Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Coluna Gente Fronteiriça - Na Estrada

Por Jorge Passos

Semana passada fui a Porto Alegre levar meu neto ao aeroporto para tomar um voo à Brasília, voltando para casa depois de umas férias no inverno jaguarense com muito videogame e sessões caseiras de cinema . Apesar da crise tão propalada diuturnamente pelos telejornais e grande imprensa, estrada com grande movimento de caminhões, automóveis e o Salgado Filho lotado de passageiros. Nesse trajeto de Jaguarão a Porto Alegre todo viajante pode constatar, se não tiver a visão embotada pelo sectarismo, como progredimos nestes últimos 12 anos. Obras por todo lado, Duplicação da BR 116 avançando, trevos de acesso a Pelotas sendo concluídos, na chegada à capital, a flamante rodovia do Parque, no aeroporto, obras de ampliação do terminal, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) funcionando com ligação ao metrô. A nova ponte do Guaíba já em inicio de construção. Isso sem falar no que passamos ao largo pelo caminho, Estaleiro Naval de Rio Grande, Parque Eólico em Santa Vitória, o maior da América Latina.

Sempre quando passo na BR 116 por Barra do Ribeiro, redobro a atenção no volante. Recordo o grave acidente envolvendo o vice prefeito Lisandro Lenz e o motorista da Prefeitura, Berdía Porciúncula. Por coincidência , estava viajando na mesma data de julho em que há dois anos ocorreu o fato que deixou a comunidade jaguarense muito consternada. Por sorte, e também , com muita determinação e garra, Lisandro e Berdia conseguiram superar o acontecimento. Lisando Lenz com certeza, tem sido uma das pessoas mais dedicadas e competentes do executivo e com suas virtudes de lealdade e liderança, tem dignificado a política como exercício do trabalho em prol da cidade.

Ecosul efetua recuperação do acostamento na BR116
Diariamente me desloco pela BR em direção ao Porto Seco, local onde trabalho. Vou muito de bicicleta e também caminhando. Uso o carro poucas vezes. A saúde agradece! Nesses dias frios nada melhor que atividade física para melhorar a disposição. A boa notícia para quem transita por ali, é que a Ecosul está recuperando o acostamento, que receberá, segundo informações que obtive, inclusive pavimentação asfáltica, desde o viaduto na entrada da cidade até o trevo de acesso à 27 de Janeiro. A obra atende demanda realizada pela Prefeitura de Jaguarão que fez levantamento da precariedade do acostamento o que comprometia sobremaneira a segurança dos motoristas e usuários da rodovia. Creio que seria uma boa medida, assim como há em Arroio Grande, depois de concluída a recuperação, instalar controle eletrônico de velocidade no trecho.

Falando em tráfego de veículos e pessoas, a Câmara de Vereadores, numa iniciativa do vereador Aríom Moreno, está organizando a Campanha Trânsito Seguro cujo lançamento será no dia 30 de julho no auditório do Legislativo jaguarense. Participe.

Para finalizar, um exercício de memória. Alguém pode recordar alguma obra realizada pelo governo FHC em oito anos de governo?

 Edição de 29/07/2015 Ano VI nº 223



Nenhum comentário:

Postar um comentário