Um espaço aberto para o leitor

domingo, 3 de maio de 2015

Rio Branco escolhe novo alcalde em 10 de maio

Yamila e Fratti, Botana e Morel. Aqui pode estar  o futuro intendente de Cerro Largo 
e o ocupante da Alcaldia de Rio Branco
Por Jorge Passos

A Fronteira volta a vivenciar um clima eleitoral que se prognostica acirrado na vizinha cidade de Rio Branco e também em Jaguarão, já que é habitual a presença de “dobles chapas”, moradores de Jaguarão que também são cidadãos uruguaios e eleitores do outro lado. Acontece no domingo, 10 de maio, eleições Departamentais e Municipais nos 19 departamentos do Uruguai. Em cada Departamento será eleito o Intendente (primeira figura do executivo departamental) e 31 edis e nos municípios, um alcalde e quatro conselheiros. O Uruguai adota o sistema de voto em Listas e o Alcalde, similar à figura no nosso prefeito, será o candidato da lista mais votada do Partido que obtiver maior número de votos somadas todas as listas da sua legenda dentro da circunscrição Municipal.

Em Cerro Largo, Departamento uruguaio com a capital Melo e da qual faz parte o município de Rio Branco, esta eleição terá um caráter especial. Depois das eleições de outubro passado quando o Frente Amplio, com quatro mil votos de diferença, conquistou sua primeira vitória na história do Departamento, tradicionalmente um reduto do Partido Nacional (Blancos), todos os olhares se voltam para esta região do país, El “Uruguay Profundo”, como dizem os montevideanos sobre estas zonas agropastoris mais afastadas do centro econômico mais desenvolvido.

Pelo Partido Nacional (blancos) o atual intendente, Sergio Botana, (Alianza Nacional), tenta a reeleição. Pelo mesma legenda, concorrem Milton da Silva (Dignidad Nacional) e Nelson Cuadrado do setor local "Águila Blanca del Cordobés". Pelo Frente Amplio serão candidatos à intendencia de Cerro Largo, Alfredo “Canário” Fratti (Espacio 609) Yerú Pardiñas (Partido Socialista) e Pablo Guarino (Frente Liber Seregni). Pelo Partido Colorado, a única candidata será a quincista Walkiria Olano. Ainda concorre à intendente o Professor Paul Saravia, do Partido Unidad Popular.

As últimas pesquisas de abril indicam uma polarização entre o partido de esquerda, ganhador das eleições nacionais de outubro com Tabaré Vasquez presidente, o Frente Amplio, 44% das intenções de voto e os Blancos do Partido Nacional, 45%. Os candidatos que tem a preferencia do eleitorado são Sergio Botana pelo PN e Alfredo Fratti do FA.

No município de Rio Branco, o atual Alcalde, Robert Pereira, do Partido colorado, resolveu não concorrer à reeleição. O que sem dúvida, deixa seu partido com poucas chances no pleito municipal. A votação dos Colorados tem diminuído a cada eleição no Uruguai o que coloca em risco o futuro da agremiação como terceira força do País. O único candidato à Alcaldia de Rio Branco pelos Colorados é Juan Lay. Já pelo Partido Nacional, apresentam-se candidatos a alcalde, dentre outros, Hector Mendez, Júlio Wasen, Cristian Morel e Marcos Lopez. Pelo Frente Amplio, os mais cotados candidatos ao primeiro cargo do Executivo são Sandro Telis, Yamila Bondad, Maria Júlia de los Angeles, Geener Amaral.

A escassa destinação de recursos do orçamento departamental para a cidade de Rio Branco tem sido um dos temas preferidos da oposição Frente Amplista ao governo Botana e anteriores governos blancos no Departamento. A descentralização, o maior investimento em infraestrutura e urbanização, maior atenção ao Balneário da Lagoa Mirim, são outros pontos muito debatidos na atual campanha.
Nos últimos dias o apoio de um tradicional líder Blanco, o Dr Mauro Suarez, aos candidatos do Frente Amplio, Yamila Bondad para alcalde e Alfredo Fratti à intendente, repercutiu muito no meio político local, podendo favorecer decisivamente uma vitória FrenteAmplista , o que seria um feito histórico para o Partido do ex - Presidente Pepe Mujica, para quem, ganhar em Cerro Largo, “seria una perlita”.

Edição de 29/04/2015 Ano VI nº 210
 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário