Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Visita de Pepe Mujica a Rio Branco

Presidente Pepe foi recebido como um pop star 

O Presidente José Mujica visitou Rio Branco na quarta-feira, 26 de novembro de 2014. Era a primeira vez que o fazia na condição de autoridade máxima do País. Já havia estado por aqui quando candidato a deputado em 2004 e seu discurso foi feito em cima de uma caixa de frutas e a “pulmón” para um reduzido número de simpatizantes no centro comercial da cidade vizinha.  

Desta vez, seria diferente. Um grande público se fazia presente defronte à “Associación Nuestro Hogar”, Lar de crianças e jovens que funciona há 15 anos, localizado no bairro conhecido como Villa Maria, uma das zonas mais carentes de rio Branco, a qual teria suas novas instalações  inauguradas pelo presidente. Mesmo depois de quase duas horas de espera,  o povo não arredou pé e quando Mujica desceu do carro presidencial, foi recebido como um verdadeiro pop star, sendo conduzido pela massa até o interior do prédio, como de costume, sem seguranças a impedir a aproximação e o carinho dos populares.


Jovem entrega réplica da Capela Nuevo Hogar
Pepe, como é chamado carinhosamente, goza com justiça do prestígio de ter sido o presidente  que colocou o Uruguai no Mapa novamente. Tanto pela sua modéstia singular como pelas ações que desenvolveu durante seu mandato. Pôs em prática a negociação coletiva entre trabalhadores e empresários, introduziu a jornada de oito horas de trabalho para o peão rural, ampliou os direitos com a aprovação de leis como a do matrimônio igualitário, aborto e regularização do consumo e venda da maconha.  

O seu estilo autêntico também seduziu o eleitorado uruguaio e, numa campanha que se prenunciava muito árdua contra os Blancos e Colorados, sua liderança foi fator importante para eleger seu sucessor, Tabaré Vasquez e a levar o Frente Amplio a conquistar maioria no Parlamento e no Senado.
Entre as diversas autoridades que se fizeram presentes na cerimônia de inauguração, o Alcalde de Rio Branco, Robert Pereira, o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana e o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins.


Depois da inauguração, o presidente ainda visitou as obras do Porto Seco e da UTU. Um acontecimento histórico para nossa fronteira, afinal, José “Pepe” Mujica é reconhecido como uma das maiores lideranças da América Latina.   

O artista Leandro Barrios entregou ao Presidente desenhos
sobre a zona oeste de Montevideo
Publicado na edição de 03/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário