Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Espaço do Saci - Quarta de Decisão no Beira Rio

Por Marcos Sagrera

A quarta-feira não chega nunca, parece uma eternidade para o torcedor colorado. Libertadores é assim, quando parecia que tínhamos passado pelo pior adversário possível, veio outro, com características diferentes, não com a mesma qualidade do galo, mas igualmente perigoso. O jogo em Bogotá mostrou um típico adversário sul americano, mas diferente dos times colombianos que estamos acostumados a ver.

O time do Santa fé não joga com a mesma intensidade e velocidade do futebol colombiano. Aquele futebol faceiro e irresponsável é coisa do passado. Esse time marca forte, cadencia o jogo, e imprime velocidade na hora certa. A zaga é alta e veloz. O jogo aéreo e o contra-ataque será a aposta do time colombiano que tenta chegar pela quarta vez em uma semifinal de libertadores.

No jogo de ida, o colorado mereceu a derrota e o resultado poderia ter sido pior. Não conseguiu ter a posse de bola e quando teve chance de fazer os gols, não aproveitou. No segundo tempo os colombianos encurralaram o time gaúcho no seu campo e exerceram uma pressão avassaladora até o minuto final quando conseguiram a vitória em um lance de escanteio, o que já se desenhava desde o início do primeiro tempo.

Mas o 1 a 0 não desanimou a equipe do técnico Diego Aguirre. Já na recepção no aeroporto Salgado Filho na volta de Bogotá, a torcida se fez presente para apoiar o time. Todos os ingressos foram vendidos e restam poucos lugares nas áreas vips. O Beira-rio será um caldeirão novamente.

A escalação colorada só será divulgada poucos minutos antes do jogo. Apesar de ter treinado com Lisandro e Ernando entre os titulares, o treinador uruguaio, deve iniciar o jogo com Nilmar e Alan Costa, este último, para tentar conter a bola aérea do Santa Fé. Desta vez não precisaremos improvisar na lateral esquerda, o lateral Geferson está recuperado de lesão e iniciará a partida. O atacante Sasha não está em uma fase boa, mas é importante taticamente porque recompõem a defesa muito rápido e está sempre brigando pela bola. E a posse de bola será fundamental no jogo. Se continuarmos a dar balão pra frente sem fazer a bola passar pelo meio, não chegaremos a lugar algum. É mais um jogo pra ser jogado com inteligência, não pode se atirar pra cima feito louco, pois se tomarmos um gol, a coisa vai ficar feia. Temos jogadores experientes para não confundir velocidade na transição e no ataque, com pressa. A pressa acaba tornando-se mais um adversário, gera erros bobos, decisões equivocadas e impaciência na torcida. Tudo isso acaba gerando nervosismo nos jogadores à medida que o tempo vai passando e os gol não saem. Confio em nossos jogadores, saberão fazer o resultado. Sorte pra nós.

Edição de 27/05/2015 Ano VI nº 214

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário