Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

#ZikaZero - Milhares de pneus descartados do lado uruguaio preocupam fronteira

Cerca de 60 mil pneus estão no depósito municipal de Rio Branco.

A maior preocupação é com a possível proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como dengue, zica e chikungunya. 

Como a área onde encontram-se é descoberta, a preocupação é com água que se acumula no interior dos pneus

Christian Morel, presidente da Junta Local Autônoma de Rio Branco, reconheceu que a acumulação de água nos pneus é um problema sério. 

"A acumulação dos pneus em área descoberta no depósito da Junta é um problema grave", respondeu Morel ao site Portal Rio Branco, quando questionado sobre as medidas a serem tomadas para prevenir a dengue. Não há uma solução rápida para o problema já que seria necessário um investimento de cerca de 70 mil dólares para contratar empresa especializada de Montevidéu para triturar os pneus, afirmou Morel, ressaltando que este é um problema que vem se arrastando desde gestões anteriores.

A preocupação também existe do lado uruguaio de Aceguá, onde, segundo informações de Rádio Pueblo FM nesta segunda feira (22),  se contabilizam cerca de dez mil pneus descartados na área destinada ao depósito de lixo da cidade.

Tal realidade preocupante deve se repetir em Chuy e Rivera onde é similar o grande comércio de pneus aos turistas brasileiros, ficando os pneus descartados como grande problema a ser solucionado. 

Preocupados com a situação dos pneus descartados, representantes da Junta de Rio Branco visitam Secretário de Saúde de Jaguarão  

Segundo o secretário Celso Caetano, a visita dos senhores Alex e Sebastian, foi para trocar experiencias no que se refere às ações para o combate ao mosquito e também o auxílio que que se poderia  prestar nos problemas que a cidade vizinha se encontra, com mais de 40 mil pneus podendo ocasionar surto de dengue, chikungunha ou zika.

Um solução possível apresentada como sugestão pelo secretário Celso Caetano aos representantes uruguaios , seria conseguir com urgência um galpão para armazenar todos estes pneus, fazendo um trabalho de furos e secagem e retirando toda água. 

Conforme a Secretaria de Saúde, em Jaguarão já está em andamento a campanha de combate ao Aedes aegypti.,com a participação de agentes de saúde  e militares do 12º RCMec capacitados para a ação. Brevemente será desencadeado um mutirão para limpeza de todos os locais que possam ser propícios à proliferação do mosquito.



Fontes: http://j3jaguarao.wix.com/   RádioPuebloFM    http://www.portalriobranco.com/


Evento marca a abertura do ano letivo em Jaguarão


A Secretaria Municipal de Educação e Desporto realizou na quinta-feira (18), no Theatro Esperança, o evento de abertura do ano letivo 2016. Com início às 19h, professores de toda a rede municipal e também da estadual e particular estiveram presentes.
Na oportunidade, panfletos da campanha de prevenção ao zika vírus foram distribuídos, além de um vídeo institucional reproduzido no início da cerimônia.
A presidente do Conselho Municipal de Educação Ana Cristina Rodrigues, convidada para compor a mesa da cerimônia, declarou que haverá mudanças nas normas da educação infantil, decididas em uma audiência futura com escolas públicas e privadas em debate. Afirmou, ainda, que o Conselho fará um trabalho de credenciamento das escolas infantis nesse ano, inclusive as particulares, e se deixou à disposição dos educadores, pedindo que acompanhem seu trabalho.
Em seguida, o secretário de Educação e Desporto, Alencar Porto, fez uma comparação de Jaguarão hoje e de alguns anos atrás. Lembrou que a estrutura da educação na cidade foi bastante modificada, mas que ainda têm muitos outros avanços para serem conquistados. Agradeceu a presença de todos e desejou um bom ano letivo.
Logo após, a presidente da Câmara de Vereadores, Roseli Calvetti fez uma fala desejando que neste ano seja pautado tudo que ainda há para ser conquistado dentro da educação e que os educadores busquem inspiração nos avanços já alcançados. “É um trabalho para a nossa comunidade e para os nossos jovens”, disse.
O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou que é necessário aproximar a teoria da prática e ver o sentido que a construção diária traz para a vida da comunidade em seu cotidiano. Destacou que reconhece as dificuldades orçamentárias para a manutenção da educação e parabenizou o trabalho da secretaria de Educação e Desporto pela administração que vem fazendo. Lembrou, ainda, que é uma nova etapa na vida de muitas crianças e que este ano será de muitos desafios por conta do processo de ampliação da educação infantil, que começou pela nova escola de educação infantil Professora Silvia Beatriz Ferreira de Souza Soares, inaugurada no fim de 2015. Desejou um bom ano às novas equipes diretivas e fez um agradecimento pela presença de todos.
Logo em seguida, foi a vez do prefeito Cláudio Martins fazer sua fala. Ele relembrou que houve muitas mudanças significativas e naturais, mas que o desafio continua neste ano.  Ressaltou que o processo de renovação do magistério é uma necessidade e que o professor precisa ser valorizado. Martins lembrou que muito foi feito em relação à educação e que foi uma caminhada compartilhada com todos os educadores. Exemplificou seu discurso com a implantação do IF-Sul em Jaguarão, dizendo que foi uma opção do governo para provocar uma reflexão importante à sociedade. Disse, ainda, que as pessoas necessitadas precisam dessas conquistas. Também destacou que o papel do professor é realizar provocações e reflexões, e que a cidade evoluiu extraordinariamente nesse processo. “Quando saímos do processo do evento de carnaval de Jaguarão, que foi noticiado em todo o Brasil em veículos como a Rede Globo, percebemos os passos gigantes que nós demos. Outro exemplo é nós estarmos nesse Theatro agora. Isso é do povo de Jaguarão. Os educadores têm sido fundamentais nos debates sobre o que temos que mudar e melhorar na nossa cidade. Tenho muita honra de pertencer ao magistério de Jaguarão e orgulho de ser colega de vocês”, disse Cláudio.
Por fim, Secretaria de Educação e Desporto convidou o professor Mestre Jônatas Marques Caratti, da Área de Ensino de História e Estágio Supervisionados (Curso de História da UNIPAMPA) e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para ministrar uma palestra aos educadores presentes. Com o tema “Repensando os marcos referenciais: planejamento e trabalho docente”, Jônatas encerrou a cerimônia de abertura do ano letivo escolar.

Programa Saúde Mais Perto de Você retorna dia 25 de fevereiro no Cerrito

O programa da Prefeitura que leva diversos serviços de saúde até as comunidades rurais retornará nesta quinta-feira (25). Conforme o cronograma definido em reunião entre secretaria de Saúde, secretaria de Desenvolvimento Rural e EMATER, neste novo ciclo do programa “Saúde Mais Perto de Você”, o primeiro local que receberá os atendimentos será a Vila Madeira, na comunidade do Cerrito.

Na ocasião a população terá acesso a atendimento médico, odontológico e de enfermagem, podendo realizar exames, como pré-câncer, teste HGT, entre outros, além de orientações da equipe da Vigilância. Os serviços terão início às 9h e seguem até às 16h.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Caetano, o roteiro de ações já foi definido até o mês de dezembro, porém a divulgação das atividades será feita mensalmente, já que muitas vezes podem ocorrer alterações de datas, em virtude de mau tempo.

Confira os locais que receberão o programa no mês de março:
2/03 (quarta)- Comunidade do Quilombo, na Escola Maria Quitéria, das 9h às 13h

16/03 (quarta)- Comunidade da Santana, na Escola Beloca Baltar, das 9h às 13h


30/03 (quarta)- Comunidade Mei’Água, na propriedade do Sr. Clodomiro Freitas, das 9h às 16h.