Um espaço aberto para o leitor

sábado, 13 de junho de 2015

Jaguarão. Ontem, hoje - Breve relato sobre Pompílio de Almeida Neves

Pompílio de Almeida Neves
Por Cleomar Ferreira

Jaguarense, nascido em 17 de Julho de 1889.  Pequeno agricultor que fixou residência na zona da São Luiz, próximo ao local chamado “Banhado das Palhas”.  Filho de imigrantes portugueses.  Agricultor, pecuarista e pioneiro no cultivo e produção de frutas , verduras e vinhos para consumo na localidade e também para exportação.

Possuía uma banca no Mercado Público onde atendeu por mais de 30 anos. Vendia os produtos de sua própria chácara e  eram trazidos para a cidade em seu carroção de quatro rodas bem antes de surgirem os primeiros raios de sol.

O terreno onde foi edificado a escola que leva seu nome, Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Pompílio de Almeida Neves, foi doado à comunidade por seu filho, Pompílio de Almeida Neves Filho,  que residia  próximo ao Centro Comunitário da São Luiz,  também por ele doado, seguindo a honrada tradição de servir a vizinhança.

Faleceu no dia 05 de Fevereiro de 1951 aos 62 anos de idade. Deixou uma longa história escrita pela dedicação à família e ao trabalho.

PARA RECORDAR – 1990

O Presidente da República José Sarney visita Jaguarão e encontra-se com o Presidente Uruguaio Julio Maria Sanguinetti.  Também esteve presente  neste encontro o Governador do Estado, Pedro Simon.
Neste ano de 1990, dois falecimentos deixaram os jaguarenses entristecidos: Na Santa Casa de Caridade, falecia aos 71 anos de idade um dos grandes músicos desta terra, Nadir Pereira, mais conhecido como “Rainha”, e um dos mais conceituados médicos de nossa cidade, o Dr. Rudy Walter Kussler.  Era natural de Santa Cruz do Sul e recebeu merecidamente o título de Cidadão Jaguarense  concedido pela Câmara Municipal de Jaguarão.

A Prefeitura Municipal de Jaguarão através do Decreto nº 102/90, declarou neste ano, “estado de calamidade pública no Município” em virtude da precariedade dos serviços de segurança da Polícia Civil.

O Prefeito João Alberto prestava amplas explicações aos contribuintes sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano ( IPTU ) motivado por um editorial publicado na imprensa local.

A Fundação Carlos Barbosa Gonçalves, entregou “ Medalha Cultural” à três ilustres conterrâneos: Gal. Clóvis Borges de Azambuja, Gal. Democrito Correa da Cunha e Dra. Maria Marques. Era nesta ocasião Presidente da Fundação, o Dr. Wilson Burch da Silva.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.


Fontes: imprensa local, 1990. Sobre Pompílio A. Neves: baseado em trabalho do 2º e 3º Magist. E.E.E.Santo.)1990.

Edição de 03/06/2015 Ano VI nº 215



Nenhum comentário:

Postar um comentário