Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Celso Caetano é eleito para integrar a diretoria do Conselho Estadual de Secretários de Saúde


O trabalho dedicado e qualificado do secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano, em prol da saúde pública vem ganhando destaque. Na última semana, Celso, que é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da região Sul, que agrega 22 municípios, foi eleito para integrar a diretoria do Conselho Estadual. A eleição ocorreu durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2015 e 27º Seminário de Municipalização da Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, o financiamento, as responsabilidades e as relações institucionais”, realizado de 14 a 16 de julho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Ao retornar da atividade Celso conversou com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e falou um pouco sobre este novo desafio na área da Saúde e alguns detalhes sobre o Congresso.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Qual tua avaliação sobre o Congresso que participastes?

Celso: O Congresso é realizado anualmente e é de suma importância para o nosso trabalho, pois é um momento de discussão sobre diversos assuntos de impacto na saúde e também uma oportunidade de troca de experiências com demais secretários de Saúde de todo o Rio Grande do Sul.

Este congresso além das discussões pontuais relacionadas a saúde também serve como um bom momento de aprendizagem e conhecimento, pois com poucos recursos sempre se pode conhecer experiências exitosas de outros municípios. Também é um bom momento de diálogo com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Outro ponto forte foi as eleições, em que nossa região conseguiu ficar bem representada na chapa estadual, pois estamos sempre presentes e batalhando em prol da zona sul.

Quais os principais temas que foram debatidos?

Celso: Os principais temas abordados foram: a busca de resoluções para a superação do atual momento de crise com a falta de repasses, que tem afetado profundamente a saúde pública; as experiências exitosas de municípios na área de atenção básica; a judicialização da Saúde e as eleições da nova diretoria do Cosems RS que atuará nos próximos 2 anos.

Como foi tratada a questão do atraso de repasses e o drama vivido por diversos hospitais e cidades gaúchas na área da saúde?

Celso: Conforme o presidente Marcelo Bósio enfatizou no evento, foi tratada a importância e a necessidade de os gestores de saúde unirem esforços para entregar um Sistema Único de Saúde (SUS) qualificado à população e assumirem o protagonismo dos municípios. “Por entendermos a crise, não estamos em um momento de debate sobre a insuficiência de recursos, mas sim para garantir os repasses mínimos para dar continuidade à estrutura que hoje está em funcionamento”.

Mas é importante destacar que em diversos momentos do congresso foi cobrado a responsabilidade do governo do Estado pelo não repasse dos recursos para as secretarias municipais e hospitais.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222




Nenhum comentário:

Postar um comentário