Um espaço aberto para o leitor

domingo, 31 de janeiro de 2016

Governo do Estado continua com pagamentos atrasados às Santas Casas

O Governo do Estado mantém os constantes atrasos nos pagamentos da rede de hospitais filantrópicos, o que agrava, ainda mais, a crítica situação da saúde pública do Rio Grande do Sul.

Diferentemente do que foi anunciado na imprensa nos últimos dias, a Secretaria Estadual da Saúde não tem previsão para efetuar o pagamento de aproximadamente R$ 40 milhões dos programas prestados por esses hospitais no mês de novembro de 2015. E também, há aproximadamente R$ 25 milhões atrasados, referentes à produção do mês de dezembro /2015.

A Federação das Santas Casas do RS buscou informações junto ao Governo do Estado e, infelizmente, as informações recebidas são assustadoras: não há previsão de nenhum pagamento até o final do mês de janeiro.

Prefeitura de Jaguarão emite Nota de Esclarecimento sobre o Carnaval 2016

Carnaval de rua  de Jaguarão tem se consolidado como um dos melhores do estado

A Prefeitura Municipal de Jaguarão emitiu nesta sexta-feira, Nota Oficial esclarecendo e informando o funcionamento do Carnaval 2016.



"A Prefeitura Municipal vem através desta nota informar e esclarecer acerca do funcionamento do Carnaval 2016. Para tanto é necessário lembrar desde o ano de 2009,  quando a gestão atual assumiu a Prefeitura e por consequência o Carnaval. À época,  a festa oficial era realizada somente da Avenida 27 de Janeiro, esquina Odilo Gonçalves,  até a Rua Carlos Barbosa, sendo ali a dispersão das Escolas de Samba e dos demais desfiles. As estruturas,  como camarotes e arquibancadas,  eram precárias e em menor quantidade, bem como a área da Praça de Alimentação, que abriga além dos foliões, trabalhadores durante todo o evento.
As noites de Carnaval eram quatro e aconteciam até as três horas da manhã. Na Avenida, além do desfile das Escolas de Samba, Blocos e Conjuntos, passavam também os reboques e tratores. Esta gestão, tendo sempre em vista a importância do Carnaval para o município de Jaguarão, que desde sempre foi uma das maiores expressões da cultura popular da cidade, além de um grande vetor do desenvolvimento econômico, já que garante a renda para milhares de trabalhadores, desde ambulantes, empresas de sonorização, costureiras, músicos, hotéis, restaurantes, bares, entre outros, vem investindo para cada vez mais qualificá-la e aprimorá-la, tendo como base a construção coletiva com todos os agentes que fazem de nosso Carnaval um grande sucesso.
Atualmente possuímos um Carnaval grandioso e que tem como marca a segurança e a diversidade, que abraça tanto as famílias jaguarenses como os turistas foliões. Realizamos transformações de fundamental importância, como a extinção dos reboques e o incentivo à formação dos trios elétricos, a melhoria e ampliação das estruturas disponibilizadas aos foliões, a criação de um circuito para os trios elétricos, ampliando a Avenida do Samba, redimensionamos o horário do evento e os dias em que ele ocorre, passando de quatro noites para sete, para que todos fossem beneficiados com a festa popular, tanto foliões como trabalhadores, triplicamos a subvenção destinada às Escolas de Samba, valorizando assim o trabalho de centenas de pessoas que dedicam suas vidas à manutenção desta importante tradição, contratamos jurados capacitados tecnicamente para o julgamento das Escolas respeitando e profissionalizando o espetáculo realizado pelas mesmas, entre outras tantas questões que aqui poderiam ser citadas.
Tudo isso foi construído e mantido sempre com a participação popular e é o que vem acontecendo com o Carnaval 2016. Até agora já foram realizadas dezenas de reuniões com a Liga dos Trios Elétricos, Liga das Entidades Carnavalescas , gerentes de agências bancárias, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, tudo para que possamos garantir a segurança e a diversão do maior Carnaval de rua do Sul do Brasil.
Em função da tragédia ocorrida no ano passado, que mesmo sendo uma fatalidade, deixou marcas em todos nós, estamos prezando ainda mais pela segurança este ano. Para isso construímos junto à Liga dos Trios Elétricos, ajustes para o funcionamento da “rua de trás”. Solicitamos aos trios, a manutenção das cordas durante todo o trajeto, evitando assim um acúmulo descontrolado de pessoas em volta dos caminhões. Também já houve reunião entre os trios, Prefeitura, Bombeiros e Brigada Militar para acordar outras ações para a manutenção da segurança durante todo o Carnaval. Isso, de forma alguma se traduz na impossibilidade de o povo pular carnaval nos demais espaços, ou seja, fora das cordas já utilizadas tradicionalmente pelos Trios Elétricos. A Avenida do Samba, incluindo a “rua de trás” é um espaço público, de todos, bem como o Carnaval e assim será mantido.
Esclarecendo este processo de construção, ampliação e manutenção do maior e melhor Carnaval de rua do sul do Brasil, aproveitamos para desejar uma excelente festa à todos e todas, com muita paz, alegria e diversão."