livros, e prêmios em muitos festivais, Martim César é um deles. Em 2011, com “Já Se Vieram!”, fez ao lado de Marco Aurélio Vasconcellos uma obra-prima do regionalismo. 

Neste novo disco, sétimo em 20 anos de carreira, comprova o talento para versos universais e ritmos nacionais já testado em “Canções de A(r)mar e Desa(r)mar”, de 2007, mesclando parcerias com Paulo Timm, Cardo Peixoto e Ricardo Fragoso. Músico pelotense de larga trajetória, com a experiência de ter atuado três anos em Paris e hoje viver entre Montevidéu e Porto Alegre, Fragoso é o parceiro exclusivo de “Náufragos Urbanos”. Ao lado da ótima Ro Bjerk, ele afirma o caráter discursivo, incisivo, até político das letras de Martim - que têm parentesco com Bob Dylan, Geraldo Vandré, Belchior. Trecho da faixa-título: “Somos sim o passo errado, o descompasso, a imprecisão, a perdição dos bem criados, mas mesmo assim o engraçado é que pensamos que ser livres não nos parece ser pecado”. 

Vale dizer que há forte sotaque gaúcho na MPB que eles criam, mesmo um samba tem ares de milonga. Se Vitor Ramil fez seu mundo em Pelotas, Martim César faz o seu em Jaguarão, no extremo Sul do mundo. Não precisa estar em Nova York ou Berlim para cantar/filosofar sobre os encontros e desencontros da vida, “sem bússola, sextante ou astrolábio”.



Unipampa oferecerá 3.180 vagas no Sisu 2016

Cursos de Medicina, recém-aprovado pelo MEC, e de Direito, são novidades

Quem quiser disputar vagas na graduação na Universidade Federal do Pampa na edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada terá duas novidades. A primeira é a oferta de mais um novo curso, o de Medicina, no Campus Uruguaiana, com 60 vagas. Somando as 50 vagas ofertadas no curso de Direito, em funcionamento no Campus Santana do Livramento desde o segundo semestre de 2015, e a redução de 50 vagas na oferta da licenciatura em Letras Português e Espanhol, do Campus Jaguarão, o termo de adesão assinado pela Unipampa informa a oferta de 3.180 vagas em 64 cursos em 2016, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores tecnológicos.

A segunda é o lançamento do Guia das Profissões da Unipampa, que traz mais informações sobre cada um dos cursos de graduação, bem como as possibilidades de pós-graduação e intercâmbio. O guia também contém um teste vocacional para ajudar na hora de decidir o caminho acadêmico. Além de uma versão impressa, o Guia das Profissões pode ser baixado em PDF e no padrão HTML acessível para softwares leitores de tela.

Dinâmica do Sisu
O processo seletivo via Sisu ainda não teve o cronograma divulgado, mas a dinâmica de acesso prossegue a mesma. Para participar do Sisu, é preciso ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Com as notas recebidas via sistema é possível acessar o Sisu e conferir as vagas ofertadas em todo o território nacional por instituições de ensino superior.

Após a primeira chamada via Sisu e a formação da Lista de Espera, o Ministério da Educação repassa as listas para as universidades participantes. É a partir desse ponto que cada instituição tem liberdade para organizar seus editais e cronogramas para aproveitamento das listas.

Para acompanhar as etapas do Sisu 2016, marque o site oficial do Sisu (MEC) nos favoritos de seu navegador web. No mesmo endereço, o MEC mantém uma seção de Perguntas Frequentes sobre o desenvolvimento do processo seletivo nacional.

A Unipampa
Com oferta de mais de 60 cursos de graduação, dois doutorados e 12 mestrados, além de diversos cursos de especialização, a Unipampa é cada vez mais uma escolha sólida para a formação de novos profissionais e pesquisadores. A região fronteiriça de sua abrangência inclui Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. Nesses dez campi os alunos podem contar com assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de estrutura laboratorial, acervos modernos nas bibliotecas e professores capacitados, a maioria doutores em suas áreas de conhecimento.

Jaguarão : Ato Público Em Defesa da Democracia ocorre hoje


A exemplo do que ocorre em todo o Brasil no dia de hoje, forças de esquerda e movimentos sociais convidam para ATO PÚBLICO em defesa da Democracia e Contra o Golpe do Impedimento da Presidenta Dilma, o qual não possui nenhum fundamento jurídico tendo sido legitimamente eleita por mais de 54 milhões de brasileiros. A manifestação acontece na frente da Agência do Banrisul a partir das 17 horas.

“Não podemos nos iludir. O alvo do golpe, capitaneado por Eduardo Cunha com o apoio das forças reacionárias do país, está além da presidenta da República. Eles querem destruir as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos e impor um retrocesso na legislação trabalhista”, adverte José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.
 
Sobre o clima conturbado em que vive o país,  diz o Deputado Federal Henrique Fontana no parágrafo inicial do seu artigo "Derrotar o golpe e virar a página do terceiro turno"  publicado na Teoria e Debate: "Entre o correto e necessário enfrentamento à corrupção e a busca por soluções para o país, o povo brasileiro está frente a uma escolha política histórica: seguir construindo a nossa jovem democracia, respeitando as urnas, ou interrompê-la de forma traumática, dando curso ao golpe e cassando o mandato de uma presidenta legitimamente eleita, sem que tenha cometido qualquer crime."