Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bloco do Janjão agita Centro Histórico


Quem passa pelo centro da cidade nas segundas, quartas e sextas a noite percebe uma grande movimentação. São famílias com crianças, jovens e idosos. Todos juntos numa grande festa que antecede o carnaval e serve de amostra do que será a folia na cidade. Tudo isso porque na Rua XV de Novembro, em frente de um dos casarões antigos, acontece o ensaio do Bloco do Janjão que tem conquistado cada vez mais espaço e adeptos.

Jean  Macksoud, o criador do Janjão ( alias, ele é o próprio Janjão) conta como começou toda essa história que hoje completa quatro anos. “O Bloco era um desejo antigo em razão ter passado alguns verões no Cassino e lá eu tive o prazer de ver os desfiles de vários blocos burlescos. Daí,  comecei a amadurecer a ideia de também montar um em nossa cidade, mas não encontrava músicos de sopro e também percussionistas em número suficiente”, conta. 

Porém, Jean não desistiu. Após várias reuniões ( churrascadas aos domingos, com música e com amigos na Lagoa Mirim) na casa do cunhado Carlos Rogério Cordeiro, o movimento foi pegando força. Ele conta ainda, que numa certa noite, em uma reunião do Rotary Clube de Jaguarão Leste, juntamente com o amigo e companheiro de Rotary, Ceronil Coelho, tomaram a decisão de ir à casa do músico e militar Fernando Campello para pedir-lhe que ajudasse a conseguir músicos de sopro. “Ele aceitou o convite e falou com o comandante da Banda do Quartel e assim conseguimos alguns músicos, depois fomos atrás de patrocínio local com o objetivo de mandarmos confeccionar as camisetas para arrecadar fundos para pagarmos os instrumentistas de sopro e alguns de percussão”.

Jean faz questão de citar as pessoas que apoiaram e ajudaram a realizar seu sonho. Os fiéis escudeiros foram Clodomiro dos Santos (tesoureiro), Ceronil Coelho (vice-presidente) e Dionisio Colvara (colaborador). Foi assim que no dia 01 de janeiro de 2011 foi fundado o Bloco do Janjão.

foto: página do bloco no Facebook
Os ensaios começaram no pátio da casa de Jean e depois de uma apresentação na Lagoa Mirim, o Bloco ganhou força.  “Hoje virou um bloco com muito boa aceitação do publico em geral e que integra famílias inteiras, crianças, adultos e  uruguaios. Também fizemos um excelente ensaio com grande público no Rio Branco, ano passado, em  frente ao Clube Unión. Além disso participamos por duas vezes do Carnaval de Arroio Grande no sábado das Campeãs, arrastando uma multidão atrás do bloco”, diz entusiasmado.

No primeiro ano foram confeccionadas 350 camisetas, porém os organizadores tiveram de mandar fazer mais 150, pois a procura era muito grande. “Hoje contamos com um número de aproximadamente 600 componentes, aproximadamente 100 músicos percussionistas formando a bateria e à frente 500 foliões”.

Quem quiser fazer parte do bloco e tocar, basta chegar com seu instrumento nos ensaios que iniciam às 21h30. É preciso também adquirir a camiseta, que pode ser encontrada C&C Brinquedos, Tabacaria Prietch, Boutique Donna e na Residência do Janjão. 

Este ano o Bloco do Janjão, além de desfilar no sábado e segunda-feira de carnaval fechou uma parceria com o Trio Trem Bala, que permitirá que seus foliões possam curtir o trio elétrico no domingo e terça-feira.  Portanto foliões, a festa de Momo já iniciou na Cidade Heroica. É só juntar a família e os amigos e cair no samba.

Publicado na edição de 14/01/2015

Visita de Pepe Mujica a Rio Branco

Presidente Pepe foi recebido como um pop star 

O Presidente José Mujica visitou Rio Branco na quarta-feira, 26 de novembro de 2014. Era a primeira vez que o fazia na condição de autoridade máxima do País. Já havia estado por aqui quando candidato a deputado em 2004 e seu discurso foi feito em cima de uma caixa de frutas e a “pulmón” para um reduzido número de simpatizantes no centro comercial da cidade vizinha.  

Desta vez, seria diferente. Um grande público se fazia presente defronte à “Associación Nuestro Hogar”, Lar de crianças e jovens que funciona há 15 anos, localizado no bairro conhecido como Villa Maria, uma das zonas mais carentes de rio Branco, a qual teria suas novas instalações  inauguradas pelo presidente. Mesmo depois de quase duas horas de espera,  o povo não arredou pé e quando Mujica desceu do carro presidencial, foi recebido como um verdadeiro pop star, sendo conduzido pela massa até o interior do prédio, como de costume, sem seguranças a impedir a aproximação e o carinho dos populares.


Jovem entrega réplica da Capela Nuevo Hogar
Pepe, como é chamado carinhosamente, goza com justiça do prestígio de ter sido o presidente  que colocou o Uruguai no Mapa novamente. Tanto pela sua modéstia singular como pelas ações que desenvolveu durante seu mandato. Pôs em prática a negociação coletiva entre trabalhadores e empresários, introduziu a jornada de oito horas de trabalho para o peão rural, ampliou os direitos com a aprovação de leis como a do matrimônio igualitário, aborto e regularização do consumo e venda da maconha.  

O seu estilo autêntico também seduziu o eleitorado uruguaio e, numa campanha que se prenunciava muito árdua contra os Blancos e Colorados, sua liderança foi fator importante para eleger seu sucessor, Tabaré Vasquez e a levar o Frente Amplio a conquistar maioria no Parlamento e no Senado.
Entre as diversas autoridades que se fizeram presentes na cerimônia de inauguração, o Alcalde de Rio Branco, Robert Pereira, o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana e o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins.


Depois da inauguração, o presidente ainda visitou as obras do Porto Seco e da UTU. Um acontecimento histórico para nossa fronteira, afinal, José “Pepe” Mujica é reconhecido como uma das maiores lideranças da América Latina.   

O artista Leandro Barrios entregou ao Presidente desenhos
sobre a zona oeste de Montevideo
Publicado na edição de 03/12/2014