Foto Fernanda Cassel |
A situação do atual prédio do Presídio de Jaguarão e as possibilidades de construção de um novo estabelecimento prisional no município estiveram em pauta em mais uma reunião entre Prefeitura e Susepe. O encontro aconteceu na manhã da última terça-feira (27) com a presença do prefeito Cláudio Martins, do superintendente adjunto e diretor de Engenharia Prisional da Susepe, Alexandre Micol, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano, da arquiteta Letícia Fernandes e do administrador substituto do Presídio de Jaguarão, Jaques Machado.
Conforme discutido na reunião foi levantada a possibilidade de construção de um novo presídio para regime semiaberto, em área cedida pelo município e com capacidade para abrigar entre 76 e 120 presos. “As discussões sobre o assunto estão avançando e nós seguiremos trabalhando neste tema, pois não podemos continuar com um presídio no centro histórico de nossa cidade. Além de estar em um espaço inadequado, o prédio tem limitações de segurança e o espaço físico não é adequado tanto para os apenados como para os servidores”, observou o prefeito.
Durante a reunião o superintendente adjunto da Susepe falou ainda sobre o encontro que acontecerá no dia 17 de novembro em Brasília, oportunidade em que diretores técnicos de todo o Brasil estarão discutindo junto ao governo federal projetos de cadeias públicas que atendam diferentes regiões do país. Também deverão ser tratadas questões relacionadas às possibilidades de financiamento para os projetos.
Na avaliação do prefeito esta foi mais uma reunião produtiva com avanços no tema. Ele destacou que tão logo sejam definidas as possibilidades de financiamento o Executivo estará chamando a comunidade para discutir o assunto em uma audiência pública.
PATRIMÔNIO: Considerando a questão do patrimônio, durante a reunião, o prefeito Cláudio Martins fez a entrega de uma notificação do IPHAN, ao superintendente adjunto da Susepe Alexandre Micol, em relação às providências que serão tomadas no sentido de salvaguarda e manutenção do prédio que tem uma grande importância histórica e arquitetônica.