Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Jaguarão. Ontem, Hoje - Sesquicentenário da Câmara Municipal (1983)

Por Cleomar Ferreira

Em 22 de Maio de 1833 era instalado o Conselho Municipal que mais tarde daria origem à Câmara de Vereadores.  Fomos uma das primeiras Vilas do interior do Rio Grande do Sul que criou um órgão que servisse de fiscalizador do bem público e viesse a debater as questões comunitárias que embora não eram tantas naquela época, mas sempre mereceram a maior atenção dos edis.

Sob a presidência de Manoel Gonçalves, foi a 1ª Câmara de Vereadores que reconheceu a República de Piratini.

Com uma sessão solene foi aberta a Semana Legislativa na Câmara, no dia 16/05/1983. As comemorações se estenderam até o dia 22/05 quando houve missa em Ação de Graças na Matriz do Divino Espírito Santo e outra Sessão Solene de Encerramento.  Com uma programação que desenvolveu várias atividades durante a semana. No prédio da Câmara houve descerramento da placa comemorativa, outra contendo o nome de todos os vereadores e mais uma contendo a 1ª ata do Conselho Municipal.

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente da Câmara, Vereador Cláudio Ernani Vasques Neves e na oportunidade foram homenageados todos os ex-presidentes desde a data de 1947 em diante.
Na ordem o primeiro homenageado foi Sátiro Alcides Marques, representado por seu filho, que também foi Prefeito, o Dr. Rubens Gonçalves Marques, - Lourival Tavares Leite, representado por sua filha, Sra. Léa Tavares Leite Costa, José Maria Benites Marques, Marino Omar Ferreira, representado por seu filho, Jayme Silveira Ferreira, Ruy Marques, representado por seu filho, Paulo Eduardo Marques, Odilo Gonçalves Marques, representado por Gabriel Gonçalves da Silva Neto, Darnô Fonseca, Aldo Rosa, João Carlos Affonso, representado por sua viúva, sra. Maria do Carmo Machado Affonso, Nelson Wortmann e Cláudio Ernani Vasques Neves. Não compareceram a solenidade os representantes da família de Rosalino Lopes de Moura que exerceu a presidência em 1966 e 1973 e do ex-vereador Adelmo Cecchin, que foi presidente em 1977 e 1981.

Em nome dos vereadores falou Nelson Wortmann que salientou a importância do Legislativo no processo de abertura politica e da sua contribuição para a história do nosso Município. – Após também houve manifestação sobre a data, do deputado Waldomiro Lima do PDT.

Neste ano que foi comemorado os 150 anos da Câmara Municipal, exercia a presidência, Cláudio Ernani Vasques Neves, a Vice- Presidência estava com o Vereador Neuverley de Carvalho Tamer, - 1º Secretário, Arnoni Lenz, - 2º Secretário, Luiz Carlos Alvariz Neves. O PDS, tinha como líder o Vereador Mário Conceição P. da Silva, e a bancada era formada, além da diretoria, dos vereadores Victor Hugo Nieto e Nelson Wortmann. O PMDB, tinha como líder Álvaro Felix Lopes, e a bancada composta por Erni P. Soares e Antonio Soares de Freitas,- o PDT, tinha um representante e seu líder, o Vereador José Nunes Orcelli.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.


Fonte: Imprensa local, Maio de 1983 – Biblioteca Pública Municipal

Edição do dia 04/02/2015 - Ano IV- nº 199



Nenhum comentário:

Postar um comentário