Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Jaguarão. Ontem, Hoje - Tempos Passados (1986)

Por Cleomar Ferreira

ALGUNS FATOS QUE MARCARAM ESTE ANO EM NOSSA CIDADE.

Em Janeiro, o Dr. Fernando Corrêa Ribas e o Dr. Fernando Gonçalves Barreiros assumiam a Prefeitura, vindo a ser, depois de 22 anos de intervenção, os primeiros governantes eleitos pelo voto popular e inserindo novamente nossa cidade no cenário democrático nacional.

O atleta Paulo Eduardo Leite, do 8º Esquadrão C.Mec, adquire notoriedade nacional na sua especialidade: “Cross Coutry”

Começava a recuperação do antigo prédio da Estação Férrea que passaria abrigar a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Cultura.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Neuverley de Carvalho Tamer, enviava telegrama ao Ministro da Agricultura, Pedro Simon, repudiando o tratamento que aquele ministério prestava ao Estado.

O carnaval que teve o patrocínio da Prefeitura, e que foi aberto com o Baile Municipal, aconteceu de forma bastante “desencontrada”, não agradando a maioria dos foliões de rua.

Em Março, a instalação do “Plano Cruzado” gera nota de apoio assinada pelo presidente do CDL, Hermenegildo Ortiz, do presidente em exercício do Sindicato do Comércio Varejista, Neuverley Tamer e da presidente da Associação Comercial, Maria Mendes Lipollis.

A “CINTEA”, órgão do estado, assina convênio com a Prefeitura para cuidar a estrada da Costa, zona da Armada e posteriormente a estrada do Cerrito.

O Governador, Jair Soares, liberava 500 mil cruzados, para serem aplicados em obras de pavimentação.
A Faculdade de Arquitetura, Ritter dos Reis, através da sua disciplina de urbanismo, passa a integrar o “Projeto Jaguar” e entre seus primeiros trabalhos esta o seminário sobre a “revitalização da área central da cidade”.

Começa a ser agilizado por interferência do prefeito Fernando Ribas, o projeto de eletrificação rural da Perdiz que beneficiará 46 pequenos proprietários.

A “crítica estadual literária”, através do jornal Gazeta Mercantil, Caderno Sul, de responsabilidade do jornalista Antonio Hohlfeldt, aponta o romance policial do escritor jaguarense, Cléo dos Santos Severino, “O caso da Estância Quero Quero” como um dos melhores da safra gaúcha.

Faleceu em Porto Alegre, aos 65 anos de idade, Heber Dutra Bretanha. Por muitos anos exerceu a vereança como líder do antigo PTB e depois pelo MDB. Foi presidente de diversas entidades sociais e filantrópicas aqui sediadas. Participou das diretorias das três cooperativas existentes na época em nossa cidade, e também foi sócio da empresa Rádio Luz.

O prefeito Fernando Ribas inaugurou no mês de julho, 7 km de estradas vicinais, unindo o Cerrito, com a estrada Joaquim Caetano. Esta solicitação para a construção do corredor, partiu do vereador Álvaro Felix Lopes, atendendo a inúmeros pedidos dos moradores daquela região.

Depois de 33 anos dedicados ao magistério público estadual, a professora Verdina Raffo de Souza Soares, se aposentava em agosto desde ano, recebendo seus colegas, alunos e ex-alunos do Colégio Espírito Santo em um jantar em sua homenagem no CTG Rincão da Fronteira.

Jaguarão recebe a visita da Caravana da Saudade, composta por ex-integrantes do 13º R.C.I. pertencentes ao 4º Esqd. , incorporados em 1942 como reforço para lutar na 2ª Guerra Mundial.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Fonte: Imprensa local, bibl. Públ, Mun. ( jan/1987)

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218


Nenhum comentário:

Postar um comentário