Um espaço aberto para o leitor

sábado, 24 de outubro de 2015

Espaço do Saci - Defender com dez e atacar com dois não é futebol!

Por Marcos Sagrera

. Faltando sete rodadas para o final do campeonato brasileiro, o internacional ocupa a sétima posição no certame com 47 pontos. Está a dois pontos da zona de classificação a libertadores. Objetivo possível, mas difícil, pois a briga é grande e até o nono colocado que é o Sport estão na briga.

. O colorado terá quatro jogos em casa e três fora do Beira-Rio. Precisará vencer quase todas as partidas tanto em casa como fora. Não tem mais jogo fácil e todos os times estão buscando seus objetivos. Não se enganem porque a tabela apresenta jogos teoricamente mais fáceis, contra adversário mais fracos, pois não será assim. A partir de agora cada jogo é uma decisão.

. Apesar de os comentaristas de plantão dizerem que o time do técnico Argel teve uma postura muito diferente contra o flamengo no último domingo do que contra o galo no meio da semana, eu, não vi tanta diferença assim. Poderia ter empatado e até perdido no maracanã. Claro que a atuação foi melhor no Rio de Janeiro que em BH. Mas a postura foi a mesma e a diferença nos resultados só veio pelo fato de que contra os cariocas, o colorado saiu na frente.

. O colorado se defende sempre com dez atrás da linha da bola. Isso não seria um problema se defendesse bem, mas não é o que acontece em campo. Mesmo com o time todo recuado, o colorado cede muitos espaços aos adversários que entram nas nossas linhas tocando a bola tranquilamente. Falta compactação ao time, os meias não fecham os espaços corretamente porque o time está sempre mal posicionado. Acaba sobrando para os atacantes terem que voltar para marcar os laterais. A consequência disso é que quando retomamos a bola, dificilmente temos mais que dois jogadores na frente para o contra-ataque e estes tem que ganhar na individualidade para conseguir alguma jogada na frente, o que raramente acontece, pois estão sempre marcados e com gente na sobra.

. Resumo da história, o colorado se defendo com dez e ataca com dois, no máximo três jogadores. Isso não é futebol meus amigos. Em um time ajustado, todos defendem organizadamente e quando a bola é recuperada, os jogadores avançam, dando opções aos atacantes. Tem que atacar com cinco, seis jogadores. Só assim se tem posse de bola no ataque e se cria inúmeras chances de gol pra ganhar o jogo.

. Outro fato é que Alex e Anderson não conseguem render o que se espera deles. Em um time bem ajustado, com atacantes de velocidade, que marcam adiantado, voltam até o meio de campo na marcação e tem disposição pra chegar na frente, Alex poderia jogar. Mas do jeito que o treinador arma o time, este, infelizmente não tem como sair jogando.


. Valdívia deveria ser recuado para o meio de campo e Vitinho entrar no ataque ao lado de Lisandro Lopes. Não temos nada a perder a partir de agora. Alex deixa o meio de campo lento, quando ele recebe a bola e levanta a cabeça, já tem adversário tirando a bola dele. Que fique claro que isso acontece porque o time está mal armado e sem nenhuma mecânica de jogo, não é pela falta de qualidade do jogador. Mas já que sabemos que Argel não tem capacidade de armar um time organizado, alguém tem que ser sacrificado.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235


Espaço do Mosqueteiro - Derrota imprevista

Por Santiago Passos

O final de semana foi de festa para a torcida do Grêmio, no caso, para a torcida do Grêmio Esportivo Brasil, pois o time xavante conseguiu o acesso à série B do campeonato brasileiro com méritos, pois segurou um empate sem gols contra o Fortaleza no estádio Castelão lotado. O torcedor rubro negro tomou conta das ruas da cidade de Pelotas para comemorar, mais de 30 mil xavantes recepcionaram o time comandado pelo técnico Rogério Zimermmann com a festa continuando pela noite adentro. Um ano após conseguir o acesso à série C o Brasil será o Rio Grande do Sul na segundona e se continuar com o planejamento, comissão técnica e a base do time é bem provável que em 2017 o Xavante esteja na elite do futebol brasileiro, pois no que depender do apoio da torcida este sonho tem tudo para virar realidade.

Falando agora do Grêmio Football Porto-alegrense, em mais um momento decisivo deixamos escapar a vitória e garantir os três pontos para colarmos no segundo colocado e não termos mais sustos quanto à classificação para a Libertadores de 2016. Após sairmos ganhando por dois a zero contra o time da Chapecoense, conseguimos levar a virada nos 45 minutos finais, levando um sufoco e um banho de bola do time catarinense, que é um time nojento e difícil de ganhar. O Roger vai ter resolver este problema do time de nos momentos de maior pressão os jogadores não darem a resposta desejada, o Luan sumiu do jogo, sendo o craque da equipe e jogador de seleção brasileira ele não pode se esconder nos momentos decisivos. Tem que ser o diferencial do time.


Para podermos ganhar a Libertadores do ano que vem temos que ter todos os jogadores focados e saber que a derrota não pode acontecer e se acontecer tem que ser vendida bem caro, com entrega até o final.


Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235