Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Jaguarão. Ontem, Hoje - Tempos Passados. – 1989

Por Cleomar Ferreira

Alguns fatos que marcaram esse ano em nossa cidade.

- Em Janeiro tomava posse a nova mesa administrativa do Poder Legislativo, tendo como Presidente o Dr. Adelmo Cechin, Vice Presidente o Vereador Marcionil Coelho, 1º Secretário, Dr. Wilson Luiz da Silva e 2º Secretário, o Vereador Amir da Rosa.

- Acontecia o “Concurso – Garota Comunicação”, promoção da Rádio Cultura, certame zona sul , com apoio da Prefeitura Municipal, tendo como representante jaguarense, Juraci Azeredo Domingues.

O Governo Sarney implanta no País o PLANO VERÃO e o Governo municipal estabelece novos feriados religiosos.

Em Fevereiro, funcionários da Santa Casa de Caridade, protestaram contra o INAMPS, pelo não pagamento ou repasse de verbas àquele estabelecimento.

Em Março o Prefeito João Alberto Dutra da Silveira decretava no município, estado de calamidade pública devido a estiagem.

Em Abril, a Prefeitura Municipal, publica a lei nº 1829 sobre as transmissões de bens imóveis.
A sociedade Beneficente e Cultural São José, completa 118 anos de atividade. 

A APAE, comemora seu terceiro ano de atividade.

Em Maio, a Escola Est. De 1º e 2º Espírito Santo, comemora seu 47º aniversário.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer, comemora em Porto Alegre 35 anos de existência. Em Jaguarão era presidida nesta época pela vereadora e profª Maria do Carmo Machado Affonso.
O Centro Social da Vila Pindorama, comemora 23 anos de fundação.

Em Julho, “violenta” operação do Governo Uruguaio, traz pânico ao comércio local através da operação “ZERO QUILO”. Associação Comercial, Clube de Diretores Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista, Executivo e Legislativo Municipal, em conjunto procuram resolver o impasse. 

A Prefeitura Municipal , responsabilizou-se pela instalação da Telefonia Rural.

O Advogado Jorge Abel Neto é homenageado em Pelotas por ocasião do Jubileu de Ouro da 5ª Delegacia de Educação com um cartão de prata com os dizeres: “Profº Jorge Abel Neto, ,pelo trabalho e amor à educação, homenagem da 5ª DE – 1939/1989.”

Em Agosto era fundada em Jaguarão, a Associação dos Trabalhadores nas indústrias da Construção e do Mobiliário.

Em Setembro, assumia a direção da Escola Est. De 1° e 2º Graus Espírito Santo, o Dr. Henrique E. Knorr Fº.

Começava a elaboração da Lei Orgânica do Município. 

Associação dos funcionários da firma Quero Quero Ind. E Com. De Cereais Ltda e Sindicato dos Empregados no Comércio com o apoio do COMTUR, lançavam o concurso, “A mais Bela Comerciária”.

Realiza-se em Jaguarão, o 3º Festival de Teatro Amador, dirigido pelo Profº Cléo dos Santos Severino.

Em Outubro, os relógios aumentaram em uma hora a partir de 15/10,até 11 de Fevereiro de 1990.
Em Novembro, A Escola Estadual de 1º Grau Hermes Pintos Affonso, comemora o Centenário de Nascimento de seu Patrono e o seu 12º aniversário de funcionamento.

Nas eleições em primeiro turno em Jaguarão, ficou assim o resultado dos seis candidatos que concorreram a Presidente da República: - Leonel Brizola, 8506 votos, Fernando Collor de Mello, 2944 votos, Guilherme Afif Domingos, 1092 votos, Mário Covas, 865 votos, Luiz Inácio Lula da Silva, 671 votos e Paulo Maluf, 572 votos.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição. 

Edição de 20/05/2015 Ano VI nº 213



Nenhum comentário:

Postar um comentário