Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Campanha de Castração Martha Magnani acontece em Jaguarão

Castrar é um ato de amor e responsabilidade”

A família da médica veterinária Martha Cunha Magnani decidiu homenageá-la realizando uma bela ação, a “Campanha de Castração Martha Magnani: Castrar é um ato de amor e responsabilidade”.
Martha sempre levantou a bandeira da castração salientando que este ato é uma demonstração de amor. A veterinária faleceu no inicio deste ano e deixou um legado de cuidado e carinho com os animais.
As cirurgias de castração serão realizadas em clínica veterinária particular da cidade, sendo todo o procedimento cirúrgico custeado pela família Cunha Magnani, ficando somente a medicação do pós operatório de responsabilidade dos donos dos animais. Para participar da ação, os interessados devem enviar email para campanhacastracaomcm@gmail.com entre os dias 2 a 4 de novembro ou ir pessoalmente nos dias 5 e 6 de novembro entre os horários de 13:30hs até as 17hs no endereço Júlio de Castilhos 2324. A família deve ter renda máxima de dois salários mínimos, serão necessários apresentar as seguintes informações: nome do proprietário, RG, CPF, endereço, contato, nome do animal, idade, espécie e peso aproximado do animal.
Após o período de inscrição uma equipe realizará visita domiciliar para seleção, avaliando o animal que deve estar saudável para a cirurgia. Serão escolhidos 60 animais, todos do sexo feminino, pois a organização mundial da saúde preconiza que para um maior alcance de controle populacional sejam esterilizados as fêmeas animais. As cirurgias estão previstas para iniciarem na última semana de novembro, sendo uma média de 10 castrações ao mês.
Cabe salientar que este projeto não tem nenhum vínculo com órgão público ou partidário. O único vínculo é de homenagem a uma pessoa que partiu e nos deixou uma grande lição: de amor e responsabilidade.
A importância da castração
Dados da American Humane Association mostram que um casal de cães pode originar em 5 anos mais de 12 mil animais. Infelizmente não há lares para todos e o que acontece é que muitos desses animais vão parar nas vias públicas, passando fome, sede, frio e agressões. Além disso, ao procurar alimentos, eles acabam espalhando o lixo e isso deixa muita sujeira pela cidade. Outras consequências da proliferação de animais é a transmissão de zoonoses, ou seja, são doenças que podem contagiar o ser humano, como dermatites (sarnas, fungos), leptospirose, verminoses, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário