Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Jaguarão Ontem, Hoje - Decálogo da Segurança

Por Cleomar Ferreira

Achei interessante esta matéria mandada publicar pela Prefeitura de Jaguarão em Setembro de 1970.

Estaria nossa cidade correndo risco de algum atentado ?? Ou seria obra da atual situação política nacional que levou à publicação dessa nota ?

1- Os terroristas jogam com o medo e o pânico. Somente um povo prevenido e valente poderá combate-los. Ao ver um assalto ou alguém em atitude suspeita, não fique indiferente, não finja que não viu, não seja conivente, - avise logo a policia ou o quartel mais próximo.
2- Antes de formar uma opinião, verifique várias vezes se ela realmente é sua, ou se não passa de influência de “amigos” que o envolveram. Não estará você sendo um inocente útil numa guerra que visa destruir você, sua família e tudo o que mais amas na vida?
3- Aprenda a ler os jornais, ouvir rádio e assistir televisão com certa malícia. Aprenda a captar mensagens indiretas e intenções ocultas em tudo o que você vê e ouve. Você vai se divertir muito com o jogo daqueles que pensam que são mais inteligentes do que você e estão tentando fazer você de bobo com um simples jogo de palavras.
4- Se for convidado, ou sondado, ou conversado sobre assuntos que lhe pareçam estranhos ou suspeitos, finja que concorda e cultive relações com a pessoa que assim o sondou e avise a policia ou quartel mais próximo.
5-Aprenda a observar e guardar de memória alguns detalhes marcantes das pessoas, viaturas e objetos na rua, nos bares, nos cinemas, teatros e auditórios, nos ônibus, nos edifícios comerciais e residenciais, nas feiras, nos armazéns, nas lojas, nos cabeleireiros, nos bancos, nos escritórios, nas residências, estações ferroviárias, nos trens, aeroportos, nas estradas, nos lugares de maior movimento ou aglomeração de gente.
6-Não receba estranhos em sua casa, mesmo que sejam da polícia, sem antes pedir-lhes a identidade e observá-los até guardar de memória alguns detalhes, nº identidade, repartição que expediu, roupa, aspecto pessoal, sinais especiais, etc. O documento também pode ser falso.
7-Nunca pare seu carro solicitado por estranhos, nem lhes de carona. Ande sempre com as portas de seu carro trancadas por dentro. Quando deixar seu carro em algum estacionamento ou posto de serviço, procure guardar alguns detalhes das pessoas que o cercam.
8- Há muitas linhas telefônicas cruzadas. Sempre que encontrar uma delas mantenha-se na escuta e informe logo a polícia ou quartel mais próximo.
9- Quando um novo morador se mudar para seu edifício ou para seu quarteirão, avise logo a polícia ou o quartel mais próximo.
10- A nossa desunião será a maior força do nosso “inimigo”. Se soubermos nos manter compreensivos, cordiais, informados, confiantes e unidos, ninguém nos vencerá.
Ficava garantido o anonimato à quem fizesse alguma denúncia às autoridades.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.
Fonte: imprensa local, 1970.

Edição de 17/06/2015 Ano VI nº 217




Nenhum comentário:

Postar um comentário