Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 9 de março de 2015

Pérolas Aos Porcos

Parque Eólico de Geribatu

Por Henrique Mascarenhas de Souza

Prezados (ou nem tanto),

Utilizo-me desta ferramenta para tecer comentários sobre dois assuntos que, num lampejo, parecem desconexos, mas que estão ligados um ao outro de uma forma que é impossível separá-los: a inauguração do Parque Eólico de Geribatu, em Santa Vitória do Palmar, e o movimento dos caminhoneiros (ou o que restou dele após o acordo entre o Governo Federal e os Sindicatos que representam a categoria).


Santa Vitória do Palmar foi elevada à categoria de município em 24 de dezembro de 1.888 e tem hoje algo em torno de trinta e três mil habitantes. Até os anos 1.970 era isolada do resto do país e aos mergulhões, como carinhosamente são chamados seus habitantes, era muito mais fácil procurar qualquer recurso no Uruguay do que no Brasil. Nos primeiros anos da década de 70 foi inaugurada a BR 471 que, finalmente, fez a ligação da Santa Vitória com o Brasil. Obra realizada pelo governo "revolucionário" dos militares que mandaram e desmandaram nestas terras por vinte e um longos anos, roubando, torturando, estuprando e matando, deve ter enriquecido meia dúzia de milicos e também empreiteiros e mais um ou outro esperto que pudesse ter-se aproveitado do sistema. Ou não, porque agora lembro, naquele tempo não existia o PT e, então, a corrupção ainda não havia sido inventada. Isso foi muito mais tarde, a partir de 2003, quando em fim os "petralhas" chegaram ao poder e puseram mãos a obra ao plano a muito tempo elaborado de inventar a roubalheira.

Ora, prezados (ou nem tanto), desde sempre, até o PT chegar ao governo, com Lula, em 2003, quais foram os investimentos feitos pelo Governo Federal em Santa Vitória do Palmar e Chuí? (A BR 471 não conta pois, sem ela, o país corria o risco de perder parte do seu território). Se quisermos podemos alargar a faixa territorial para toda a metade sul do Estado do Rio Grande do Sul e a resposta vai continuar sendo a mesma: nenhum, zero, bizuca.

Aí vêm Lula e depois Dilma e constroem o maior parque eólico de toda a América Latina, investimento de mais de dois bilhões de reais, alavancam o desenvolvimento da região com muitos empregos, negócios florescem a cada dia, hotéis, restaurantes, mercados, imobiliárias, lojas, salões de beleza e tudo o mais que uma cidade pequena necessita para seu desenvolvimento.

Ontem a Presidente Dilma Rousseff foi à Santa Vitória do Palmar para a inauguração do parque Geribatu, primeira parte do Complexo Eólico Campos Neutrais e, pasmem, foi alvo de protestos. Ninguém, a não ser a própria Dilma e antes dela Lula, investiu um mísero real em Santa Vitória e Chuí e de novo podemos alargar a faixa territorial para toda a metade sul do RS mas vamos lá protestar contra quem nos possibilita desenvolvimento. E não me venham com corrupção, mensalão, petrolão e qualquer outro "ão" que possa surgir.  Todo e qualquer esquema de corrupção tem que ser investigado e os culpados, punidos. É isso o que estão fazendo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, auxiliados por CPIs no Poder Legislativo. Agora, qual foi o senador do PSDB a assinar a lista para criação de uma CPI para investigar o HSBC? Respondo essa também: nenhum, zero, bizuca.

Com relação ao movimento dos caminhoneiros, qual é seu propósito? 

A greve dos caminhoneiros acabou, teve seu fim por acordo entre os sindicatos que representam a categoria e o governo. A pauta de reivindicações foi atendida em parte (foi acordo, o que pressupõe que ambas as partes vão abrir mão de algo) e, segundo o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTT), João Paulo Estausia, "Todos estão representados pela entidade e consideramos o acordo satisfatório às reivindicações"*


Quais os verdadeiros motivos da manifestação dos caminhoneiros? Segundo um dos integrantes do movimento, Sergio Kiepper, "Agora que começamos, azar, chega de tanta roubalheira"*

Caramba! Agora sim, finalmente alguém diz a que veio. Este não é mais um movimento legítimo de uma categoria que busca melhores condições de trabalho e maior renda. É, sim, um movimento orquestrado com um objetivo escuso.

Em passeata hoje pelas ruas de Pelotas uma dúzia de caminhões, outra de automóveis e mais um punhado de motos, estampavam faixas como "FORA DILMA" e "CHEGA DE ROUBALHEIRA". Acompanhei-os por um pequeno trecho, fiz um pequeno vídeo e depois voltei pra casa.

Se este foi o embrião do movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcado para o próximo dia 15 de março, ótimo! Pelo tamanho e principalmente pelo motivo da manifestação sugiro que se altere a data para primeiro de abril.

* As palavras entre aspas atribuídas a João Paulo Estausia e a Sergio Kiepper foram retiradas de matéria veiculada no jornal Diário Popular, de Pelotas, na edição de sábado, 28 de fevereiro de 2015, página7, assinada por Carolina Marasco.

Edição de 04/03/2015  Ano IV nº 202