Um espaço aberto para o leitor

sábado, 28 de novembro de 2015

Teatro Esperança recebe o instrumental Sovaco de Cobra Trio neste sábado


Integrando as festividades de reinauguração, o Theatro Esperança recebe neste sábado (28) o lançamento do CD Sovaco de Cobra Trio visita Avendano Júnior. O projeto tem por objetivo trazer ao conhecimento do grande público, através do lançamento do CD com doze composições, a obra do compositor e cavaquinista pelotense Joaquim Assumpção Avendano Júnior, falecido em 15 de junho de 2012.

O evento inicia às 20h com show de abertura de Gilberto Isquierdo. Os ingressos custam R$5,00 e podem ser adquiridos no dia do evento a partir das 17h no Theatro.

Serviço
O quê: lançamento do CD Sovaco de Cobra Trio visita Avendano Júnior
Quando: Sexta-Feira, 28 de novembro
Onde: Theatro Esperança
Hora: 20h
Entrada: R$5,00

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

UBS Pindorama incentiva a prática de exercícios físicos com a comunidade


Ontem (24), através de uma iniciativa da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Pindorama, foi organizado um grupo de caminhada matinal. O grupo saiu da UBS e terminou se exercitando na academia de saúde ao ar livre. Toda segunda, quarta e sexta o grupo fará esse trajeto, com saída da UBS Pindorama, às 8h.
A academia de saúde foi inaugurada recentemente, no dia 6 de novembro, com a intenção de incentivar a prática de exercícios da população. Além de ajudar a diminuir e controlar o peso, a academia oferece diminuição do risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. O acesso é livre para toda a comunidade.
Departamento de Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

Prefeitura de Jaguarão implanta serviço de nota fiscal eletrônica no município

Visando melhorar e facilitar a vida do contribuinte do município, a Prefeitura de Jaguarão, através do Departamento de Transparência e Informação está implantando o sistema de Nota Fiscal Eletrônica.
O inovador sistema trará muitas facilidades para as atividades relacionadas à prestação de serviços, tais como a emissão de notas fiscais eletrônicas, recibo provisório de serviços, impressão de guias de recolhimento via internet, registro auxiliar da nota fiscal de serviços, no caso de prestadores de outros municípios, promovendo assim, o relacionamento eletrônico entre os contribuintes e o município.
Além de ser um grande avanço tecnológico para Jaguarão, o novo sistema propiciará uma melhoria no processo de controle fiscal, beneficiando o contribuinte na utilização da nota fiscal eletrônica e facilitando o processo de gestão contábil e simplificação de obrigações acessórias.
Para ter acesso a essas e outras facilidades relacionadas à Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), o contribuinte deverá proceder ao cadastramento eletrônico no site do município  www.jaguarao.rs.gov.br onde a partir da semana que vem estará disponibilizado o link para essa nova ferramenta.
Novas instruções serão repassadas aos contribuintes e contabilistas no dia 23 de novembro de 2015 às 15h, na Biblioteca Pública Municipal.
Saiba mais: A Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) é um sistema facilitador que viabiliza não somente a questão do controle fiscal e de arrecadação do Município, mas principalmente quanto à agilidade e diminuição no tempo de envio da nota para o seu cliente, como ainda a redução de despesas com custeio de correspondências seladas, e ainda favorece quanto à credibilidade junto ao cliente, pois estará contribuindo para o exercício da cidadania, já que o tributo do ISSQN fica exclusivamente no Município, revertido em benefícios para a comunidade e para o próprio empresário em serviços públicos de qualidade.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escola de Guaíba e de Rio Branco realizam Encontro de Intercambio Cultural Binacional


EL CONSULADO DE DISTRITO DE URUGUAY EN YAGUARON SE COMPLACE EN COMUNICAR QUE TENDRÁ LUGAR UN ENCUENTRO DE INTERCAMBIO CULTURAL BINACIONAL, QUE SE LLEVARÁ A CABO EL PRÓXIMO 25 DE NOVIEMBRE DEL CORRIENTE AÑO, EN LA ESCUELA Nº 5, MARIA JOSEFA GAMIO DE FERREIRA (CALLE GENERAL ARTIGAS Nº 437), DE LA CIUDAD DE RIO BRANCO, DEPARTAMENTO DE CERRO LARGO.

EL ENCUENTRO PREVISTO SE REALIZARÁ ENTRE LOS NIÑOS URUGUAYOS QUE ASISTEN A LA MENCIONADA ESCUELA Y LOS NIÑOS BRASILEÑOS DE LA ESCUELA MUNICIPAL, MAXIMO LAVIAGUERRE DE LA CIUDAD DE GUAIBA (RS) QUE VISITARÁN ESTA REGIÓN FRONTERIZA EN ESA FECHA. LA INICIATIVA DE LA REALIZACIÓN DE ESTE INTERCAMBIO CULTURAL BINACIONAL PARTIÓ DE LA ESCUELA BRASILEÑA Y CONTÓ CON EL PLENO APOYO DE LA ESCUELA URUGUAYA.

AMBAS ESCUELAS SON DE TIEMPO COMPLETO Y ENSEÑAN ESPAÑOL Y PORTUGUÉS, POR LO QUE COMPARTIRÁN TODA LA JORNADA EN LA QUE ESTÁ PROGRAMADO: EN PRIMER LUGAR EL CONTACTO DE LOS ALUMNOS EN LOS DOS IDIOMAS, SEGUIDO DE UNA RECORRIDA POR LAS ESCUELA Y PRESENTACIÓN DE SU METODOLOGIA DE TRABAJO. EN SEGUNDO LUGAR, A LA HORA 12 (13HS DE BRASIL) SE REALIZARÁ UN BREVE ACTO PROTOCOLAR A FIN DE QUE LAS AUTORIDADES DE AMBOS PAISES TOMEN CONOCOIMIENTO DEL ENCUENTRO. EN TERCER LUGAR, A LAS 12:30 LOS NIÑOS COMPARTIRÁN UN ALMUERZO EN EL EDIFICIO ESCOLAR. EN CUARTO LUGAR, EN HORAS DE LA TARDE SE REALIZARÁN ENTRETENIMIENTOS DIVERSOS.

Prefeitura e SENAR divulgam edital para seleção de monitor no Programa Jovem Aprendiz em Jaguarão

Na última quinta-feira (19) foi publicado pelo SENAR o edital referente ao processo seletivo para a contratação de monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural (Jovem Aprendiz), em Jaguarão. As inscrições devem ser feitas com os documentos pessoais, de 23 a 26 de novembro de 2015, das 8h às 14h, na Secretaria de Educação e Desporto (Praça dos Desembarques, nº 24). O período de contratação é de 7 de dezembro de 2015 a 4 de novembro de 2016.

De acordo com o edital há uma vaga e os requisitos são: ter ensino médio completo, idade mínima de 18 anos completos, possuir conhecimento em informática (preferencialmente Word), ter boa redação e dicção e residir no município de Jaguarão.
Ainda segundo as informações do edital o processo seletivo contará com quatro etapas. Na primeira serão analisadas as fichas de inscrição e eliminadas as que não atenderem aos requisitos necessários. Já a segunda etapa é uma prova objetiva, com questões de língua portuguesa e informática, que será realizada às 9h do dia 1º de dezembro, na Secretaria de Educação e Desporto, com duração máxima de uma hora.
Na terceira etapa, os candidatos que tiverem feito, no mínimo, sete acertos na prova objetiva, serão chamados para uma entrevista, a qual será contabilizada com uma nota.    A quarta etapa é a soma da nota da prova com a da entrevista.
 Interessados em mais detalhes para acessar o Edital de Processo Seletivo Simplificado Nº 308439 CLIQUE AQUI


Prefeitura intensifica manutenção nas praças de Jaguarão


Há cerca de um mês a secretaria de Serviços Urbanos em conjunto com o programa Abrace vem intensificando as ações de manutenção e melhoria das praças na cidade. Conforme o secretário adjunto, Paulo Khader, as equipes estão trabalhando na Praça Comendador Azevedo e Dr. Alcides Marques. A ideia é que a próxima ação aconteça na praça do hospital.
Embora as ações ainda estejam em andamento já é possível perceber um colorido a mais nos brinquedos, que além da pintura estão recebendo manutenção. 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Prefeito Cláudio Martins participa de Seminário Internacional no México


O Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, encontra-se na Cidade do México participando do Seminário Internacional ¡Viva el Centro!, organizado pelo governo da Cidade do México e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o qual se celebra na capital mexicana nos dias 18 e 19 de novembro de 2015. O Seminário é dirigido às altas autoridades dos governos da América Latina e do Caribe, responsáveis pelas políticas públicas em matéria de revitalização, desenvolvimento urbano e econômico, e gestão dos centros históricos.

Os centros históricos são a manifestação viva da cultura da América Latina e Caribe e representam uma grande oportunidade para a transformação urbana integral das cidades. O Seminário divulgará experiencias exitosas de revitalização que incentivem ações de contribuição ao desenvolvimento sustentável e equilibrado das cidades.

O convite para participar do Evento ao Prefeito Cláudio Martins partiu do BID e do IPHAN devido à sua gestão e experiência na luta pelo Patrimônio Cultural, em ações e projetos de preservação e restauro do patrimônio material e imaterial da cidade de Jaguarão. A cidade tem sido referencia nacional no que se relaciona a essas áreas tendo conquistado recursos consideráveis do PAC das Cidades Históricas para o restauro de prédios de grande importância histórica como o Teatro Esperança, recém-inaugurado, o Mercado Público Municipal com obras de restauro em vias de conclusão e outros projetos em andamento.

Representando o Brasil , palestrará no Evento, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, que apresentará a experiência do Brasil em gestão pública nos processos de revitalização.

Informações do BID e IPHAN

Programa Saúde Mais Perto de Você vai estar no Passo da Areia nesta sexta

Nesta sexta-feira (20) a Secretaria de Saúde de Jaguarão  estará no caminho Passo da Areia realizando mais uma ação do programa “Saúde Mais Perto de Você. No local a população poderá acessar atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além das orientações da equipe da vigilância.

Os atendimentos iniciam às 8h e seguem até às 14h.

Emoção e alegria marcam a reinauguração do Theatro Esperança de Jaguarão

Fotos Roberto Luzardo

Jaguarão viveu na última sexta-feira (13) uma noite especial. Ao longo da semana o assunto de destaque era o Theatro Esperança e a comunidade jaguarense aguardava ansiosa por um dos momentos mais esperados dos últimos cinco anos, período em que o Theatro esteve fechado para as obras de restauro.
Na grande noite uma diversidade de público de todas as idades, que incluía autoridades, professores, catadores, estudantes, artistas e representantes de diferentes setores, foi contagiada pela magia do Theatro e no rosto de cada um era possível ver uma mistura de emoção, orgulho e alegria.
No início do evento, ao abrirem-se as cortinas pela primeira vez, a plateia vibrou e os aplausos representavam o orgulho do povo jaguarense em receber novamente um dos patrimônios mais importantes do Estado, totalmente restaurado.
No momento solene da noite o prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o superintendente do IPHAN, Eduardo Hann, o deputado federal Henrique Fontana e o coordenador nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida realizaram pronunciamentos em que ressaltaram a grandiosidade do momento e a importância para Jaguarão em ter novamente o Theatro Esperança ativo e restaurado .
Descerramento da placa alusiva à reinauguração
Dentro da programação o público também acompanhou o discurso do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares que falou sobre a história do Theatro Esperança e o show de abertura com os músicos Alessandro Gonçalves, Paulo Timm, André Timm, Darci da Rosa, Fábio Costa e Gil Soares, artistas da terra que levam a música, a arte e a cultura de Jaguarão para diversas regiões.
A festa contou ainda com a apresentação de Shana Muller e Ângelo Franco, promovido pelo Espaço Cultural La Mancha, e também com o show de Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua.
Entre as autoridades de outros locais que prestigiaram o evento estavam, os deputados estaduais Zé Nunes e Miriam Marroni, o alcalde de Rio Branco (Uy) Christian Morel, a diretora do IPHAE, Miriam Rodrigues, a ex-superintendente do IPHAN, Ana Meira, o prefeito de Pedro Osório, César Brito e o secretário de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas.
O evento que marcou a entrega do Theatro pelo Iphan e Prefeitura foi uma realização da Prefeitura de Jaguarão em parceria com o Espaço Cultural La Mancha e Sociedade Independente Cultural (SIC).
Confira alguns eventos já confirmados:





28/11 – Show Sovaco de Cobra (20h)

04/12 - Lançamento do Livro de Hélio Ramirez:  O OLHAR DOS VIAJANTES
6/12- Mostra Dança e Estilo: Do passado ao presente: Abrindo o baú da dança (19:30h)
12/12- Espetáculo Viva- 10 anos Ayuni Studio de Dança (21h)
18/12 – Lançamento do disco Cartas de Marear dos Náufragos Urbanos (21h)
20/12 – 13° Mostra Espaço da Dança: “Poesia das Cores” (21h)
SAIBA MAIS: 
O Teatro:
O Theatro Esperança começou a ser construído em 1887 e foi inaugurado dez anos depois. É apontado como o terceiro mais antigo do estado, precedido pelo Theatro Sete de Abril, de Pelotas, e pelo Teatro São Pedro, de Porto Alegre. É reconhecido, do mesmo modo, no cenário nacional, por sua qualidade acústica.
O prédio, tombado por seu valor histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde o ano de 1990, passou recentemente a tutela e proteção, também, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A construção desponta entre os belos acervos arquitetônicos do centro da cidade, tombada nacionalmente por seu conjunto Histórico e Paisagístico, contemplando mais de 800 prédios e uma área de entorno.
O porte da casa de espetáculos traduz a expansão econômica que vivia Jaguarão no final do período oitocentista e princípios do século XX, por sua vez refletida na fase áurea da construção civil e no engajamento da sociedade com a movimentação cultural e artística do país.
A cidade estava no roteiro das companhias que se apresentavam no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pelotas, e seguiam para Montevidéu e Buenos Aires. Por sua localização estratégica e importância política na região, recebeu peças de autores de renome, como adaptações de Shakespeare traduzidas, Alexandre Dumas, José de Alencar, Lobo da Costa, entre outros, conforme atestam os jornais locais.
Outro aspecto interessante, é que o espaço adaptava-se à realização de espetáculos circences. Para tanto, removiam-se as cadeiras e o piso da plateia, cujo tablado era móvel, e esta se transformava em picadeiro.
A Obra:
A obra teve início em 2010 e contou com recursos do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, com um investimento total de cerca de R$ 6 milhões e gerou trabalho e renda para muitas famílias. No período de restauro foram contratados 60 funcionários diretos e 15 indiretos.
Conforme informações do escritório técnico da secretaria de Planejamento a 1ª etapa da obra gerenciada pelo IPHAN, que ocorreu em 2010 e 2011, envolveu o restauro da cobertura, restauro do forro de estuque, do piso das galerias e sistemas de proteção de descargas atmosféricas- SPDA.
Em 2012 foi dado início a 2ª etapa da obra, que foi gerenciada pela prefeitura e teve investimentos de R$4.634.198,06. Nessa etapa, finalizada em 2015, foram realizados o restauro do palco, camarins, piso da plateia, forro das galerias, escadas de madeira, restauro do foyer das lojas, reforma nos banheiros com acessibilidade, construção da escada de incêndio, iluminação e sonorização.
Ainda segundo os dados da secretaria de Planejamento em outubro deste ano foi executado e aprovado o Plano de Prevenção Contra Incêndio –PPCI, um investimento de R$ 88.993,20.
O projeto de restauro do Theatro Esperança é assinado pelo arquiteto William Pavão e a obra foi executada pela empresa Marsou Engenharia.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mateada alusiva ao aniversário de Jaguarão será neste domingo (22)


Neste domingo (22), na Praça Comendador Azevedo, será realizada uma Mateada alusiva ao aniversário da cidade, celebrado no dia 23 de Novembro. A promoção do evento é do Conselho Municipal de Política Cultural, por meio do Setorial de Dança, Música e Teatro, em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
Iniciando às 15h, o evento terá apresentações artísticas, artesanato, apresentação de coral e de invernadas artísticas. Com apoio da ervateira Invernada o evento contará ainda com distribuição de erva-mate e água-quente para quem quiser levar seu chimarrão.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Receita Federal apreende bebidas em Jaguarão

Em uma operação de rotina, agentes da Receita Federal da Inspetoria de Jaguarão, abordaram um veículo uruguaio de fretes na Ponte Internacional Mauá, transportando no seu interior 28 caixas de vinho sem a comprovação de regularidade de importação.

Ao todo foram apreendidas 336 garrafas de vinho que totalizaram aproximadamente R$ 6.400,00. O condutor do veículo foi identificado e liberado e as bebidas foram recolhidas ao depósito da Inspetoria da Receita Federal de Jaguarão/RS.








Prefeito Cláudio e vice Lisandro participam de encontro com familiares e usuários do CAPS


O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz, acompanhados do secretário de Saúde Celso Caetano, participaram na semana passada de encontro com os familiares e usuários do CAPS Sítio Renascer.
Na ocasião foi apresentada aos familiares a revitalização do prédio da instituição, que foi todo pintado. O valor total do investimento foi de R$ 17 mil oriundos do Programa Cuca Legal – RS.

O vice-prefeito Lisandro Lenz falou sobre a importância de qualificar o espaço ressaltando o trabalho desenvolvido no local. “É preciso avançar cada vez mais com o trabalho desenvolvido pelo CAPS Sitio Renascer, pois o atendimento realizado aqui aos usuários é o que garante a reinserção deles na sociedade com mais qualidade de vida”.
Já o prefeito Cláudio Martins lembrou que mesmo com a crise que assola o Rio Grande do Sul, principalmente na área da saúde, Jaguarão é o município da região que mais vem investindo em saúde. “Realizamos diversos concursos públicos, nomeando profissionais para o CAPS e seguimos investindo nas UBS’s. Também acontecerão outras ações aqui no bairro Kennedy que beneficiarão diretamente os usuários do CAPS como o projeto de revitalização da Praça, implantação da Academia de Saúde e ampliação da UBS da Kennedy”, destacou.

Para o coordenador do CAPS Mário Garcia (Bocha), a união e dedicação da equipe de trabalhadores do Sítio Renascer têm feito à diferença no tratamento dos usuários. “Tenho que agradecer e muito a equipe do CAPS, pois hoje estamos mais família do que nunca e isso faz toda a diferença. Também poder contar com a presença dos familiares dentro de nossa instituição é de suma importância para que possamos garantir uma melhor qualidade de vida para nossos usuários”, finalizou.


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

7ª Semana da Consciência Negra de Jaguarão tem abertura hoje no Clube 24


A programação conta com uma semana de oficinas, mesas de debate e marchas em diferentes horários e locais da cidade e vai até o dia 20. A Abertura acontece nesta segunda-feira (16) as 20:30 horas no Clube 24 de Agosto, Ponto de Cultura do Estado do RS.

Confira a programação:

16/11
10h Oficina de Turbante (M) na EMEF Fernando Corrêa Ribas
13h30 Oficina de Grafite na EMEF Padre Pagliani
19h30 Mesa de Abertura no Clube 24 de Agosto

17/11
8h30 Oficina de Basquete na EMEF Fernando Corrêa Ribas
8h30 Oficina de Capoeira (M) na EMEF Marechal Castelo Branco
8h30 Oficina de Grafite na EMEF Ceni Soares Dias
9h30 Oficina de Fotografia na EMEF Padre Pagliani
10h Oficina de Turbante (M) na EMEF General Antônio de Sampaio
19h30 Mesa sobre a Lei Federal nº10.639 no Clube 24 de Agosto

18/11
Apresentação do Grupo Abiaxé na EMEF Fernando Corrêa Ribas
8h30 Oficina de Basquete na EMEF Marechal Castelo Branco
8h30 Oficina de Grafite na EMEF General Antônio de Sampaio
9h Oficina de Dança na EMEF Manoel Pereira Vargas
9h Oficina de Dança na EMEF Padre Pagliani
19h 30 Mesa sobre a Marcha Nacional de Mulheres Negras/Clubes Negros no Clube 24 de Agosto

19/11
8h30 Oficina de Basquete na EMEF Manoel Pereira Vargas
14h Oficina de Capoeira (T) na EMEF Fernando Corrêa Ribas
15h30 Oficina de Capoeira (T) na EMEF Marcílio Dias
19h30 Setorial Cultura Afro CMPC no Clube 24 de Agosto

20/11
15h30 Marcha na Praça do Desembarque



Coluna Vânia Baucke - Elisa Pratti lança nova técnica Sutura Silhouette

Elisa com a proprietária do Restaurante Chu

Elisa Pratti realizou no Restaurante Chu em Pelotas, em uma produção  de Flávio  Mansur,  o lançamento de uma nova técnica - a Sutura Silhouette,   explicando sobre todos os procedimentos.  
Alejandra Afonso e Elisa 

 Pedágio da Liga Feminina de Combate ao Câncer em 11 de novembro de 2015


domingo, 15 de novembro de 2015

Rubayat Leitzke na Reinauguração do Teatro Esperança de Jaguarão


O radialista Rubayat Leitzke, apresentador do popular programa Variedades do Ruba, fala sobre a reinauguração do restaurado Teatro Esperança de Jaguarão. 

sábado, 14 de novembro de 2015

Deputado Zé Nunes na Reinauguração do Teatro Esperança de Jaguarão


Deputado Estadual Zé Nunes prestigiou a reinauguração do Teatro Esperança de Jaguarão e fala sobre a importância desse espaço para a cultura e o desenvolvimento da Região Sul do Estado.
O Evento aconteceu na noite de 13 de novembro de 2015.

Shana Muller na Reinauguração do Teatro Esperança em Jaguarão


A cantora e apresentadora do Galpão Crioulo, Shana Muller,  fala sobre a emoção de fazer parte do Projeto do La Mancha e também de participar da reinauguração do Teatro Esperança em Jaguarão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Café Filosófico no Boteco do Villa - Evento cultural UNIPAMPA



Com este espírito de inspiração ao pensar num ambiente caracterizado pela leveza sem perder de vista a densidade dos debates, o Projeto de Extensão: CAFÉ FILOSÓFICO: “fronteiras da reflexividade”; convida profissionais e ativistas da área cultural, artistas, estudantes, educadores e comunidade em geral para abertura de suas atividades no dia 18 de novembro às 19h. 

O evento, promovido pelo referido projeto da UNIPAMPA – Campus Jaguarão é patrocinado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXT e apoiado pelo empreendimento "Boteco do Villa", local onde será realizada a atividade, Av. Vinte de Setembro, 84, Jaguarão – RS. Esq. Rua júlio de Castilhos. 

Acompanhada de som ambiente e tematizado, além de tirinhas, charges e demais instrumentos audiovisuais será oportunizado aos participantes assistir e dialogar com o convidado especial da noite; Profº Gerson Schulz, da Fundação Universidade de Rio Grande – FURG, que apresentará a discussão da temática: "O lugar da Filosofia na 'decadência' dos valores do cotidiano"

A participação na atividade será aberta ao público, sem custos adicionais àqueles que tiverem interesse em obter atestado de participação, sendo; para isso, exigida apenas a realização de sua inscrição. Terão direito a receber posteriormente certificado àqueles que participarem também da segunda edição, no dia 04/12/2015 às 17h no complexo acadêmico da UNIPAMPA – Campus Jaguarão. 

OBS: As inscrições poderão ser realizadas no local do evento. 

Informações adicionais poderão ser obtidas por intermédio do Coordenador Projeto pelo correio eletrônico jucenirrocha@unipampa.edu.br ou Telefone: (53) 9155 2505.

Teatro Esperança será reinaugurado nesta sexta e evento será aberto ao público em geral


Jaguarão viverá um momento histórico na sexta-feira (13) quando será entregue à comunidade o Teatro Esperança, totalmente restaurado. Único na cidade, o espaço é considerado um templo das artes que abriga expressões artísticas da região e do país vizinho.

Para o dia 13 além da cerimônia que marca a reinauguração estão confirmados os shows musicais de Shana Muller e Ângelo Franco, e de Serginho Moah e banda, vocalista da banda Papas da Língua.

Conforme a Prefeitura Municipal o evento terá início às 19h, quando a atividade estará aberta para àqueles que portarem convite, sendo autoridades locais, regionais, nacionais e também do Uruguai, além de representantes de diversas entidades e setores da sociedade, entre eles, sindicato de trabalhadores, cooperativas e escolas.

Na tarde de ontem (10) o prefeito Cláudio Martins confirmou que a partir das 19h30 as portas do Teatro serão abertas à população em geral que poderá acompanhar o grande momento de reinauguração do Teatro Esperança, observada a capacidade máxima do local.

O evento é uma realização da Prefeitura de Jaguarão em parceria com o Espaço Cultural La Mancha e Sociedade Independente Cultural (SIC).

O Teatro

O Teatro Esperança começou a ser construído em 1887 e foi inaugurado dez anos depois. É apontado como o terceiro mais antigo do estado, precedido pelo Teatro Sete de Abril, de Pelotas, e pelo Teatro São Pedro, de Porto Alegre. É reconhecido, do mesmo modo, no cenário nacional, por sua qualidade acústica.

O prédio, tombado por seu valor histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde o ano de 1990, passou recentemente a tutela e proteção, também, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A construção desponta entre os belos acervos arquitetônicos do centro da cidade, tombada nacionalmente por seu conjunto Histórico e Paisagístico, contemplando mais de 800 prédios e uma área de entorno.

O porte da casa de espetáculos traduz a expansão econômica que vivia Jaguarão no final do período oitocentista e princípios do século XX, por sua vez refletida na fase áurea da construção civil e no engajamento da sociedade com a movimentação cultural e artística do país.

A cidade estava no roteiro das companhias que se apresentavam no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pelotas, e seguiam para Montevidéu e Buenos Aires. Por sua localização estratégica e importância política na região, recebeu peças de autores de renome, como adaptações de Shakespeare traduzidas, Alexandre Dumas, José de Alencar, Lobo da Costa, entre outros, conforme atestam os jornais locais.

Outro aspecto interessante, é que o espaço adaptava-se à realização de espetáculos circences. Para tanto, removiam-se as cadeiras e o piso da plateia, cujo tablado era móvel, e esta se transformava em picadeiro.


A Obra

A obra teve início em 2010 e contou com recursos do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, com um investimento total de cerca de R$ 6 milhões e gerou trabalho e renda para muitas famílias. No período de restauro foram contratados 60 funcionários diretos e 15 indiretos.

Conforme informações do escritório técnico da secretaria de Planejamento a 1ª etapa da obra gerenciada pelo IPHAN, que ocorreu em 2010 e 2011, envolveu o restauro da cobertura, restauro do forro de estuque, do piso das galerias e sistemas de proteção de descargas atmosféricas- SPDA.

Em 2012 foi dado início a 2ª etapa da obra, que foi gerenciada pela prefeitura e teve investimentos de R$4.634.198,06. Nessa etapa, finalizada em 2015, foram realizados o restauro do palco, camarins, piso da plateia, forro das galerias, escadas de madeira, restauro do foyer das lojas, reforma nos banheiros com acessibilidade, construção da escada de incêndio, iluminação e sonorização.

Ainda segundo os dados da secretaria de Planejamento em outubro deste ano foi executado e aprovado o Plano de Prevenção Contra Incêndio –PPCI, um investimento de R$ 88.993,20.

O projeto de restauro do Teatro Esperança é assinado pelo arquiteto Wiliam Pavão e a obra foi executada pela empresa Marsou Engenharia.

Camarins
Fotos: Fernanda Barbier
Contatos para mais informações: 
Alencar Porto  (Sec. de Cultura e Turismo 53.84029515) 
Fernanda Cassel (Assessoria de Imprensa 53.84474015)

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Santa Casa assina contrato com o Banrisul para garantir pagamento de atrasados do Governo do Estado


Hoje pela manhã (10) foi assinado contrato da Santa Casa com o Banrisul a fim de garantir o pagamento dos repasses atrasados do governo do estado referentes ao final de 2014 e ao ano 2015. A medida, adotada pelo governo estadual, é de que os hospitais devem contratar o empréstimo com juros subsidiados, porém o município é responsável por conseguir os fiadores. A quitação do financiamento será em 36 parcelas – de novembro de 2016 a outubro de 2019.

Para o prefeito Cláudio Martins, esta não é uma situação confortável, pois não há garantias de que o estado pagará realmente a dívida. “Se estamos assinando este contrato hoje é porque tivemos duas pessoas corajosas, João Cláudio Pedroza (gestor presidente da Santa Casa) e Sandro Calvetti (agente comunitário de saúde) que serão os fiadores de um contrato de R$ 905 mil. Assinar hoje esse documento não significa o dinheiro na conta, pois ainda existe todo um trâmite burocrático para que finalmente o valor chegue até a Santa Casa”.

Mesmo assim o prefeito diz que o município deu um voto de confiança ao governo do estado e que seguirá cobrando os repasses atrasados para a secretaria de Saúde do município, que vem gerando um ônus de mais de R$ 1 milhão, que podem resultar em suspensão de alguns serviços, como o transporte de pacientes para tratamento em outros municípios.

Na ocasião da assinatura, o gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza ressaltou que a realização do ato para firmar o contrato com o Banrisul foi para dar transparência ao processo e deixar a par principalmente os trabalhadores do hospital. “O governo do estado anunciou a liberação deste empréstimo em setembro e somente agora, 10 de novembro, estamos assinando o contrato, de um recurso que ainda está por vir”.

João Cláudio lembrou que o valor referente ao mês de outubro que deveria ter sido repassado pelo governo do estado, também foi incluído no empréstimo, impossibilitando assim o pagamento do salário dos trabalhadores da Santa Casa. “Infelizmente não conseguiremos cumprir com o pagamento dos salários até o quinto dia útil, pois teremos que aguardar o depósito do dinheiro referente ao empréstimo assinado hoje”.

O empréstimo firmado com o Banrisul é de R$ 905 mil, sendo os juros de 1,7% ao mês.  Estiveram presentes no ato o gerente local do Banrisul, Mario Madruga, o prefeito Cláudio Martins, o gestor presidente da Santa Casa João Cláudio Pedroza, os componentes da mesa diretora da entidade Sandro Calvetti e Cristian Sabbado , além de vereadores e trabalhadores do hospital.





Hélio Ramirez Lança Livro em Pelotas e Jaguarão


O Biólogo, músico , ativista cultural e escritor, Hélio Ramirez,  lança na 43ª Feira do livro de Pelotas,  nesta sexta feira, dia 13/11/2015,  sua mais recente obra:  O OLHAR DOS VIAJANTES: A PAISAGEM DA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XIX SOB O OLHAR DE VIAJANTES EUROPEUS. 

Segundo o autor, o presente trabalho busca resgatar, através do relato de dez europeus do século XIX (John Mawe, John Luccock, Nicolau Dreys, Saint-Hilaire, Carl Seidler, Arsène Isabelle, Robert Avé-Lallemant, Carl Axel M. Lindman, Conde D’Eu e Michael George Mulhall), a visão sobre a flora, o meio ambiente, a paisagem e as práticas agropastoris usadas pelos colonizadores à época de suas permanências na zona sul do estado do Rio Grande do Sul e de como essas práticas vieram a modificar o ecossistema.

Em Jaguarão, o Lançamento será no dia 04 de dezembro de 2015, no Saguão do restaurado Theatro Esperança. 

O Livro conta com o apoio da SIC, Sociedade Independente Cultural de Jaguarão e do Instituto Meridionalis de Estudos da Flora.



terça-feira, 10 de novembro de 2015

Escritor jaguarense Aldyr Schlee condecorado com a Ordem do Mérito Cultural do Brasil


O escritor jaguarense Aldyr Garcia Schlee recebeu das mãos da Presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Cultura Juca Ferreira a condecoração da Ordem do Mérito Cultural do Brasil – outorgada pelo Ministério da Cultura relativamente a 2015. O evento aconteceu ontem(09) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Aldyr Garcia Schlee é professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, doutor em Ciências Humanas, autor de mais de suas dezenas de livros de ficção, ensaios e tradução – especialmente referidos à fronteira brasileiro–uruguaia e à literatura sul-rio-grandense –, tendo atuado como Consultor Senior do Itamarati para redação do Tratado da Lagoa Mirim e sendo detentor de uma dezena de prêmios nas áreas de literatura, jornalismo e artes plásticas.

A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira e tem ampla abrangência temática, de forma a contemplar anualmente diferentes áreas do saber e do fazer que tornam marcante nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da riqueza. A homenagem, criada pelo Governo Federal em 1995 por meio de decreto, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-los à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Assembleia irá debater a fundação da Associação de Terreiros de Umbanda de Jaguarão

Nesta quinta-feira (12) será realizada a Assembleia Extraordinária de fundação da Associação de Terreiros de Umbanda de Jaguarão. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Rodrigo Machado da Costa (Rodriguinho), estão convidados para esta atividade todos os representantes de casas de terreiros de Jaguarão.

A Assembleia será no Clube 24 de Agosto, às 19h. Os assuntos debatidos serão a Constituição e criação da Associação dos Terreiros de Umbanda, a escolha da denominação da associação, a escolha do local de instalação da entidade, a aprovação do estatuto da entidade, a eleição de sua primeira diretoria e de seu primeiro conselho fiscal e a posse da chapa eleita.

Os interessados em participar das eleições para a diretoria e para o conselho fiscal da associação devem compor sua chapa e inscrevê-la junto a Comissão Organizadora Pró-Associação no dia da Assembleia, com 30 minutos de antecedência da atividade.

Interessados em mais informações podem entrar em contato com Rodriguinho através do telefone 84578102


sábado, 7 de novembro de 2015

Comunicado aos leitores,assinantes, colaboradores e anunciantes


Caros leitores, assinantes, anunciantes e colaboradores

Há dois anos assumimos o compromisso de manter o Jornal Fronteira Meridional circulando e informando, com qualidade e ética, a todos os jaguarenses.

Foi uma curta trajetória, porém construída com dedicação, zelo e suor, fazendo o que acreditamos como um direito social: o direito à informação e à comunicação. Em função de novos desafios pessoais dos que hoje dirigem o semanário, daremos por encerrado este ciclo.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para a existência do Jornal Fronteira Meridional. A Taiane Born, por ter dado início a esta jornada, traçando um caminho sólido. Aos companheiros e amigos Ulisses Couto, Renata Faria, Fernanda Cassel por terem abraçado o desafio de colocar semanalmente um jornal impresso na rua.

Ao Allan Lopes e ao Fernando Campelo que doaram seu tempo e seu trabalho para que todas as semanas nossos leitores tivessem a oportunidade de saber, da forma mais plural possível, informações e notícias de interesse comum para a sociedade.

Um muito obrigada aos colunistas, que contribuem com suas crônicas e opiniões para que, através do jornalismo, possamos construir uma sociedade mais crítica, participativa e consciente de seus direitos, e por fim, agradeço aos nossos assinantes e anunciantes que acreditam na importância de um veículo de comunicação como o Jornal Fronteira Meridional.

Seguiremos mantendo nossos leitores informados através do nosso blog http://fronteirameridional.blogspot.com.br/ e página no facebook, onde também serão disponibilizados os textos dos nossos colunistas.

A trajetória do Jornal Fronteira Meridional não se encerra por aqui. Em breve ele retornará sob nova direção e mantendo, com certeza, a ética, qualidade e o profissionalismo que tanto lhe é característico.

Um forte abraço!
Maria Fernanda Passos

Diretora do Jornal Fronteira Meridional

Ações da Liga Feminina de Combate ao Câncer por Vânia Baucke



Encerramento da campanha "Outubro Rosa" realizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, presidente Neusa Knorr, realizada  no dia 30/11 no Salão Stillus e a maquiagem do Boticário.
         
O Bazar da Liga Feminina de Combate ao Câncer será realizado no dia 18/11, das 10:00 horas às 18:00 hs, na sala de reuniões  do Hotel Sinuelo. Toda renda é revertida em prol  desta entidade.

Condenados PMs acusados de tortura em Jaguarão

Promotoria vai recorrer para que penas sejam aumentadas, adiantou o MP

A Justiça de Jaguarão condenou seis Policiais Militares e um comparsa por tortura e coação no curso do processo, por crimes ocorridos em 7 de setembro de 2014. Conforme as investigações do Ministério Público, os Policiais Militares torturaram cinco vítimas, uma delas menor de 18 anos, para forçá-las a informar o responsável pelo furto às residências de dois deles.
Rodrigo de Freitas Neumann recebeu pena de sete anos e um mês de prisão; Everton Radde e Osni Silva Freitas, de cinco anos e sete meses, e Edison Fernandes Pinto e Iara Luiza Vitória, a cinco anos e seis meses. Todos devem cumprir a pena em regime fechado.
Eles também foram condenados à perda do cargo público e não podem ingressar no serviço público pelo dobro do período de condenação (exceto Júlio César e Osni Freitas, por já terem se aposentado). O comparsa do grupo, Fabiano Miranda, deve cumprir três anos e seis meses em regime aberto.
A Promotora de Justiça de Jaguarão Cláudia Rodrigues Pegoraro vai recorrer para que as penas sejam aumentadas, confirmou o MP.
Relembre
Em 6 de setembro, Osni e Julio Cesar tiveram as residências furtadas e avisaram os colegas sobre o ocorrido. Já na madrugada do dia seguinte, os policiais foram até as casas das cinco vítimas, uma a uma. A cada invasão de residência, o grupo algemou os suspeitos dos furtos e os agrediu a chutes e socos para depois colocá-los dentro da viatura. Em seguida, levaram os cinco à chácara de propriedade de Julio Cesar, na localidade da Santinha, onde agrediram o grupo a golpes de madeira e rebenque. Os suspeitos também foram asfixiados com um saco plástico na cabeça.
Osni e Iara respondem também por abuso de autoridade, porque obrigaram uma sexta vítima, ao tentar buscar a motocicleta furtada de Osni, a entrar em uma viatura. Eles o agrediram com coronhadas – um dos policiais colocou o cano do revólver na boca dele e o ameaçou de morte. Eles ainda forjaram o flagrante, invadindo, sem mandado judicial, a residência de um dos suspeitos e apreendendo objetos que foram furtados dos PMs, o que invalidou a prova para a manutenção da prisão do grupo.
Osni e Fabiano respondem, também por coação no curso do processo, porque ameaçaram, por telefone, matar as vítimas após a Promotoria ter sido informada da situação.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Reunião debaterá isenção de tarifas de energia elétrica e água para famílias atingidas pela enchente no RS

O deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS) convida a todos para participar de reunião na próxima segunda – feira, 9, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para tratar da isenção do pagamento das tarifas de energia elétrica e água por 90 dias para as famílias atingidas pela enchente no Estado.

Marcon é autor do Requerimento 194/2015 que propôs a isenção. O documento também foi assinado pelos parlamentares Elvino Bohn Gass, Heitor Schuch e Jerônimo Georgen junto à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

A reunião será realizada em parceria com a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia e presidida pelo deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT/RS). No ato, estarão presentes representantes do Ministério de Minas e Energia, ANEEL, CEEE, RGE, AES Sul e Corsan.