Um espaço aberto para o leitor

sábado, 31 de outubro de 2015

Coluna Gente Fronteiriça - Suponhamos que sim...Ou que não...


Uma das recentes manchetes da nossa grande mídia nacional é uma provável convocação de um ex-presidente para depor em uma CPI da Câmara que está tratando – concomitantemente com a Justiça Federal – das questões relacionadas com a já conhecida Operação “Lava Jato”, uma das últimas tarefas das que vêm sendo encetadas pela nossa operosa Polícia Federal. O estranho não é a convocação. É muito natural, em um País democrático, que alguém tenha que se pronunciar quando sobre ele pese algum tipo de suspeita de mal-feito que venha em prejuízo da sociedade como um todo. O inusitado do caso é a motivação pelo qual se pretende convocar a ex-autoridade. A motivação seria porque um delator premiado (figura muito em voga ultimamente) em uma de seus tantos pronunciamentos relatando a sua participação na tramoia, declarou “Suponho que o ex-presidente soubesse”.

A valer a justificativa para que se lance uma dúvida sobre qualquer pessoa a ponto de convocá-la para prestar declarações, poderíamos acabar caindo na seguinte conclusão: uma suposição pode produzir até uma situação de suspeita para quem sofreu um comentário por parte de quem quer seja. A partir de então precisaríamos ter cuidado com qualquer expressão que algum desconhecido usasse referindo-se a um provável comportamento nosso com base apenas em uma suposição.

Seguindo essa linha, atrevo-me a, também, fazer umas suposições. Por exemplo eu poderia dizer: “As empresas X e Y foram citadas na Operação Zelotes. Eu suponho que elas sejam corruptas”. Poderia concluir isso? Não. De maneira alguma!. Não há – ao menos até agora - nenhuma decisão de justiça que me autorize a pensar isso. Eu seria um inconseqüente se fizesse tal afirmação sem que houvesse uma decisão final que as condenassem.  Querem outro exemplo? Naquela operação que acabou com a prisão de Carlos Cachoeira e a cassação do senador Demóstenes, um dos diretores da Revista Veja foi notado porque realizara mais de 200 ligações para o doleiro. Posso supor que ele ou a revista que ele representava também estavam envolvidos na trama? Não! Ainda mais que as investigações não mencionaram mais o assunto. Posso supor, apenas, que os contatos poderiam ser somente sobre assuntos triviais como falar sobre o tempo ou combinar alguma pescaria entre amigos. Quando a honra das pessoas está em jogo devemos ter um compromisso conosco mesmos de termos o maior cuidado com aquilo que concluímos. Há um ditado oriental que lembra que uma palavra e uma seta depois de disparada não voltam mais a sua origem.

Não estou querendo dizer com isto que escrevi que atribuo culpa ou inocência a qualquer dos envolvidos. Não é o quero debater. Lembro aqui a decisão da nossa mais alta Corte de Justiça que condenou os réus do famoso processo do mensalão, após amplos debates, utilizando a teoria do domínio do fato, que condena “sem provas”. Que me perdoem suas excelências, mas a sociedade é que perdeu uma excelente oportunidade de saber realmente se aquelas pessoas eram culpadas ou inocentes. Se elas mereciam ou não a confiança que lhes fora depositada. Pior: nunca mais saberemos. A não ser que um dia, algum sábio resolva ir até as últimas conseqüências e, mesmo assim, a justiça já terá sido feita (se forem culpados) ou a injustiça já terá sido cometida (se forem inocentes). Eu penso que uma decisão mais política do que jurídica jogou a questão em um beco sem saída. Os julgadores quiseram atender uma pretensa voz da opinião pública açulada pela mídia contrária ao governo ao qual pertenciam alguns dos acusados.

As decisões a serem tomadas em tempos difíceis são, também, difíceis. Entre as difíceis estão as possíveis e as não-possíveis. As escolhas são sempre humanas e, por mais, qualificação que se tenha sempre podemos errar. O importante nestes momentos é que haja muito debate sem que as partes decidam, a priori, que apenas uma das partes pode ganhar e que a outra perca tudo.

Ficam aqui estas considerações e que os leitores possam chegar, também, a suas próprias conclusões. O desejável é que cheguemos ao nosso posicionamento a partir de um contraditório que nos deve ser apresentado sem nenhuma escamoteação midiática.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Espaço do Saci - Vitória contra o Goiás é obrigação

Por Marcos Sagrera

. Mais uma rodada se passou sem que o internacional apresentasse um futebol convincente. No jogo de sábado contra o Joinvile, precisou parir uma bigorna para vencer a partida. Da partida o importante foi o resultado e os três pontos conquistados. O cérebro do time Dalessandro entrou no segundo tempo e mesmo sem estar com o ritmo de jogo ideal, deu outra cara ao time.


. Lisandro Lopes machucado deu lugar a Vitinho. Este tem uma vantagem em relação ao primeiro. Vitinho, mesmo não tendo a mesma vontade de Lisandro , chuta muito a gol e tem imposição e velocidade na jogada individual, foi através dele que o colorado criou as melhores chances. E foi ele quem acabou decidindo o jogo em um passe perfeito de Dalessando.

. Valdívia teve atuação apagada assim como Anderson e Alex. Esse meio de campo não vai dar liga do jeito que está. Na próxima partida, o capitão colorado já deve iniciar como titular se tudo correr bem durante a semana. Não sei se ao lado de Anderson ou de Sasha que também voltou ao time, mas vai demorar mais tempo para se readaptar e readquirir ritmo de jogo, menos mal que tem a semana inteira de treinos pela frente para ganhar condicionamento físico e ritmo de jogo.

. Foi com Dale , Sasha, Vitinho e Valdívia que o técnico Argel conseguiu armar melhor o seu time até agora, mas temos dois jogadores aí voltando de longa parada e não se pode esperar o mesmo rendimento de antes da parada, mas o importante é que nessa reta final, o colorado volta a ter opções, pois Lisandro estará a disposição também.

. No próximo jogo contra o Goiás no Serra Dourada, precisaremos de todos, o campo é grande e o calor é insuportável, o técnico Argel terá que ser inteligente pra armar um time que marque bem e não deixe de atacar, pois o adversário está desesperado lutando pra não cair e vai vir pra cima, com isso os espaços irão aparecer e terão que ser aproveitados. Se conseguirmos sair na frente, inevitavelmente sobrarão mais espaços ainda e é aí que entra o treinador, fazendo as substituições corretas pra não deixar o time cair de rendimento. Como já é de praxe, o inter faz um gol e acha que está tudo resolvido, isso precisa mudar, não pode abdicar do jogo e de ter a posse de bola, se não, vai acabar tomando gol e tendo que correr atrás do prejuízo. Se souber jogar com inteligência e usar o nervosismo do adversário a seu favor, poderá sair de Goiânia com os três pontos, para isso, não pode ser covarde. A vitória é obrigação e pode colocar o time no G-4.


Jaguarão. Ontem, Hoje - Passo do Centurião

Por Cleomar Ferreira

Provavelmente o nome se origina de algum proprietário de terras nesse local no lado uruguaio. Divisa do território brasileiro com o a República Oriental del Uruguai.

Este lugar era para ter sido uma freguesia, (mais tarde uma cidade, quem sabe) mas que não chegou a concretizar-se. Segundo historiadores havia sido reservada “meia légua” quadrada para o povoado. A fundação da freguesia não se concretizou, embora a Câmara de Jaguarão em 1854, expôs ao Presidente da Província que esperava a criação da citada freguesia. Os limites desta freguesia seriam Arroio do Bote e a estrada real até Candiota, desmembrando-a da Freguesia de São João do Herval.

No lado uruguaio nesse local foi construído um edifício para servir de aduana. O Passo do Centurião foi um elo de comunicação onde os produtos do comércio local passavam de um lado para outro dessa fronteira. Diligências vindas de Melo, Cerro Chato e outras localidades rumavam para aquele ponto.

Em 1851, para juntar-se às tropas brasileiras que seguiram rumo a Argentina, na luta contra Rosas, passou pelo Passo do Centurião a 3ª Divisão do Exército Brasileiro, composta por 10 Batalhões de Infantaria e 06 de Cavalaria, comandada pelo Gen. José Fernandez dos Santos Pereira. Quando o império do Brasil prestou seu apoio ao General Flores contra Aguirre, no Uruguai, em 1864, uma força brasileira sob o comando do Barão de São Gabriel, que tinha a missão do ocupar Melo, partiu de Jaguarão, sendo composta pelo 4º Batalhão de Infantaria aqui estacionado e o 15º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional, do Herval, comandada por Guerreiro Vitória, que atravessou o Centurião, dirigindo-se ao país oriental.

Chasques de negócios e trazendo ou levando notícias das guerras e revoluções dos dois lados, cruzavam o rio e no início de 1865, ao aproximar-se o dia 27 de Janeiro, notícias chegavam que a invasão se daria por vários pontos da fronteira, inclusive pelo Centurião.

Enquanto as coroas trocavam papeis no campo da diplomacia, aqui nestes campos, falava o tinir dos ferros brancos, carnes dilaceradas pelo chumbo dos bacamartes com muito cheiro de pólvora, até que de tratado em tratado, no avanço e recuo dos limites sulinos, a fronteira foi firmada definitivamente neste rio e o passo ficou como uma porteira naquela divisa natural a partir de 1851.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Fonte: Baseado em textos de Léo S.Brum . 

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235



quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Encontrado corpo de jovem afogado no rio Jaguarão

Seu caiaque virou quando navegava com um amigo no último sábado e foi arrastado pela forte correnteza. A marinha uruguaia montou uma operação para encontra-lo.

Corpo de jovem afogado no rio Jaguarão foi encontrado. Foto: Néstor Araújo.
Depois de  4 dias de busca, apareceu o corpo do jovem de 22 anos que caiu nas águas do Jaguarão após sofrer um acidente em seu caiaque.

As buscas vinham sendo realizadas desde  sábado; nesta quarta-feira (28) cerca das 18 horas, na zona conhecida como Fisco, foi encontrado seu corpo sem vida.

No sábado, (24) , o jovem saiu para navegar com um amigo, cada um com seu caiaque. Aproximadamente a quatro quilômetros da Ponte Internacional Mauá, as duas embarcações viraram, devido talvez à forte correnteza e à ventania e os dois jovens caíram no rio.

Um deles,  de 20 anos, que estava com colete salva-vidas, foi resgatado perto da costa.

Trabalharam na busca ao jovem desaparecido, integrantes da Prefectura Naval e militares do Regimiento de Caballería Mecanizada N°7, além de familiares e amigos da vítima.

Já são três as mortes por afogamento em Cerro Largo no último mês, devido ao nível elevado de arroios y canhadas com as intensas chuvas registradas.

O primeiro caso ocorreu nas cercanias de Melo, o segundo em um arroio numa zona rural da tercera sección e este último, no rio Jaguarão.

Por Néstor Araújo - Cerro Largo - UY

Fonte El País Digital

Carga de agrotóxicos contrabandeados é apreendida pela Receita Federal em Jaguarão

O motorista do caminhão será encaminhado à autoridade judiciária para lavratura do flagrante pelo crime de contrabando

         A Receita Federal apreendeu cerca de 1,5 tonelada de agrotóxicos contrabandeados.

A Receita Federal apreendeu, nesta quinta-feira, um caminhão que transportava grande quantidade de agrotóxicos na BR 116, em Jaguarão, na região Sul do Estado. O veículo, com placas de Passo de Torres, município de Santa Catarina, foi detido com aproximadamente 1,5 tonelada.

Segundo a Receita, o motorista do caminhão será encaminhado à autoridade judiciária para o flagrante pelo crime de contrabando.

Fonte: http://www.radioguaiba.com.br/

A volta dos Mercados Públicos (parte III) por Vicentepimentero


O Mercado Público de Pelotas me lembra uma Estação Central. Vejo fotos antigas e vejo árvores e ônibus que por ali passavam e paravam. Enquanto varro as bitucas de cigarro deixadas pelos clientes e transeuntes, imagino quanta história impregnada naqueles paralelepípedos. Ali devem circular mais de trezentas pessoas por minuto, se bem que o índice populacional cresceu, imagino naquela época.

O Mercado é ponto de encontro é passagem é sítio é espera é parada rápida prum lanche. É peixe em Semana Santa e presente em fim de ano. As amizades vistas ali são inimagináveis, pois ali todos são iguais, o Mercado tem disso, torna a todos, quase, a mesma pessoa.

Engraçado e curioso é a diversidade de público. Ora mais ora menos está montada ali uma estrutura para algum evento por vezes desconhecido, não saiu em programação alguma. Teatro de Rua, encontro religioso, sorteios de loterias, atividades acadêmicas, feiras de antiguidades e de alimentos, shows, brigas, passeatas e manifestações, festas de torcida, excursões, chegadas e partidas, eventos da vida profissional e emocional. Ente um café ou um chope lágrimas de tristeza ou alegria é o olho do furacão e ao mesmo tempo o bálsamo dos fins de tarde.

Essa é a volta dos Mercados Públicos onde o amor renasce no coração das cidades. Charme e simplicidade com pitadas de história e estórias que vão se escrevendo a cada dia como heranças deixadas de avós para netos. Bons tempos retornarão e como cenário esses templos da cultura popular.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235







quarta-feira, 28 de outubro de 2015

“PARTO HUMANIZADO” será tema de evento no Legislativo

Na próxima semana, a Câmara Municipal de Jaguarão, será palco para uma pauta que vêm ganhando destaque na área da saúde, a questão da humanização do parto.O evento proposto pela Vereadora Roseli Calvetti, da bancada do PT, será realizado na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, às 19h na Câmara Municipal.

A proposta é reunir profissionais da área, mulheres, gestantes e interessados, para dialogar e receber as informações e orientações sobre a temática. A Vereadora Roseli também objetiva reunir o público de Jaguarão e do Uruguai, pois o tema está ganhando destaque e está sendo desenvolvido e motivado com grande ênfase em vários países.

O evento será uma Mesa Redonda e contará com a participação de especialistas que atuam na área e que apresentarão importantes dados sobre o tema. Contaremos com a presença da Dra. Nalú Kerber da cidade de Rio Grande, graduada em enfermagem e Obstetrícia. Possui Mestrado em enfermagem, Doutorado em Filosofia, saúde e Sociedade e Pós-Doutorado pela Universidade do Uruguai, é professora Adjunta da FURG e entre suas experiências de atuação destacamos: área da enfermagem em saúde da mulher, família e humanização da assistência. Outro profissional é o Dr. Leandro Santos, Diretor do Hospital da cidade Melo Uruguai. Sua atuação médica se destaca na área da Medicina familiar e comunitária, Ginecotocología, Medicina de Adultos, Saúde Sexual e Reprodutiva.

Na área da Legislação teremos a presença da Deputada Estadual Miriam Marroni (PT) que nos últimos anos tem se dedicado a fazer um trabalho de políticas públicas sobre a Humanização do Parto .


A pauta é motivadora e o Legislativo proporcionará um espaço para que a comunidade e profissionais da área possam ampliar seus conhecimentos sobre preparação da mulher para o parto humanizado “Uma forma natural de nascer uma nova vida”.


Planetário da Unipampa tem regimento aprovado no Conselho Universitário


Órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão tem início de funcionamento previsto para 2016

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou em sua reunião ordinária de outubro o regimento do Planetário da Unipampa. O documento destaca o caráter multicampi do Planetário, com sede em Bagé, e ressalta sua destinação em promover atividades de natureza científica, técnica, cultural, recreativa, de assistência à comunidade universitária e de extensão à comunidade local e regional.

Em reunião anterior do Consuni, o Planetário da Unipampa já havia sido criado como órgão suplementar à Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Esse fato, somado à aprovação do regimento, é avaliado como um ganho para institucionalização do projeto pelo docente do Campus Bagé que propôs e é responsável pelo Planetário atualmente, professor Guilherme Marranghello.

“O Planetário deixa de ser um projeto meu. Embora eu tenha escrito o projeto e recebido a verba, fiz questão que fosse desta forma. Isto porque ele passa a ser um projeto institucional, algo que a Unipampa, enquanto Consuni, acreditou ser de grande importância, de tal forma que, mesmo que eu não possa, por algum motivo, continuar trabalhando no planetário, a instituição estará responsável por sua manutenção”, explica Guilherme Marranghello. O professor frisa a importância da criação do Planetário com foco na Universidade como um todo, em seus dez campi. “O fato de estar vinculado à Proext dá um caráter ainda mais intercampi para o Planetário, lembrando a todos que este é um espaço ao qual toda a comunidade estará convidada a frequentar”, comenta.

A obra de construção do Planetário está em pleno andamento e tem entrega prevista para março de 2016, prazo que, ao que tudo indica, será cumprido, na avaliação do professor. Agora o projeto aguarda a segunda parcela da verba a ser disponibilizada pelo CNPq, destinada à compra e instalação do domo do Planetário que vai sobre a construção. É dentro desta estrutura que funcionará o Planetário, onde ocorrerão as sessões. O projetor do Planetário é importado e já foi comprado com a verba da primeira parcela da verba do CNPq com a qual o projeto foi contemplado, e a entrega é aguardada para os próximos dias no Campus Bagé. “Como temos o domo inflável, poderemos inclusive testá-lo e começar a aprender a usá-lo”, antecipa Guilherme Marranghello.

Enquanto o Planetário toma forma com a finalização da construção e as devidas definições institucionais para seu funcionamento, a Identidade Visual que representará o novo espaço de Extensão da Unipampa é desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) e deverá ser lançada também em 2016. “A ACS tem feito um trabalho sensacional na preparação da Identidade Visual do planetário. Todo o material que me mandaram até agora está muito legal e vamos aguardar o andamento das obras para poder mostrar para toda a comunidade. Tenho certeza que todos irão gostar”, finaliza o idealizador do projeto.

Aline Reinhardt


Polícia Federal e Brigada Militar prendem traficante de drogas em Arroio Grande

Jaguarão(RS) – Operação conjunta entre Polícia Federal e Brigada Militar resultou na prisão de um homem e apreensão de drogas no município de Arroio Grande, zona sul do estado, neste final de semana. Estima-se que o traficante abastecia pontos de venda de entorpecente na cidade de Jaguarão e arredores com cocaína.

Após uma denúncia anônima, policiais federais e militares se deslocaram para a BR-116 na tarde de sábado, dia 24 de outubro, para abordar o veículo suspeito. Ao perceber a movimentação, o homem desviou para uma estrada de chão próxima ao município de Arroio Grande, cerca de 50 quilômetros distante de Jaguarão-RS. Houve perseguição e a abordagem ocorreu numa zona rural. Após revista no veículo foi encontrado pouco mais de 300 gramas de cocaína em formato de tijolo.

O homem foi preso por tráfico de drogas e o veículo apreendido. O registro da ocorrência foi feito na Delegacia de Polícia Federal em Jaguarão-RS.

Jaguarão participa do Dia Internacional da Animação

      O evento será composto pela mostra infantil às 15 horas e mostra nacional 
     e internacional,  com início às 19h30 no Círculo Operário. A entrada é franca.
Celebrado em 28 de outubro, a mostra apresenta curtas-metragens de desenhos animados brasileiros e internacionais.

Este ano Jaguarão receberá o DIA pela primeira vez, em uma ação da Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação- ABCA.  

O evento será composto pela mostra infantil às 15 horas e mostra nacional e internacional, com início às 19h30 no Círculo Operário. A entrada é franca.

O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. Ocorrido anualmente em 28 de outubro, a data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA. 

O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionando o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimulando debates e fomentando o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros, fortalecendo assim os laços com os países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para a divulgação de filmes nacionais no exterior. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento.



terça-feira, 27 de outubro de 2015

Prazo para solicitar desconto para o IPTU de prédios tombados encerra no dia 31 de outubro

Jaguarão, cidade patrimônio histórico Nacional

A Prefeitura de Jaguarão informa que está aberto até o dia 31 de outubro o prazo para solicitar desconto para o Imposto Predial Territorial Urbano, IPTU, de imóveis tombados, de acordo com as variações e critérios estabelecidos na Lei Municipal N° 4.682 de 2007, que institui a Lei de Preservação do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Turístico de Jaguarão.

Assim serão recebidas as solicitações dos proprietários que possuem imóveis pertencentes ao inventário do município que promovem a conservação e a restauração do patrimônio histórico, arquitetônico e turístico.

Os níveis de redução da alíquota tributária sobre IPTU serão determinados de acordo com estado de conservação e efetivados pelo período de dois anos. Para a solicitação da redução é necessário protocolar pedido na Secretaria da Fazenda anexando foto atualizada e documento de propriedade do imóvel.

Cabe destacar que até o dia 31 de outubro a Secretaria da Fazenda também estará recebendo requerimentos de isenção de IPTU para aposentados proprietários de imóveis. Os requerimentos podem ser feitos na Secretaria da Fazenda de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30.





O TEMA SOBRE “DIABETES” SERÁ PAUTA NAS ATIVIDADES DO NOVEMBRO AZUL DO LEGISLATIVO

Para o mês de novembro a Câmara Municipal de Jaguarão, em atendimento a proposição do Vereador da bancada do PT, Oberte Paiva, realizará atividade alusiva ao Novembro Azul.  A campanha terá como destaque a “Diabetes”.

Conforme o cronograma o evento será realizado em novembro com a participação da palestrante Dra. Maria Alice Dode (Endocrinologista).

Vale destacar que o Vereador foi autor da lei 6.152 que institui a Semana Municipal de Combate a Diabetes. Este tema também faz parte da campanha mundial Novembro AZUL, um período de se trabalha na conscientização da prevenção e orientação sobre o câncer de próstata e da Diabetes , já que o dia Mundial de Combate desta doença é no mês de novembro.

De acordo com o Vereador é importante trabalhar com a pauta sobre a diabetes, pois é considerada uma doença silenciosa e frequente entre a população. Acredita-se que ela acometa em torna de 10% da população, mesmo sem manifestar sintomas visíveis. Causada pela deficiência na produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a entrada do açúcar nas células), a diabetes pode comprometer os rins, os olhos e o coração.

O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento, como, por exemplo, medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.


Abertas as inscrições para o processo seletivo do IFSUL Jaguarão



Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do IFSUl- Jaguarão. Os interessados poderão inscrever-se até o dia 22 de novembro. A confirmação da inscrição sai entre os dias 23 a 26 de novembro.

Serão oferecidas 32 vagas pela manhã e 32 vagas a tarde para o Curso Técnico Integrado em Edificações e 16 vagas noturnas para o Curso Técnico Subsequente Binacional em Edificações.

A prova acontece no dia 20 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas através do link: http://processoseletivo.ifsul.edu.br/

Prefeitura de Jaguarão assina contrato para pavimentação asfáltica de 31 quadras


Foi assinado na manhã desta terça-feira (20), no Gabinete do Prefeito, o contrato para pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e passeios com acessibilidade em 31 quadras, contemplando diferentes pontos da cidade. A assinatura foi realizada entre a Prefeitura de Jaguarão e a empresa BRIPAV-Britagem e Pavimentação Ltda, de Ijuí.

Conforme o prefeito Cláudio Martins a obra beneficiará cerca de 650 moradias e 2.500 pessoas dos bairros Pindorama, Sagrada Família, Centro e Kennedy, além do benefício indireto para os bairros Boa Esperança e Lucas. As obras também trazem melhorias para a comunidade escolar da APAE e da Escola Espírito Santo.

Segundo as informações da Secretaria de Planejamento a previsão é que as obras iniciem na segunda quinzena de novembro deste ano. O valor do contrato é de R$2.343.293,65 ( dois milhões trezentos e quarenta e três mil duzentos e noventa e três reais e sessenta e cinco centavos).

Confira os locais que serão pavimentados:
Rua XV de Novembro (entre limite da faixa de domínio da BR 116 e Gustavo Guimarães).
Rua Augusto Leivas (entre Menna Barreto e Av. Bento Gonçalves);
Rua Curuzu (entre Cel. de Deus Dias e Av. Bento Gonçalves);
Rua Bento Martins (entre Menna Barreto e 24 de Maio);
Rua Carlos Alberto Ribas (entre Bento Martins e João Pinto da Silva );
Rua Orobaldo dos Santos (entre João Pinto da Silva e Corredor das Tropas);

Rua 24 de Maio (entre General Câmara e Bento Martins);

Campanha de Castração Martha Magnani acontece em Jaguarão

Castrar é um ato de amor e responsabilidade”

A família da médica veterinária Martha Cunha Magnani decidiu homenageá-la realizando uma bela ação, a “Campanha de Castração Martha Magnani: Castrar é um ato de amor e responsabilidade”.
Martha sempre levantou a bandeira da castração salientando que este ato é uma demonstração de amor. A veterinária faleceu no inicio deste ano e deixou um legado de cuidado e carinho com os animais.
As cirurgias de castração serão realizadas em clínica veterinária particular da cidade, sendo todo o procedimento cirúrgico custeado pela família Cunha Magnani, ficando somente a medicação do pós operatório de responsabilidade dos donos dos animais. Para participar da ação, os interessados devem enviar email para campanhacastracaomcm@gmail.com entre os dias 2 a 4 de novembro ou ir pessoalmente nos dias 5 e 6 de novembro entre os horários de 13:30hs até as 17hs no endereço Júlio de Castilhos 2324. A família deve ter renda máxima de dois salários mínimos, serão necessários apresentar as seguintes informações: nome do proprietário, RG, CPF, endereço, contato, nome do animal, idade, espécie e peso aproximado do animal.
Após o período de inscrição uma equipe realizará visita domiciliar para seleção, avaliando o animal que deve estar saudável para a cirurgia. Serão escolhidos 60 animais, todos do sexo feminino, pois a organização mundial da saúde preconiza que para um maior alcance de controle populacional sejam esterilizados as fêmeas animais. As cirurgias estão previstas para iniciarem na última semana de novembro, sendo uma média de 10 castrações ao mês.
Cabe salientar que este projeto não tem nenhum vínculo com órgão público ou partidário. O único vínculo é de homenagem a uma pessoa que partiu e nos deixou uma grande lição: de amor e responsabilidade.
A importância da castração
Dados da American Humane Association mostram que um casal de cães pode originar em 5 anos mais de 12 mil animais. Infelizmente não há lares para todos e o que acontece é que muitos desses animais vão parar nas vias públicas, passando fome, sede, frio e agressões. Além disso, ao procurar alimentos, eles acabam espalhando o lixo e isso deixa muita sujeira pela cidade. Outras consequências da proliferação de animais é a transmissão de zoonoses, ou seja, são doenças que podem contagiar o ser humano, como dermatites (sarnas, fungos), leptospirose, verminoses, entre outras.


Deputado Zé Nunes trata de reinvindicações para Metade Sul junto ao DNIT


Nesta terça-feira (20), o deputado estadual Zé Nunes (PT) esteve em audiência com superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva. Na pauta, temas estratégicos para o desenvolvimento da Metade Sul, especialmente as obras de duplicação da BR 116, a ponte sobre o rio Camaquã, e a audiência pública que vai tratar da situação da BR 392 (trecho Pelotas - Santa Maria). “Nosso intuito nesta reunião de trabalho, é manifestar a preocupação em relação ao andamento da obra e os encaminhamentos futuros do processo de duplicação da rodovia como um todo”, explicou.
Em relação à BR 116, o parlamentar se mostrou preocupado com a retomada das obras nos lotes paralisados. De acordo com o superintendente, a tramitação do processo com a empresa Sultepa, responsável pela obra no trecho de São Lourenço do Sul, está na última instância para, posteriormente, rompimento de contrato, mas ainda há uma última possibilidade de recurso. “Concluída a fase burocrática e dando espaço de ampla defesa da empresa, será chamada a segunda colocada no certame licitatório”, informou Silva.
Conforme o superintendente, todas as medidas estão sendo encaminhadas também para a rescisão de contrato com o consórcio Brasília Guaíba, responsável pelo trecho Camaquã, embora a empresa tenha manifestado interesse em retomar a obra. Silva garantiu que o pagamento da Sultepa e da Brasília Guaíba, está em dia.
Sobre a ponte sobre o rio Camaquã, o parlamentar teve a informação de que o processo licitatório está pronto. “Como será pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), está sendo feita análise do risco, mas até o final do ano o edital deve ser aberto”, disse Silva.
Foram tratadas também questões relacionadas ao projeto da hidrovia Brasil-Uruguai. Nos aspectos relacionados à efetivação do contrato entre o porto de Pelotas e a Celulose Riograndense para o transporte hidroviário da matéria-prima, foi destacado que o projeto que prevê uma alça de acesso entre a ponte do Rio Grande e o porto, possui valores significativos, que estão sendo analisados tecnicamente em Brasília.
De outra parte, no que tange à licitação para a dragagem da Lagoa Miriam, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será agendada nova audiência com o superintendente da Administração de Hidrovias (HSul), Elói Spohr, para detalhamento do cronograma.
Audiência pública
Na oportunidade, o deputado convidou o governo federal a participar da audiência pública que tratará do projeto de duplicação da BR 392, a ser realizada no dia 30 de novembro, em Canguçu. A rodovia interliga, em parte da sua extensão, os municípios de Pelotas, Morro Redondo, Canguçu, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, São Sepé e Santa Maria.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)
Fonte: http://www.ptsul.com.br/




segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Licitação da nova Ponte sobre o Jaguarão e restauro da Mauá é adiada para o dia 18 de novembro de 2015


Conforme informações do DNIT este novo adiamento se deve à complexidade dos Projetos a serem executados o que exige mais tempo para as Empresas interessadas prepararem suas propostas. A Alteração da data foi publicada no DOU desta segunda feira, 26 de outubro de 2015.

Aqui, a íntegra da alteração publicada:

AVISO DE ALTERAÇÃO RDC ELETRÔNICO Nº 394/2015 - UASG 393003 Nº Processo: 50600001099201561 . Comunicamos que o edital da licitação supracitada, publicada no D.O.U de 08/09/2015 foi alterado. Objeto: Contratação Integrada de empresa para elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras e demais operações necessárias e suficientes para a construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Jaguarão, ligando o Brasil (Jaguarão) e o Uruguai (Rio Branco), inclusive o acesso do lado brasileiro e a alfândega brasileira, e para a execução das obras de restauração da ponte internacional Barão de Mauá, inclusive o acesso do lado brasileiro, viaduto de acesso à cidade de Rio Branco e alfândegas brasileira e uruguaia, na rodovia BR-116/RS. Total de Itens Licitados: 00001 Novo Edital: 26/10/2015 das 08h00 às 12h00 e d14h00 às 17h59. Endereço: San Q. 03 Bloco "a" - Mezanino - Cgcl Asa Norte - BRASILIA - DF. Entrega das Propostas: a partir de 26/10/2015 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br. Abertura das Propostas: 18/11/2015, às 15h00 no site www.comprasnet.gov.br. EMANUELLE MATOS DE OLIVEIRA Presidente Substituto da Comissão de Licitação (SIDEC - 23/10/2015) 393003-39252-2015NE800295 


Empresas interessadas nas obras da Segunda Ponte e restauro da Ponte Mauá visitam a fronteira


Na última semana representantes de duas empresas, da área de construção civil e de restauro, estiveram em Jaguarão e Rio Branco com a finalidade de conhecer mais detalhes sobre as futuras obras de construção da Segunda Ponte e Restauro da Ponte Mauá. Os empresários participaram de reunião em Rio Branco com o prefeito Cláudio Martins, com o Alcalde Christian Morel e os dois Consulados.

Conforme o prefeito Cláudio as empresas são de Minas Gerais e têm interesse em disputar o certame licitatório para as duas obras, que acontecerá no dia 4 de novembro. ( Tendo em vista a complexidade dos projetos, a licitação teve mais um adiamento, será no dia 18 de novembro

Ainda segundo o prefeito esta é a terceira visita de empresas interessadas que o município recebe. “As empresas realizam esta visita técnica e nos procuram justamente para ver a logística, saber qual o tipo de trabalho, o tipo de impacto ambiental, questões relacionadas a movimentações de terra, entre outros detalhes relacionados às obras. Isso demonstra que estamos em um processo em que há interesse das empresas em fazer esta obra importante para nosso município e que vai movimentar a fronteira. Estas são as primeiras movimentações de interesse efetivo e concreto despertado pelas obras”, finaliza.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235




sábado, 24 de outubro de 2015

Espaço do Saci - Defender com dez e atacar com dois não é futebol!

Por Marcos Sagrera

. Faltando sete rodadas para o final do campeonato brasileiro, o internacional ocupa a sétima posição no certame com 47 pontos. Está a dois pontos da zona de classificação a libertadores. Objetivo possível, mas difícil, pois a briga é grande e até o nono colocado que é o Sport estão na briga.

. O colorado terá quatro jogos em casa e três fora do Beira-Rio. Precisará vencer quase todas as partidas tanto em casa como fora. Não tem mais jogo fácil e todos os times estão buscando seus objetivos. Não se enganem porque a tabela apresenta jogos teoricamente mais fáceis, contra adversário mais fracos, pois não será assim. A partir de agora cada jogo é uma decisão.

. Apesar de os comentaristas de plantão dizerem que o time do técnico Argel teve uma postura muito diferente contra o flamengo no último domingo do que contra o galo no meio da semana, eu, não vi tanta diferença assim. Poderia ter empatado e até perdido no maracanã. Claro que a atuação foi melhor no Rio de Janeiro que em BH. Mas a postura foi a mesma e a diferença nos resultados só veio pelo fato de que contra os cariocas, o colorado saiu na frente.

. O colorado se defende sempre com dez atrás da linha da bola. Isso não seria um problema se defendesse bem, mas não é o que acontece em campo. Mesmo com o time todo recuado, o colorado cede muitos espaços aos adversários que entram nas nossas linhas tocando a bola tranquilamente. Falta compactação ao time, os meias não fecham os espaços corretamente porque o time está sempre mal posicionado. Acaba sobrando para os atacantes terem que voltar para marcar os laterais. A consequência disso é que quando retomamos a bola, dificilmente temos mais que dois jogadores na frente para o contra-ataque e estes tem que ganhar na individualidade para conseguir alguma jogada na frente, o que raramente acontece, pois estão sempre marcados e com gente na sobra.

. Resumo da história, o colorado se defendo com dez e ataca com dois, no máximo três jogadores. Isso não é futebol meus amigos. Em um time ajustado, todos defendem organizadamente e quando a bola é recuperada, os jogadores avançam, dando opções aos atacantes. Tem que atacar com cinco, seis jogadores. Só assim se tem posse de bola no ataque e se cria inúmeras chances de gol pra ganhar o jogo.

. Outro fato é que Alex e Anderson não conseguem render o que se espera deles. Em um time bem ajustado, com atacantes de velocidade, que marcam adiantado, voltam até o meio de campo na marcação e tem disposição pra chegar na frente, Alex poderia jogar. Mas do jeito que o treinador arma o time, este, infelizmente não tem como sair jogando.


. Valdívia deveria ser recuado para o meio de campo e Vitinho entrar no ataque ao lado de Lisandro Lopes. Não temos nada a perder a partir de agora. Alex deixa o meio de campo lento, quando ele recebe a bola e levanta a cabeça, já tem adversário tirando a bola dele. Que fique claro que isso acontece porque o time está mal armado e sem nenhuma mecânica de jogo, não é pela falta de qualidade do jogador. Mas já que sabemos que Argel não tem capacidade de armar um time organizado, alguém tem que ser sacrificado.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235


Espaço do Mosqueteiro - Derrota imprevista

Por Santiago Passos

O final de semana foi de festa para a torcida do Grêmio, no caso, para a torcida do Grêmio Esportivo Brasil, pois o time xavante conseguiu o acesso à série B do campeonato brasileiro com méritos, pois segurou um empate sem gols contra o Fortaleza no estádio Castelão lotado. O torcedor rubro negro tomou conta das ruas da cidade de Pelotas para comemorar, mais de 30 mil xavantes recepcionaram o time comandado pelo técnico Rogério Zimermmann com a festa continuando pela noite adentro. Um ano após conseguir o acesso à série C o Brasil será o Rio Grande do Sul na segundona e se continuar com o planejamento, comissão técnica e a base do time é bem provável que em 2017 o Xavante esteja na elite do futebol brasileiro, pois no que depender do apoio da torcida este sonho tem tudo para virar realidade.

Falando agora do Grêmio Football Porto-alegrense, em mais um momento decisivo deixamos escapar a vitória e garantir os três pontos para colarmos no segundo colocado e não termos mais sustos quanto à classificação para a Libertadores de 2016. Após sairmos ganhando por dois a zero contra o time da Chapecoense, conseguimos levar a virada nos 45 minutos finais, levando um sufoco e um banho de bola do time catarinense, que é um time nojento e difícil de ganhar. O Roger vai ter resolver este problema do time de nos momentos de maior pressão os jogadores não darem a resposta desejada, o Luan sumiu do jogo, sendo o craque da equipe e jogador de seleção brasileira ele não pode se esconder nos momentos decisivos. Tem que ser o diferencial do time.


Para podermos ganhar a Libertadores do ano que vem temos que ter todos os jogadores focados e saber que a derrota não pode acontecer e se acontecer tem que ser vendida bem caro, com entrega até o final.


Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235




sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Equipe ESF do Bairro Vencato realiza festa para as crianças


A equipe ESF do Bairro Vencato realizou na sexta-feira (16), na sede esportiva do Clube Jaguarense, uma festa alusiva ao dia das crianças. O evento contou com o apoio da comunidade e a participação de cerca de 80 crianças. Foram distribuídos em torno de 150 brinquedos. A criançada também pode aproveitar os brinquedos e cama elástica disponibilizados. O vice-prefeito Lisandro Lenz e o secretário de Saúde, Celso Caetano prestigiaram o evento.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235




Jaguarão Garden Club Realiza Exposição no Sindicato Rural


Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235

Coluna Gente Fronteiriça - Manifesto Mestiço

Por Magnum Patrón Sória

Ulisses avista Fradique no mar!
Camões não entende que ele vem desesperado,
avisado por Malinche que a Guerra do Novo Mundo continua!
Sabe-se que já não se quer mais ficar na beira das tormentas:
Alfonsina recruta seu exército de sereias cantoras!

Sofrem os que dormem, sofrem os que suam, sofrem os que mestiçam vida na América!
Os crioulos, ou são os “criollos”?
São os filhos da terra, os filhos do céu, os filhos de?
Nossos filhos!

Fradique que nunca conheceu as fronteiras de Queirós perturba-se com os atuais Fradiques de hoje,
tão tolos em seu afã de impor fronteiras,
vêem suas bandeiras envermelhas,
não são mais as bandeiras do Sangue do Redentor,
São manchadas do sangue dos nossos filhos,
dos seus filhos que insistem em dizer que da pele vermelha primeira vieram,
Realizam hoje a mistura ameríndio-luso-afro das culturas, ordenando que bom é ser mistura, transcultural!
Bom é ser humano, de verdade, amorumanidade!

Avisem a Fradique: as rosas ainda falam na Metrópole,
Os tambores continuam tocando nas Antigas Colônias
A alegria da liberdade toma cores múltiplas.

Regressa rápido, belo Fradique, acompanhado do Velho do Restelo,
falando a ele das utopias de além-mar: porque a guerra é outra hoje!
Alfonsina está lhe esperando para o cerimonial das nereidas e ninfas:
vamos festejar a saudade com tambores,
gritar os bocages de Maputo,
beber os vinhos do Porto na Bahia de todos os Santos,
rezar as missas dos antepassados de Moçambique,
colher os milhos e os tomates da América, com as sobremesas de Santa Clara, em Macau!
É a mistura do além-mar, quebrando os estilhaços promovidos pela audácia colonial de Cortéz e Pombal,
É a língua que nos uniu, é a mistura que nos identificou...

Festejemos, festejai!

Edição de 14/10/2015 Ano VI nº 234