Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura de Jaguarão

A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Administração, em conjunto com o Instituto Eccos/Eccos Estágios, anuncia que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio remunerado na Prefeitura.

Conforme o edital o processo seletivo prevê a formação de cadastro reserva para diversas áreas, destinadas para estágio de Nível Médio, Superior e Técnico, ou na modalidade de ensino de Jovens e Adultos-EJA.

Ainda segundo o edital os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela Internet, através do site http://eccosestagios.com.br. Cabe destacar que a inscrição é gratuita e o prazo encerra no dia 13 de julho de 2015.


O edital completo com todas as informações e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site da Eccos, através do endereço http://eccosestagios.com.brou também no site da Prefeitura de Jaguarão: www.jaguarao.rs.gov.br

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220



Festa Julina no 12º RC Mec


Jaguarão (RS) – No último sábado, dia 4 de julho, os Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados do 12º RC Mec e seus familiares reuniram-se nas instalações do Grêmio dos ST/Sgt para confraternizar no “Arraiá Marechal José Pessoa”.

A festa transcorreu com grande animação, tendo diversas brincadeiras, tais como: Torneio de Truco, dança dos balões, arremesso de bola na garrafa, pula-pula, Casamento Caipira, dentre outras. A atividade não teve fins lucrativos.

O Comando do Regimento agradece a participação de todos e o apoio dos envolvidos na organização do evento.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220


A Copa América dos chilenos - por vicentepimentero

O Chile abraçou o tão almejado prêmio de seleções continentais de forma inédita, desengasgou de uma longa história sem troféus na cristaleira e em meio a um torneio conturbado por tenebrosas atuações da arbitragem. Há de se dizer que a seleção de Sampaoli passou por seleções fortes e resistiu a uma corrida contra o tempo, contra o nervosismo e a responsabilidade de ganhar aquele primeiro título, entre empates e vitórias muito acirradas conquistou a Copa América 2015.

As finais de terceiro e quarto e de primeiro e segundo lugar mostraram o que realmente foi a desenvoltura do torneio. O Peru confirmou seu excelente novo momento da mão de Gareca, o técnico argentino organizou um futebol de muito toque de bola e pouca definição. Soube utilizar bem seus talentos e criou uma defesa coletiva com o meio de campo, formando um time admirável e coeso, mereceu e poderia ter surpreendido o Chile, e por que não, logo, os argentinos. O Terceiro lugar do grupo incaico alerta para as dificuldades que se encontrarão nas eliminatórias, uma vez que, o terceiro melhor time da América, em torno à seleções, não foi à Copa passada e seu bom momento o fará disputar por essa vaga. Por sua parte o Paraguai também deve estar satisfeito de estar entre os 4 melhores do continente, também ausente na Copa do Brasil em 2014, os rayados guaranís também estarão confiantes em retornar à elite do futebol mundial, no seu campinho, já o conseguiram.

A Argentina demonstrou cansaço no final do torneio, e o preparo físico deveria ser a prioridade do técnico Martino, um time com o elenco dos albi celestes não poderia se dar ao luxo de perder uma final por desgaste físico. Notoriamente exaustos de suas temporadas, em sua maior parte na Europa, os companheiros de Messi e inclusive ele, arrastam esse cansaço físico, somado ao mental, desde a final da Copa do Mundo. Se o futebol não fosse tão mercadológico, as seleções sul americanas poderiam usar uma maior porcentagem de jogadores locais, evitando ofuscar as grandes estrelas e ainda possibilitando a renovação das mesmas.

Em fim o Chile, um time que mostrou na Copa do Mundo que começava ali uma equipe, uma legião de talentos que talvez não existisse em outras seleções chilenas, e se pôs à prova em sua Copa, o maior desafio, dever de casa e conversa interna. O futebol chileno precisava desse título. Para eles não importa os descarados ajustes do apito, a Copa América está lá, e a cada final de jogo confirmou-se, o Chile é o atual campeão e defenderá o título ano que vem, nos Estados Unidos, numa edição especial de 100 anos de Copa América. Até lá ficaremos com a imagem do Alexis Sanchez e seu refinado último toque para as redes argentinas.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220




Destaque na ovinocultura do município


A produção de ovinos requer cuidados especiais para que a atividade se torne rentável. O cuidado com a ovelha, a vigilância na hora do parto e a atenção pós-parto são de fundamental importância para o êxito da atividade. Os cuidados prévios ao encarneiramento muitas vezes possibilitam aumentar o número de cordeiros nascidos por ovelhas. Esse é o caso do casal Delmar e Gelci de Freitas da localidade de Pedras Brancas, no município de Jaguarão, que dedicam atenção especial na alimentação da ovelha antes do período reprodutivo e após a parição destinam área de pastagens para as ovelhas e os cordeiros. 

O casal Freitas, que possui uma área de 23 hectares, está com um índice de nascimento de cordeiros que supera os 130%, muito superior à media municipal e estadual. O Sr. Delmar relata várias ovelhas com parição de gêmeos e inclusive uma ovelha com trigêmeos, fato não muito comum em ovelhas da raça Ideal, sem modificação genética. A propriedade trabalha com a raça Ideal há mais de 30 anos e o produtor se orgulha ao afirmar que a lã dele é uma das melhores que entram na Cooperativa de lãs. Os relatos do produtor dão conta que antigamente, quando a oferta de alimentos era pequena, ele não gostava de ovelhas que produzissem mais de um cordeiro, inclusive destinando-as para a venda. Hoje, com pastagens de boa qualidade, ele torce por ovelhas de parto duplo para aumentar os ganhos na atividade. A pequena propriedade, durante os anos diversificou as atividades, e já foi produtora de semente de cebola. Hoje é uma das poucas propriedades de município que possui um pomar comercial de laranjas e bergamotas.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220




Recém-nascidos poderão realizar o Teste da Orelhinha na Policlínica Municipal


A partir deste mês os recém-nascidos em Jaguarão poderão realizar o Teste da Orelhinha na Policlínica Municipal (Postão), sempre na última terça-feira do mês. A informação foi anunciada pelo vice-prefeito Lisandro Lenz e pelo secretário de Saúde, Celso Caetano, durante reunião com o gestor-presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, com a coordenadora de projetos, Dolores Gaidarji, com a enfermeira responsável técnica da Santa Casa, Letícia Teixeira e com as pediatras Dra. Lélia Xavier e Dra. Alice Gonzalez.

Conforme o secretário de Saúde, o Município realizou um novo contrato com uma clínica que irá disponibilizar o serviço. Ele destaca que todos os bebês que nascerem na Santa Casa de Caridade, serão encaminhados para o agendamento no Postão, onde o exame será realizado. “ Esse é mais um serviço que qualifica a saúde do município e que integra a triagem Neonatal. Além do Teste da Orelhinha, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Teste do Coraçãozinho, o Teste do Pezinho e o Teste do Olhinho, os quais são fundamentais para identificar se a criança possui alguma patologia e se for o caso fazer o tratamento cedo, diminuindo possíveis riscos”, explica.

O vice-prefeito Lisandro Lenz destacou durante a reunião que embora o período seja de dificuldades financeiras ,devido ao não cumprimento do contrato pelo Governo do Estado que não tem repassado os recursos para a Santa Casa, o Município vem fazendo todos os esforços para garantir a manutenção dos serviços para a população. Ele falou sobre a renovação do decreto de intervenção e afirmou que é essencial seguir discutindo os rumos da Santa Casa junto com os médicos e a equipe. “Sabemos o quanto a Santa Casa é importante para nossa comunidade e por isso a Prefeitura seguirá fazendo todos os esforços para minimizar essa situação”, garantiu.

Você sabia? O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. O teste é rápido, indolor e não tem contraindicação.


Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220