Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Feira de Economia Popular e Solidária acontece neste sábado


Neste sábado (04) acontece mais uma edição da Feira de Economia Popular e Solidária a partir das 08h, na Praça Alcides Marques. São cerca de 25 expositores, com artesanato, doces caseiros, plantas, pães entre outros produtos. A feira teve início ano passado, com o objetivo de estimular, divulgar e ampliar a renda dos trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária na cidade. 

Da Feira nasce o Fórum permanente de Economia Solidária

Após o início da Feira de Economia Popular e Solidária, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o grande número de inscritos e interessados despertou a atenção do poder público para outra demanda: ampliar os espaços de diálogo e partir para a organização em rede, a fim de potencializar a feira e consolidar este e outros espaços de comercialização.

“Em uma reunião do grupo com o Vice-Prefeito Lisandro Lenz e gestores de algumas secretarias do Município, no começo de 2015, surgiu a ideia da formação do Fórum”, conta a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima. 

O primeiro encontro ampliado para discutir sua organização aconteceu no mês de abril e contou com gestores públicos, representantes de entidades educativas, como o IFSul, estudantes, agricultores, pescadores e muitos trabalhadores de associações e cooperativas, como a Cooadesps, a APRIJ e Associação dos Artesãos.

O Fórum tem por objetivo consolidar-se como espaço permanente de discussão, deliberação, construção e implementação de ações e projetos voltados ao fortalecimento da economia solidária na cidade, e é composto trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, alguns já organizados em empreendimentos, como cooperativas e associações, e outros que, até então, não participavam de espaços de organização em rede, como é o caso de muitas artesãs. Também participam gestores públicos, representantes de movimentos sociais e algumas entidades de apoio e assessoria. 

Além da Feira o Fórum pretende representar o movimento da economia solidária junto à sociedade e aos poderes públicos e, assim, promover diversas atividades de formação, bem como estimular a criação de novos espaços e empreendimentos e potencializar os já existentes para a geração de renda e a comercialização solidária. Visa, também, promover estratégias de desenvolvimento sustentável, através de planos, leis, projetos e ações voltadas para a criação e fortalecimento da economia solidária na cidade.

Andréa lembra que o grupo está trabalhando de forma conjunta na construção do regimento que deverá regular a participação dos interessados no Fórum. “Em breve haverá um novo evento, para promover este debate de forma ampliada com a comunidade”, conta.

Já os interessados em participar da Feira, devem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo à Rua XV de Novembro, as inscrições são gratuitas. “Temos um regulamento que deve ser observado, pois os interessados devem estar de acordo com as diretrizes da economia solidária, que compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário”, finaliza.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário