Um espaço aberto para o leitor

sábado, 11 de abril de 2015

Espaço do Mosqueteiro - Em busca do Penta

Por Santiago Passos

Começou o principal campeonato para o Grêmio neste ano: a Copa do Brasil. Um campeonato com todos os jogos sendo decisivos é garantia de emoção para o torcedor pois os jogadores devem encarar qualquer partida como uma final. O Grêmio é o maior campeão da Copa do Brasil junto com o Cruzeiro/MG, com 4 títulos cada um. Este ano deve ser o ano do Penta, tanto para o Grêmio quanto para o Felipão que também possui 4 títulos deste campeonato. Com times de todas as divisões e de todos os estados, a Copa pode não ser um primor de qualidade técnica, mas como os jogos são de mata-mata, sempre há a possibilidade de um time tecnicamente inferior ser campeão pois cada jogo é decisivo. Por este motivo que o time do Grêmio tem que jogar com mais seriedade e não subestimar seus adversários. 

No primeiro jogo, no meio da semana passada, contra o Campinense/PB o time tricolor foi superior tecnicamente e dominou a partida, mas poderia ter liquidado a fatura e eliminado o jogo de volta na Arena em Porto Alegre se houvesse ganhado por dois gols de diferença. Está certo que fomos prejudicados pela arbitragem por que houve um pênalti claríssimo não marcado a favor do nosso time, quando o centroavante Braian Rodriguez teve a sua camiseta quase arrancada pelo zagueiro do time adversário, pois a camiseta do Grêmio todo mundo quer. Sem contar que o gol do Campinense foi marcado em uma penalidade no mínimo questionável pois o Matías Rodriguez encostou no atacante deles e o pobre guri caiu no chão como se tivesse sido chutado por trás. E como no futebol brazileiro, o que vale para o árbitro marcar uma falta é a atuação e não se realmente ela ocorreu, pênalti contra o Grêmio. Porém, apesar disso, o time conseguiu impor seu ritmo e com uma atuação apenas razoável, com participações boas do Mamutelli, dando passe para gol do Douglas, e um golaço do Luan, conseguimos levar a vantagem no placar para o jogo de volta, e desta vez jogando na Arena, onde a torcida do gremista apoia seu time do começo ao fim. É de se esperar que a vitória venha naturalmente e que possamos seguir em direção ao quinto título aproveitando todos os jogos no caminho para amadurecer e entrosar cada vez mais a equipe.

No final de semana foi disputada a última rodada da fase classificatória do Gauchão, onde o Grêmio conseguiu se classificar com a segunda melhor campanha dos pontos corridos. É bem provável que o campeonato seja interrompido, pois a partida do Internacional x Passo Fundo pode ser anulada por que não foi marcado nenhum penâlti a favor da equipe colorada! Veremos o que a Federação Gaúcha vai decidir.
O jogo do Grêmio contra o São José foi importante para que o nosso técnico fizesse alguns testes na equipe, já que a classificação era garantida e o primeiro lugar muito pouco provável. Resolveu poupar jogadores pendurados pelo cartão amarelo e dar ritmo de jogo a alguns que não vinham atuando. Pode-se notar que Douglas é um jogador fundamental para a organização do meio campo. Quando esteve presente, movimentou-se muito, procurou o jogo e acertou passes importantes. Apesar de, as vezes, segurar demais a bola, é o maestro do time. Quando foi substituído pelo Maicon, o time perdeu capacidade de articulação e de criatividade, que só foi recuperada com a entrada do Lincoln. O empate não foi um resultado de todo ruim, pois pelo futebol que a equipe mostrou, a derrota não seria um resultado injusto, pois o único time que entrou para ganhar foi o São José. Porém o mais importante é que os jogadores tiveram consciência disso e no final do embate concederam entrevistas falando que tem que mudar a postura, pois agora começa as quartas de final com um jogo só de ida e quem ganhar se classifica para a próxima fase. Portanto, se não entrarem ligados contra o bom e experiente time do Novo Hamburgo, conhecido pela qualidade dos Galáticos do Vale, qualquer erro poderá custar caro e a eliminação do campeonato.


O jogo será na quinta-feira às 19:30, um horário horrível para o torcedor que trabalha se deslocar para o estádio. Enquanto continuarem com estes horários absurdos feitos para privilegiar as transmissões televisivas, os admiradores do futebol continuarão a assistir os jogos no conforto da sua casa, deixando os times, as confederações e o espetáculo cada vez mais pobres.

Edição de 08/04/2015  Ano IV nº 207



Nenhum comentário:

Postar um comentário