Uma das obras mais aguardadas por grande parte da comunidade jaguarense teve início nesta semana. O trabalho que será realizado no Corredor das Tropas, envolve canalização, passeio público, ciclovia e pavimentação asfáltica de trecho entre Rua Alfredo Manuel da Costa (entrada da Vila Lucas) e Rua Joaquim Caetano.
De acordo com o prefeito Cláudio Martins, que esteve no local na tarde de terça (17), junto com o vice-prefeito Lisandro Lenz e com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano, o trabalho está sendo iniciado com os serviços de limpeza do canal e colocação da tubulação de macrodrenagem, a partir da Rua Joaquim Caetano.
O projeto da obra foi produzido pela equipe de profissionais do Escritório Técnico da secretaria de Planejamento e traz características essenciais quanto às diretrizes do PAC. O secretário Pedro Caetano, em reportagem sobre a entrega do projeto, já havia destacado que essa ação promove o transporte coletivo, transporte de cargas, o escoamento de águas, o acesso aos bairros, à mobilidade e acessibilidade universal, além de ser o primeiro projeto do município que inclui uma ciclovia.
O prefeito Cláudio Martins ressalta também que a obra terá um significativo impacto urbanístico, já que o local é referência para dez bairros da cidade e principal via de acesso para a Escola Municipal General Antônio de Sampaio, para a Unidade de Saúde Carlos Gonçalves da Silva (bairro Boa Esperança) e também para a área do prédio do IFSul, o qual está em obras. Ele destaca ainda que a canalização do Corredor das Tropas também vai ter um grande impacto, já que a ação vai trazer mais segurança e qualidade de vida para a população que reside no local e para todos que circulam pela área.
A obra no Corredor das Tropas está sendo executada pela empresa BRIPAV-Britagem e Pavimentação Ltda, e foi viabilizada através do programa Pró-Transporte, dentro do financiamento de R$15 milhões, o qual foi amplamente discutido com a comunidade jaguarense. Além desta obra também estão previstas dentro do programa a pavimentação de outras 44 quadras em diversos pontos do município, sendo que entre essas algumas já foram concluídas e outras ainda estão em andamento.