Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Grande participação na instalação da Frente em Defesa da Unipampa


Cerca de 400 pessoas ocuparam as dependências do auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (9), para acompanhar a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, proposta pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT. A grande maioria dos presentes representava os dez campi da universidade. Um dos próximos passos do movimento será a tentativa de marcar audiências com o ministro Mendonça Filho e com lideranças partidárias do Congresso Nacional.
“Não estamos aqui para procurar culpados, mas para buscar soluções através da sensibilização das autoridades competentes que precisam ser conscientizadas das particularidades que diferenciam a Unipampa de outras instituições e da importância estratégica desta instituição para o desenvolvimento econômico e social das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul”, sintetizou o líder petista.
Mainardi que, na qualidade de prefeito de Bagé, foi um dos principais articuladores da criação da Unipampa, lembrou que a comunidade universitária deve retomar a histórica mobilização que resultou na “conquista coletiva de nosso sonho”.
A Unipampa sofreu cortes orçamentários e contingenciamentos impostos pelo Congresso Nacional e pelo Governo Federal que reduziram as verbas para investimentos e custeio constantes na proposta inicial do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2016. De R$ 84.612.589,16 caiu para R$ 39.334.216,20, um corte significativo de 45.278.373,00, significando 53,51% a menos do que o projetado.
No final do encontro foi aprovado um manifesto que retrata a situação atual da universidade, espelha suas necessidades, defende que eventuais cortes em despesas/investimentos por parte do Estado Brasileiro não devem ser lineares, mas sim observar critérios que não comprometam investimentos já feitos e que, acima de tudo, não coloquem em risco setores fundamentais para a retomada do desenvolvimento econômico e social.
Finaliza enfatizando o posicionamento contrário aos cortes anunciados e defendendo o pleno cumprimento do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da Unipampa, encaminhado ao Congresso Nacional em outubro de 2015.
Presentes
Estiveram presentes os deputados estaduais Luiz Fernando Mainardi, Adão Vilaverde, Edegar Pretto, Zé Nunes, Stela Farias, Jeferson Fernandes e Tarcisio Zimmermann, todos do PT, Pedro Ruas (Psol), Frederico Antunes (PP), Luis Augusto Lara (PTB) e Elton Weber (PSB). Da bancada federal, estiveram Afonso Motta (PDT), Dionilso Marcon e Henrique Fontana (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário