O escritor jaguarense Aldyr Garcia Schlee recebeu das mãos da Presidente Dilma Rousseff e do Ministro da Cultura Juca Ferreira a condecoração da Ordem do Mérito Cultural do Brasil – outorgada pelo Ministério da Cultura relativamente a 2015. O evento aconteceu ontem(09) no Palácio do Planalto, em Brasília.
Aldyr Garcia Schlee é professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, doutor em Ciências Humanas, autor de mais de suas dezenas de livros de ficção, ensaios e tradução – especialmente referidos à fronteira brasileiro–uruguaia e à literatura sul-rio-grandense –, tendo atuado como Consultor Senior do Itamarati para redação do Tratado da Lagoa Mirim e sendo detentor de uma dezena de prêmios nas áreas de literatura, jornalismo e artes plásticas.
A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira e tem ampla abrangência temática, de forma a contemplar anualmente diferentes áreas do saber e do fazer que tornam marcante nossa cultura, dentro e fora do país, e que sejam representativas da riqueza. A homenagem, criada pelo Governo Federal em 1995 por meio de decreto, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).
A escolha dos agraciados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-los à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário