Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Caixas eletrônicos de banco são arrombados em Jaguarão

Um caixa eletrônico da agência do Banrisul em Jaguarão foi arrombado na manhã de domingo (3).

De acordo com a Brigada Militar, três homens invadiram o local por volta das 7h e com um maçarico abriram o caixa eletrônico.

Ainda não se sabe se o trio conseguiu levar alguma quantia em dinheiro e quanto. Várias cédulas ficaram pelo chão da agência - localizada na Avenida 27 de Janeiro, centro da cidade. Essa informação só será conhecida na segunda-feira, quando está previsto o serviço da equipe de perícia.
O bando conseguiu fugir em um carro antes da chegada da Brigada Militar, acionada por vizinhos da instituição bancária.

Imagens de câmera de segurança de um estabelecimento comercial próximo ao banco são analisadas. Os bandidos fugiram em direção ao Uruguai.

Esse foi o quinto ataque a agências bancárias registrado no estado desde o início do feriadão, na sexta-feira (1º). Na maioria dos casos, os assaltantes usaram maçarico para abrir os caixas eletrônicos, segundo a polícia. Em uma das ocorrências, no sábado (2), três criminosos foram presos, após serem flagrados abrindo os equipamentos no Banco do Brasil de Tramandaí, no Litoral Norte. Outros três casos foram registrados na sexta-feira nos municípios de Passo do Sobrado, Santa Maria do Herval e Cachoeirinha.

Na véspera do feriado, na quinta-feira (30), outros três casos de roubo a banco ocorreram em Três Forquilhas, também no Litoral Norte, em São Leopoldo, na Região Metropolitana, e em Porto Alegre.
Abaixo, a lista de ataques a banco durante o feriadão:

Domingo, dia 3
Jaguarão: A agência bancária do Banrisul foi arrombada por volta das 7h deste domingo (3) em Jaguarão, no Sul do estado. Dos seis caixas eletrônicos do banco, apenas um foi aberto com uso de maçarico.
Sábado, dia 2
Tramandaí: Uma mulher e dois homens foram presos no sábado (2) depois de serem flagrados arrombando caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil, no centro de Tramandaí, no Litoral Norte. Antes de ser flagrado, o trio já havia retirado dinheiro de um dos equipamentos e tentava furtar outro caixa eletrônico. Maçaricos foram encontrados com os criminosos. A Brigada Militar informou que todo o dinheiro foi recuperado. As prisões ocorreram após um morador de Tramandaí perceber a ação e avisar a polícia pelo 190.
Sexta-feira, dia 1º
Passo do Sobrado: A agência bancária do Banrisul de Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, foi arrombada na manhã de sexta-feira (1°). Foi o segundo ataque ao mesmo banco em menos de uma semana. A Brigada Militar flagrou o crime. Três assaltantes que estavam dentro da agência bancária foram presos. Com um deles, foi encontrado R$ 600 em dinheiro. Um dos caixas eletrônicos havia sido aberto com uso de maçarico
Santa Maria do Herval: A agência bancária do Banrisul de Santa Maria do Herval, no Vale do Sinos, foi assaltada na madrugada de sexta-feira (1°). O crime ocorreu por volta das 3h, no Centro da cidade. Segundo a Brigada Militar, um grupo arrombou a porta da frente e invadiu o estabelecimento. Os bandidos abriram um dos caixas eletrônicos com maçarico. Para não serem gravados, os criminosos pintaram as lentes das câmeras de segurança com tinta spray. Eles fugiram em dois carros.
Cachoeirinha: Assaltantes arrombaram um terminal de caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o crime ocorreu por volta das 6h30 da manhã de sexta-feira (1°).
Os ataques a caixas eletrônicos entraram 2015 em ritmo alucinante
Até 10 de março, a polícia contabiliza 14 crimes, média de um caso a cada cinco dias.
Somente no feriadão de Carnaval (entre 14 e 17 de fevereiro), ocorreram sete casos em seis cidades. Foram arrombamentos na Capital, em Novo Hamburgo, um furto com maçarico em Taquara e tentativas em Parobé e em Cachoeirinha. Em Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, uma quadrilha explodiu a agência do Banrisul e tentou dinamitar a do Sicredi.
Em 1º de março, ocorreram explosões em agências do Banco do Brasil e do Banrisul de Barão, no Vale do Caí. Entre os dias 6 e 8, quadrilhas arrombaram com maçaricos bancos em Planalto, Jaguarão, Ivoti e Santo Antônio da Patrulha. No último sábado, também ocorreu o mesmo tipo de ataque em Barão do Triunfo e, no domingo, em Esteio.
Desde o primeiro dia de 2015, estamos em ação. Naquela manhã, prendemos parte do bando que horas antes explodiu o Banco do Brasil em General Câmara – enfatiza o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Repressão a Roubos e Extorsões do Deic.
Duas mulheres foram flagradas em Canoas com material de uma quadrilha que fez sete ataques em 2014. A polícia apreendeu dois fuzis, espingarda, munição, 15 quilos de explosivos, cordel detonante, coletes à prova de balas, miguelitos e dois carros. Integrantes do bando estão com prisão preventiva decretada pela Justiça.
Bancos investem, mas bancários cobram mais
Há necessidade dos bancos investirem muito mais, de aumentar a fiscalização do Exército com empresas que usam explosivos e maior ação policial de monitoramento de quadrilhas – afirma Lúcio Paz, diretor jurídico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, integrante do Coletivo Nacional de Segurança Bancária.

A Associação dos Bancos no RS (Asbancos) afirma que tem estudado alternativas junto à Secretaria de Segurança Pública e acompanha as diretrizes da Febraban.
Os bancos garantem investir em tecnologia para dificultar a ação dos ladrões. Prejuízos com arrombamento causam "extrema preocupação", afirmou em nota a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Os bancários cobram medidas mais efetivas.
Segundo informa a Febraban, "os bancos investem constantemente em tecnologia e outras formas para aperfeiçoar seus mecanismos de segurança". Dispositivos que mancham de tinta notas de dinheiro e soltam fumaça em caso de os caixas serem danificados ou explodidos são exemplos.

A federação afirma que investe cerca de R$ 20 bilhões por ano em tecnologia de proteção.

Fonte: G1 e Zero Hora

Edição de 06/05/2015 Ano VI nº 211


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário