Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Menu Primaveral Por Vicente Pimentero

Fui convidado para criar e executar um menu comemorativo em alusão aos 70 anos de uma conhecida. Uma festa para aproximadamente cinquenta pessoas, entre amigos e familiares, idades de zero a cem, ou por aí. Com esse veranico de maio que se estende por todo o outono e também inverno, pensei num cardápio leve, porém farto, onde dispuséssemos de uma ilha central à vista e a mão dos chegados.

Dividi o menu em quatro momentos, duas entradas e dois pratos. Com a intuição de apresentar tudo em pequenas porções e propiciar, além de uma noite degustativa, uma noite duradoura e contemplativa. O que sempre crio como tábua de frios, quentes, queijos e fiambres torna-se um mini banquete de tapas, tartas e pintxos. Não excluo os tradicionais, mas os desconstruo e os construo, com a vontade de surpreender e reinventar sabores, texturas e combinações.

No bombardeio inicial, naquele tempo de fim de tarde onde os convidados chegam com o apetite em dia, enviei para a mesa espetinhos frios montados e produzidos pela Jozie, cozinheira amiga de longa data. Copas e queijos de porco, queijos coloniais suaves, azedos e fortes, tartas artesanais em xadrez, ricotinhas temperadas na chapa, linguiças salteadas, guacamoles, cottages, mostardas e chimi churrys, azeitonas verdes, italianas e gregas em escabeche e bruschetas caprese com tomatinhos desidratados, entre outros bocatos selecionados no intuito.

Logo, reeditei a salada Waldorf e substitui o aipo, por três tipos de folha, alface crespa, radite e agrião roxo, maçãs verdes, pedaços de gorgonzola, nozes e castanhas e um bom azeite de oliveira. Servida em belas taças abertas, esta salada agridoce neutralizou e preparou os paladares para experimentar o ceviche de linguado de 5 horas. Com cebola roxa, sumo de limão siciliano, chilli, cardamomo e coentro, o pescado adormeceu no cítrico durante algumas horas, para cozinhar e ao mesmo tempo manter a carne consistente.

Já fervia o azeite para receber os frutos do mar e as outras carnes. Lula em anéis, Mexilhões e Camarões para molho. Embebidos e reduzidos em vinho branco cúrcuma e páprica doce, o mijunje hidrata o arroz em fundo de vegetais e cascas de marisco e entre outros ingredientes, toque de dendê, açafrão da terra, pimenta branca e calabresa piladas, ervilha, tomates pelados, sal grosso, alho, louro e as carnes, porco e frango. Também levados em cumbuca, finalizamos o prato com lagostim, limão siciliano e salsa.

Nos créditos, vi passar umas travessas de doces de Pelotas, sempre caem bem para voltar a harmonizar o paladar e ficar com os sabores na memória sensitiva e visual. A todos, um bom apetite!

Edição de 19/08/2015 Ano VI nº 226






Escola Senac oferece curso técnico em Administração à distância em Jaguarão


A Escola Senac escolheu a cidade de Jaguarão como 1º Polo de Educação à distância para a realização do curso Técnico em Administração, com apenas um encontro presencial mensal.

O curso Técnico em Administração proporciona para o estudante, ao final de cada módulo exercido, certificações intermediárias, para atuação no mercado de trabalho.

Já no final do primeiro módulo o aluno estará apto a atuar como Assistente Administrativo, em seu segundo módulo poderá atuar como Assistente de Recursos Humanos e no terceiro módulo como Assistente de Marketing e, ao final dos três, tornara-se Técnico em Administração.

As aulas acontecerão no Balcão Sesc Senac, na rua Júlio de Castilhos, 711. Mais informações no local ou pelo telefone (53) 3261-2941.


Público alvo: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou complementar a formação acadêmica já adquirida, buscando uma melhor colocação na empresa em que trabalha.

Edição de 19/08/2015 Ano VI nº 226