Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 28 de julho de 2015

Equipes de ESF recebem capacitação sobre diagnóstico e tratamento de tuberculose


O Serviço de Tuberculose de Jaguarão ao longo deste ano realizou diversas ações a fim de qualificar os serviços de saúde no município, entre elas, a capacitação de todas as equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Conforme a enfermeira Bruna Gomes, coordenadora do programa Tuberculose/Hanseníase Jaguarão e responsável por ministrar a capacitação, o objetivo da atividade foi possibilitar às equipes de ESF a ampliação da busca ativa dos sintomáticos respiratórios, fortalecendo o serviço de diagnóstico dos novos casos de tuberculose, bem como o acompanhamento do tratamento.

Sobre a doença ela destaca que a tuberculose, por ser uma doença infectocontagiosa, tem o correto diagnóstico e tratamento como principais medidas para o controle da doença, portanto, é fundamental que as portas da atenção básica estejam preparadas para atender esta demanda.

Ainda segundo a coordenadora é importante destacar para a comunidade que o diagnóstico, bem como o tratamento da tuberculose é realizado pelo SUS. Ela explica ainda que com o tratamento realizado de forma correta a doença tem cura.

Para buscar mais orientações sobre estes serviços a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do município ou a Secretaria Municipal de Saúde. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 53. 3261 1700, com a enfermeira Bruna.

 Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222



Nenhum comentário:

Postar um comentário