Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Deputado Zé Nunes trata de reinvindicações para Metade Sul junto ao DNIT


Nesta terça-feira (20), o deputado estadual Zé Nunes (PT) esteve em audiência com superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva. Na pauta, temas estratégicos para o desenvolvimento da Metade Sul, especialmente as obras de duplicação da BR 116, a ponte sobre o rio Camaquã, e a audiência pública que vai tratar da situação da BR 392 (trecho Pelotas - Santa Maria). “Nosso intuito nesta reunião de trabalho, é manifestar a preocupação em relação ao andamento da obra e os encaminhamentos futuros do processo de duplicação da rodovia como um todo”, explicou.
Em relação à BR 116, o parlamentar se mostrou preocupado com a retomada das obras nos lotes paralisados. De acordo com o superintendente, a tramitação do processo com a empresa Sultepa, responsável pela obra no trecho de São Lourenço do Sul, está na última instância para, posteriormente, rompimento de contrato, mas ainda há uma última possibilidade de recurso. “Concluída a fase burocrática e dando espaço de ampla defesa da empresa, será chamada a segunda colocada no certame licitatório”, informou Silva.
Conforme o superintendente, todas as medidas estão sendo encaminhadas também para a rescisão de contrato com o consórcio Brasília Guaíba, responsável pelo trecho Camaquã, embora a empresa tenha manifestado interesse em retomar a obra. Silva garantiu que o pagamento da Sultepa e da Brasília Guaíba, está em dia.
Sobre a ponte sobre o rio Camaquã, o parlamentar teve a informação de que o processo licitatório está pronto. “Como será pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), está sendo feita análise do risco, mas até o final do ano o edital deve ser aberto”, disse Silva.
Foram tratadas também questões relacionadas ao projeto da hidrovia Brasil-Uruguai. Nos aspectos relacionados à efetivação do contrato entre o porto de Pelotas e a Celulose Riograndense para o transporte hidroviário da matéria-prima, foi destacado que o projeto que prevê uma alça de acesso entre a ponte do Rio Grande e o porto, possui valores significativos, que estão sendo analisados tecnicamente em Brasília.
De outra parte, no que tange à licitação para a dragagem da Lagoa Miriam, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será agendada nova audiência com o superintendente da Administração de Hidrovias (HSul), Elói Spohr, para detalhamento do cronograma.
Audiência pública
Na oportunidade, o deputado convidou o governo federal a participar da audiência pública que tratará do projeto de duplicação da BR 392, a ser realizada no dia 30 de novembro, em Canguçu. A rodovia interliga, em parte da sua extensão, os municípios de Pelotas, Morro Redondo, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, São Sepé e Santa Maria.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)
Fonte: http://www.ptsul.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário