Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 30 de março de 2015

Jaguarão. Ontem, Hoje - IMPRENSA LOCAL ( JORNAIS ) - 1850 - 1910

Nossa cidade ainda era uma “vila” quando o cidadão Carlos Eugênio Fontaine, requereu licença à Câmara Municipal para instalar uma tipografia. Esta se incumbiria também de publicar um periódico (jornal), com fins literários e comerciais. Era o “Comércio do Litoral”.

A licença foi concedida em 26 de Julho de 1854 e seu funcionamento foi na Praça da Matriz, nº 16.

Em 08 de Outubro de 1855, surgiria um concorrente:- “O Jaguarense”, editado por Pedro Bernardino de Moura & Cia, que obteve licença para funcionar à Rua do Triunfo, hoje Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Rua Carlos Barbosa.

Este jornal tinha a preferência através de contrato, para publicar os atos da administração da Vila. Porém durou pouco tempo, a Câmara deliberou e considerou nulo o contrato. Isto aconteceu porque o redator não estava cumprindo o compromisso assumido com a Câmara e ainda proferia injúrias e ofensas graves aos legisladores. Isso ocorreu em Abril de 1856, quando foi suspenso o contrato.

Naqueles tempos, era comum a publicação de artigos insultuosos contra as autoridades constituídas ou visando pessoas de posição social mais elevada.

Em 12 de Abril de 1875, saiu o primeiro número do jornal denominado “A Égua”. Na verdade um panfleto, distribuído gratuitamente, e segundo a história, de linguagem bem vulgar. Não poupava nem as autoridades judiciárias e muito menos a população.

Em 1878, surgiu o jornal “A Pátria” – O Atalaia do Sul já era um veterano, contava 16 anos de existência.
Parece que Jaguarão teve no passado uma “vida jornalística” bastante agitada. Isso se deduz pelo número de jornais que circulavam simultaneamente. Em 1868 circulavam o “O Echo Jaguarense”, - “O Argos”, - “O Onze de Julho”, - “O Santelmo do Sul”, e o “Atalaia do Sul”.

O Jornal denominado “A Lei”, publicado em 1862 era dirigido pelo Conselheiro do Império, Dr. Henrique d´Ávila, com uma publicação de feições distintas e estilo elevado.

Existiram ainda “A Ordem”, um importante jornal que circulou de 1875 à 1904.- Tanto este jornal como também o “Diário Jaguarense” que circulou de 1885 à 1910, pertenceram à Pedro Maria Carriconde.

Outro que pertenceu ao grupo dos importantes, foi a gazeta “O Comércio”, criada e dirigida pelo jornalista Eduardo Lacombe. Circulou de 1895 à 1911, um diário de grande formato e bem cuidada matéria de redação.

Entre os mais de 130 jornais que circularam no passado, ainda podemos citar, - “A Situação”, porta voz oficial do Partido Republicano, - “A Razão”, “A Tribuna do Povo”, mantido pela dissidência republicana.
Tivemos ainda de 1866 à 1887 editado pela Biblioteca Juvenil um semanário denominado “A Instrução” e uma revista publicada pelo Ginásio Espírito Santo, em 1908, intitulada “O Ginasial”.

Ainda há muitas coisas a ser falado sobre a imprensa local de antigamente para uma próxima oportunidade.
É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Fonte: Bibliot. Publ. Mun.- Impr. Local  1971


Edição de 25/03/2015  Ano IV nº 205



Nenhum comentário:

Postar um comentário