Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Restauração da Matriz do Divino Espírito Santo terá início nas próximas semanas

Prefeito Cláudio Martins assina o Contrato com a Marsou. Bispo D. Jaime
Chemello firmou como testemunha.
As obras de restauro da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, uma das ações contempladas pelo PAC 2 Cidades Históricas, serão realidade dentro de alguns dias. Considerado um dos mais importantes patrimônios do município, o prédio da Matriz está localizado no coração do centro histórico de Jaguarão e começou a ser construído em 1846, sendo concluído em 1875.
Na noite de ontem (1º) a notícia foi pauta de reunião, realizada na Matriz do Divino, com a presença de representantes da Prefeitura, da Igreja, da empresa Marsou, que irá executar a obra, e de membros da comunidade católica.
No início do encontro o prefeito Cláudio Martins e o padre Hamilton Centeno, falaram sobre a relevância desta obra e o quanto esta ação significa para a cidade, no que diz respeito a preservação da memória e da história, assim como sua importância para o fortalecimento da cultura e do turismo. A reunião também contou com a participação da secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima, que falou sobre o PAC Cidades Históricas e também do diretor de Patrimônio da Secult, Thiago Ramires, que abordou a importância da história da Matriz para Jaguarão.

Prédio da Matriz foi concluído em 1875
Na sequência foi feita a apresentação do projeto de restauro, pelo secretário de Planejamento Pedro Caetano e pela arquiteta Adriana Ança. Conforme as informações apresentadas o projeto é de autoria da arquiteta Simone Neutzling e foi contratado pela Arquidiocese de Pelotas, com apoio e mobilização da comunidade católica. A obra que tem previsão de execução de 2 anos, conta com investimentos de R$ 5.884.067,74 via PAC Cidades Históricas, e contempla o restauro da Igreja ( telhado, forro, piso, paredes, vitrais, instalações elétricas, escada e arco do cruzeiro)e a reforma e ampliação do Salão Paroquial e Memorial.
Para o prefeito Cláudio Martins é uma grande alegria ver o início de mais uma importante obra para a preservação da história e da memória do povo jaguarense. “ É gratificante ver essas obras se tornando uma realidade. Lutamos muito e nos dedicamos fortemente no tema do patrimônio e esses resultados, como o Theatro, o Mercado, o CIP e a Igreja, representam a coroação de um trabalho de um governo que apostou muito na valorização do patrimônio cultural”, destacou Martins, ressaltando ainda que essa será mais uma obra que vai gerar trabalho e renda, contribuindo com a vida de muitas famílias jaguarenses.
Ao final do encontro foi feita a assinatura do contrato entre a Prefeitura, representada pelo prefeito Cláudio Martins, e a empresa Marsou Engenharia, representada pela arquiteta Simone Delanoy. Assinaram como testemunhas o padre Hamilton Centeno e o Bispo emérito da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jaime Chemello. Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito Lisandro Lenz, a presidente da Câmara, Roseli Calvetti, o vereador Renato Baucke, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Dr. Eduardo Soares, entre outros.

Foto assinatura contrato: Fernanda Cassel

Jaguarão: Sábado tem Arte de Rua na Escola Marcílio Dias


Neste sábado (4), a partir das 14h,  a secretaria de Cultura e Turismo leva as atividades do projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos até a Escola Marcílio Dias. O programa que está percorrendo diversos bairros vem sendo um grande sucesso e conta com grande participação da juventude.

A ação pretende através da valorização das linguagens da cultura hip hop, promover a inclusão social, o diálogo com a juventude e incentivar a produção cultural nos bairros da cidade.

Os oficineiros do projeto são: Bero (grafitti), Luan (MC), Michel Knut (basquete) e Cristiano Amorim (dança de rua).



Nesta Quinta-feira é dia de Cineclube no Theatro Esperança!


Filme: Deadpool

Sinopse:
Ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.


*Não recomendado para menores de 16 anos.
*Entrada gratuita.

Fepam emite licença para empreendimento em Jaguarão

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença de instalação para a implantação de Centro de  triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos com estação de transbordo para o município de Jaguarão.

O empreendimento, localizado na estrada secundária que liga o município de Jaguarão a Arroio Grande, terá uma área total construída superior a 570 metros quadrados. Para o local estão previstos um galpão de classificação e seleção, um galpão de triagem, área do transbordo e prédios de apoio.

A Fepam determina que os galpões sejam construídos com piso impermeabilizado com sistemas de coleta e armazenamento de chorume. Também que os acessos internos e áreas de manobra devem ser executados de maneira a permitir a utilização sob quaisquer condições climáticas. Além de ter toda a área cercada e identificada para impedir o acesso de animais e pessoas não autorizadas ao local de armazenamento e manuseio de produtos e embalagens vazias de agrotóxicos e similares.    

Fonte: http://www.rs.gov.br/


Frente Pluripartidária em Defesa da Unipampa será lançada no dia 9 de Junho

Evento acontece em Porto Alegre e pretende reunir lideranças de todos os partidos

Em Jaguarão, alunos, professores e funcionários estão mobilizados 

A próxima quinta-feira, 09, será marcada pelo apoio dos gaúchos à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Neste dia acontece o Lançamento da Frente Parlamentar Pluripartidária em Defesa da Unipampa às 14h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

O objetivo do movimento é mobilizar a comunidade a buscar um acordo com o Governo Federal para que não ocorram cortes no orçamento da instituição, que foi forjada para atuar como indutora e promotora do desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul.

Para o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen a constituição de uma Frente Parlamentar Pluripartidária em Defesa da Unipampa é um reflexo do engajamento da comunidade com a Universidade, conquistada também através de um movimento popular. “A partir de uma grande mobilização pretendemos dar visibilidade, mostrar a importância da instituição para a região e sensibilizar o Ministério da Educação (MEC) e o Congresso Nacional a diminuir os cortes anunciados e readequar o orçamento para o próximo ano”, ressaltou Hansen.

A proposta é do deputado Luiz Fernando Mainardi e foi aprovada com 19 assinaturas. A Frente atuará em conjunto com lideranças políticas e da sociedade civil dos dez municípios em que a universidade tem suas unidades. “Por ser uma universidade ainda em construção e por ter importância estratégica para o desenvolvimento da Campanha e Fronteira Oeste, regiões marginalizadas no processo de desenvolvimento do Estado, deve ter um tratamento diferenciado em relação às demais universidades federais”, justificou o deputado sobre a proposta.