Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 25 de março de 2015

Jaguarão. Ontem, hoje - Tempos Passados 1813 - 1900

Por Cleomar Ferreira

Existiu no terreno onde outrora funcionou a Estação Ferroviária a Capelinha de Nosso Senhor do Bom Fim. Em terreno doado pelo senhor Francisco Antônio da Silva Amaral.

Esta Capelinha foi edificada e posteriormente demolida em 10 de Dezembro de 1931 para dar lugar as obras da Estação Ferroviária. Quando da finalização das obras da Estação, foi entregue à Comissão encarregada da Capelinha o que sobrou do material da construção e mais um montante em dinheiro a título de indenização.

Existiu nas proximidades onde está localizado hoje o Cemitério Municipal, uma charqueada. Ainda hoje é possível observar vestígios do que afirmamos. Pertenceu à Francisco Antônio da Silva Amaral, português, nascido em 27 de Março de 1856 e radicado aqui quando ainda era um menino. Foi comerciante, fazendeiro e um dos primeiros introdutores do gado Hereford neste município. Faleceu em 07 de Fevereiro de 1910, tendo provocado a própria morte.

Em 26 de Março de 1876, a Lei Provincial nº 1008, reconheceu como de propriedade da Câmara Municipal de Jaguarão, os terrenos que dariam origem a cidade.
Este patrimônio foi doado pela Viscondessa de Magé – ( Maria Ignácia da Gama Freitas Berquó ) e por ela destinado à criação de um povoado.

Por volta do ano de 1846, já havia uma planta da Vila, dai ocorreram o surgimento das ruas com os antigos nomes que eram denominações colocadas pelos moradores. Exemplo: - Rua das Pombas, Pântano, Riacho, Prazeres, Trincheiras, Prado, Figueiras, etc.
A povoação resultou do aglomerado de casas de torrão e palha, levantadas nas imediações dos acampamentos militares.
O ponto inicial desses acampamentos foi a pequena guarda militar, colocada nas margens do rio Jaguarão, cerca de duas léguas da atual cidade.

Um dia já fomos conhecidos como “Guarda da Lagoa e do Cerrito”, isto de 1801 à 1812. – Depois passamos à Freguesia do Divino Espírito Santo de Jaguarão. – Em 06 de Julho de 1832, fomos elevados a categoria de Vila e Cidade em 23 de Novembro de 1855.

Em 24 de Março de 1873, a Freguesia de Arroio Grande que pertencia a Jaguarão é desligada do Município e elevada à categoria de Vila, pela Lei Provincial nº 843.

Você sabia ? Quando buscavam um local para a construção do Ginásio de Esportes Ferrujão, foi cogitado construí-lo na Praça Comendador Azevedo.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.
Fonte: Bibliot. Públ. Mun. Imprensa local- 1971.


Edição de 18/03/2015  Ano IV nº 204



Nenhum comentário:

Postar um comentário