Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

#ZikaZero - Milhares de pneus descartados do lado uruguaio preocupam fronteira

Cerca de 60 mil pneus estão no depósito municipal de Rio Branco.

A maior preocupação é com a possível proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como dengue, zica e chikungunya. 

Como a área onde encontram-se é descoberta, a preocupação é com água que se acumula no interior dos pneus

Christian Morel, presidente da Junta Local Autônoma de Rio Branco, reconheceu que a acumulação de água nos pneus é um problema sério. 

"A acumulação dos pneus em área descoberta no depósito da Junta é um problema grave", respondeu Morel ao site Portal Rio Branco, quando questionado sobre as medidas a serem tomadas para prevenir a dengue. Não há uma solução rápida para o problema já que seria necessário um investimento de cerca de 70 mil dólares para contratar empresa especializada de Montevidéu para triturar os pneus, afirmou Morel, ressaltando que este é um problema que vem se arrastando desde gestões anteriores.

A preocupação também existe do lado uruguaio de Aceguá, onde, segundo informações de Rádio Pueblo FM nesta segunda feira (22),  se contabilizam cerca de dez mil pneus descartados na área destinada ao depósito de lixo da cidade.

Tal realidade preocupante deve se repetir em Chuy e Rivera onde é similar o grande comércio de pneus aos turistas brasileiros, ficando os pneus descartados como grande problema a ser solucionado. 

Preocupados com a situação dos pneus descartados, representantes da Junta de Rio Branco visitam Secretário de Saúde de Jaguarão  

Segundo o secretário Celso Caetano, a visita dos senhores Alex e Sebastian, foi para trocar experiencias no que se refere às ações para o combate ao mosquito e também o auxílio que que se poderia  prestar nos problemas que a cidade vizinha se encontra, com mais de 40 mil pneus podendo ocasionar surto de dengue, chikungunha ou zika.

Um solução possível apresentada como sugestão pelo secretário Celso Caetano aos representantes uruguaios , seria conseguir com urgência um galpão para armazenar todos estes pneus, fazendo um trabalho de furos e secagem e retirando toda água. 

Conforme a Secretaria de Saúde, em Jaguarão já está em andamento a campanha de combate ao Aedes aegypti.,com a participação de agentes de saúde  e militares do 12º RCMec capacitados para a ação. Brevemente será desencadeado um mutirão para limpeza de todos os locais que possam ser propícios à proliferação do mosquito.



Fontes: http://j3jaguarao.wix.com/   RádioPuebloFM    http://www.portalriobranco.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário