Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Justiça aceita denúncia contra acusado de assassinar jovem em Arroio Grande

Crime aconteceu na  BR 116, Jaguarão - Pelotas
A Justiça aceitou denúncia feita pelo Ministério Público (MP) contra Andrei Rodeghiero Victoria.Ele é acusado de assassinar Luide de Lima Schellin, 25, além de uma tentativa de homicídio contra Luis Gustavo Lodar dos Santos, 44, em janeiro deste ano na localidade conhecida como Chasqueiro, em Arroio Grande.

Denúncia apresentada pela promotora Cristiane Levien, de Arroio Grande, aponta que o crime foi cometido por disparos de arma de fogo pelas costas da vítima - que era amigo do denunciado.

Ainda segundo a denúncia, os crimes foram duplamente qualificados, praticados com recurso que dificultou a defesa das vítimas (de surpresa e pelas costas) e para assegurar vantagem de outro crime.

O MP pediu ainda a prisão preventiva de Andrei, já que a temporária está prestes a vencer. Na oportunidade, a juíza Denise Dias Freira determinou que o suspeito seja mantido preso no presídio de Jaguarão.

Relembre o caso
O crime aconteceu na noite do dia 8 de janeiro deste ano às margens da BR-116, em Arroio Grande.

Luide de Lima Schellin foi baleado com um tiro nas costas. Luis Gustavo Lodar dos Santos também foi baleado nas costas e encaminhado ao Pronto-Socorro de Pelotas (PSP).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Arroio Grande, as vítimas, juntamente com o acusado, seguiam pela rodovia em um carro Golf no sentido Jaguarão-Pelotas.

No quilômetro 601, às 23h55min, eles pararam o veículo para urinar no acostamento. Neste momento, Andrei Rodeghiero Victoria puxou uma arma e disparou contra os outros dois. Após o homicídio, ele fugiu em direção a Pelotas.


Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



Participação de Jaguarão no Dia do Desafio é reconhecida pelo SESC


Na última semana o Município de Jaguarão recebeu o troféu e o certificado de participação no Dia do Desafio 2015, realizado em 27 de maio. O reconhecimento pela mobilização da comunidade foi feito pelo gerente do SESC Pelotas, Luis Fernando Parada ao prefeito Cláudio Martins e ao assessor do Núcleo de Esporte e Lazer, Peter Suarez.

Conforme Peter diversas atividades foram realizadas em Jaguarão a partir da meia noite do dia 27 de maio. As mobilizações que seguiram durante todo o dia envolveram academias, escolas, comércio e órgãos públicos.

Ele destaca que a proposta do Dia do Desafio é que as pessoas interrompam suas atividades por alguns minutos e pratiquem qualquer atividade física. Dentro da proposta também está a disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional, que devem mobilizar o maior número de pessoas em relação ao número oficial de habitantes.

Neste ano o Município disputou o confronto saudável com a cidade cubana de Bauta, que ficou com a porcentagem de 41.92% contra 33.98% da cidade jaguarense.

Saiba mais: O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Em 2015, o Dia do Desafio chegou a sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



CANAL DE COMUNICAÇÃO - Sem Luz no Fundo do Poço

Por Arnoni Lenz

A coisa está cada vez pior e nada nem ninguém nos diz ou simplesmente arrisca em pensar que vai mudar para melhor. Houve um tempo, nem faz tanto assim, que nesse nosso querido Brasil, ao constatarmos que o homem, ou a humanidade estava se deteriorando moralmente, em que foram catalogados órgãos, serviços ou entidades nas quais ainda então, podia-se confiar. Nem eram muitas, mas a justiça ou os diferentes órgãos que devem fazer justiça lembro-me estavam incluídos. Não sei se tinha mais de seis que eram confiáveis. Daí em diante a coisa desandou. Deu uma diarreia moral em quase tudo e em quase todos, chegando ao ponto de serem hoje as autoridades em quem menos se acredita e se for política, então ainda é pior. Os poderosos detentores do mando legislam unicamente em proveito próprio e descaradamente não tem vergonha de além de seus volumosos pagamentos salariais, ainda se auto determinarem uma ajuda denominada auxilio moradia de valor exorbitante, quando o salário mínimo de um pai de família não atinge os oitocentos reais. É bom lembrar que com isso é necessário pagar a comida da família, a moradia, a compra das roupas, a luz, a água, a escola em muitos casos, os remédios em outros. E isso quando já não sabem eles, o que fazer com o dinheiro que recebem e muitos deles são diariamente denunciados pela mídia com patifarias e roubos. O pior que quase sempre as coisas são denunciadas e só. Fica tudo como está. Ninguém é obrigado a devolver alguma coisa ou nem pode ser preso pelo adiantado da idade, mas roubar podem, mesmo sendo velhos? É o mesmo que acontece com nossos menores infratores, alguns perigosíssimos, bandidos com várias mortes, mas não se lhes pode declarar o nome ou mostrar o rosto na mídia. Nesse caso nem sei o que fazer, pois diminuir a idade carcerária para que, se não existe cadeia nem para os bandidos adultos. Mas eles podem roubar, assaltar, matar, estuprar e todo ou qualquer delito. O problema só tem uma solução a curto prazo, trabalho para todo presidiário, e a longo prazo, educação. Só educação, cultura, pode mudar uma nação. Todos os países que investiram em educação hoje estão em melhores condições, isso é uma realidade, não é uma proposta ou uma idéia. Agora ainda nossos dirigentes maiores, Presidente do Senado Renan Calheiros e Presidente da Câmara Federal deputado Cunha, acompanhados de familiares e outro vinte parlamentares viajam para Europa, incluindo Paris e mais as terras consideradas santas em Israel. Tudo pago pelo erário público, por nós trouxas e imbecis que continuamos votando nessa gente. Eles e nós perdemos a vergonha. Tenho afirmado que não podemos deixar de votar e que é preciso saber escolher, mas escolher a quem? Quem merece nosso sufrágio? Realmente dizem que foi De Gaule quem disse, mas ele afirmou certa vez que a frase não é dele, mas seja de quem for, não tem nada mais certo do que ela: O BRASIL NÃO É UM PAÍS QUE PODE SER LEVADO À SÉRIO.

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216