Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mulheres de Fronteira visitam Secretaria de Saúde e Santa Casa

Na ocasião as mulheres ressaltaram o alto índice de cesarianas no município e a necessidade de trabalhar a humanização no parto

Na quarta-feira (24) as organizações que compõem o grupo Mulheres de Fronteira estiveram na Secretaria de Saúde e Santa Casa de Jaguarão a fim de buscar articular a ampliação das políticas e atenção para a saúde das mulheres. 

O grupo foi recebido pelo secretário adjunto Paulinho Vieira, pelo Gestor Presidente da Santa Casa João Cláudio Pedroza e a adjunta Dolores Gaidarji, para conversar a respeito da humanização do parto. Jaguarão possui altos índices de cesáreas, cerca de 60% dos nascimentos, contrariando o que defende a Organização Mundial de Saúde onde a taxa ideal de cesáreas é de até 15%. 

Esse número excessivo de cesarianas expõe desnecessariamente as mulheres e os bebês aos riscos de efeitos adversos no parto e nascimento. "Através desses dados percebemos o quanto o debate sobre a humanização do parto precisa estar presente entre a sociedade e os órgãos públicos", ressalta Andréa Lima. 

O Renascimento do Parto

O Grupo Mulheres de Fronteira está organizando o I Encontro de Maternidade e Parto Humanizado que ocorrerá no sábado, 04 de julho, às 16h no Centro de Economia Solidária (Pindorama). A entrada é gratuita e livre para qualquer interessado.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário